05/12/2024
Medicina e Startups de saúde: empreendedorismo e inovação na área médica
...
Ver artigo completoCompartilhe
O curso de Direito ainda é um dos mais tradicionais e respeitados do mundo. Criados em 1827, os primeiros cursos jurídicos do Brasil foram inaugurados em São Paulo e em Olinda por meio de uma lei promulgada a partir da tomada de consciência dos legisladores sobre a importância do Direito para a manutenção e consolidação de um Estado soberano.
Mesmo com o passar dos anos, o curso permanece como um dos favoritos dos estudantes brasileiros, mantendo-se na lista dos dez mais procurados pelos vestibulandos no Brasil.
Para muitos, um diploma na área é o primeiro passo no caminho para uma carreira no setor jurídico, geralmente seguido pelo estudo e treinamento adicionais necessários para se tornar um advogado de sucesso.
No entanto, esta certamente não é a única razão para estudar Direito na universidade. Os diplomas são notoriamente desafiadores e, para muitos alunos, a atração está na combinação única de interesse humano e estimulação intelectual fornecida.
Quer saber mais sobre o futuro do setor, o mercado de trabalho, o curso e as possibilidades de carreira daqueles que investem em uma graduação em Direito? Então acompanhe este artigo e tire suas dúvidas sobre a área.
Boa leitura!
O curso de graduação em Direito é do tipo bacharelado, tem duração média de cinco anos e atualmente, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), só pode ser cursado na modalidade presencial – mesmo contando com algumas disciplinas on-line.
Durante os primeiros semestres, os alunos entram em contato com disciplinas da área de Ciências Sociais e Jurídicas, como Economia, Sociologia e Ciência Política. Enquanto a segunda fase da graduação foca principalmente nas bases do Direito para áreas específicas, como Direito Ambiental, Direito Criminal, Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso, Direito das Sucessões e Direito Internacional.
Com o objetivo de estimular a compreensão da sociedade e de seu funcionamento como um todo, considerando todos os impactos culturais e processos de adaptação social que estão ao nosso redor, o curso prepara o aluno para atuar dentro do âmbito jurídico, focando principalmente em disciplinas e atividades específicas do exercício da profissão.
Com uma matriz curricular vasta e que aborda diferentes áreas práticas, o curso oferece ao aluno uma visão ampla de diferentes áreas do Direito. Isso inclui disciplinas como:
• Hermenêutica e Argumentação Jurídica;
• Direitos Fundamentais e Organização do Estado e dos Poderes;
• Penas e Medidas Alternativas;
• Sociedades Empresárias e Títulos de Crédito;
• Crimes;
• Contratos Trabalhistas e Direito Coletivo;
• Contratos em Espécies;
• Legislação Penal Extravagante;
• Processo Penal Especial;
• Psicologia Jurídica;
• Execução Civil;
• Direito Internacional Público;
• Gestão e Planejamento Empresarial;
• Direito Eleitoral;
• Direito Internacional Privado.
Para se tornar um bacharel, o aluno precisa realizar estágios supervisionados. Além disso, é preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC) e cumprir horas complementares para obter o diploma.
Para aqueles que desejam advogar, será necessário realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Mesmo assim, o diploma, em si, permite que você atue em qualquer função não exclusiva de advogado, como analista jurídico, escrivão, assistente jurídico, paralegal e outras oportunidades de carreira.
Como a maioria dos cursos acadêmicos, os programas de Direito começam com uma exploração básica obrigatória sobre os principais temas da nossa sociedade e da área em geral.
Em seguida, é possível entrar em contato com diferentes oportunidades para escolher tópicos do Direito adaptados a uma área específica, como Direito Civil, Direito Comercial, Direito do Consumidor, Direito Trabalhista, Direito Médico e muito mais.
No geral, a maior parte dos cursos disponibilizados atualmente foca em uma metodologia de ensino que envolve uma combinação de palestras, seminários, trabalhos em grupo, apresentações, debates em classe e “sessões de discussão” – treinamento jurídico prático em um ambiente de tribunal para ajudar os alunos a dominar habilidades jurídicas importantes, como pesquisa e análise, oratória e formação de argumentos.
As instituições também exigem que os estudantes cumpram determinada carga horária de estágio supervisionado obrigatório, que precisa ser cumprida nas práticas Penal, Civil, Trabalhista e Geral. Através de uma unidade jurídica acadêmica, algumas instituições também oferecem aos alunos a chance de trabalhar pro bono (voluntariamente) com clientes da vida real como uma forma de ganhar uma experiência inestimável e adquirir habilidades que o ajudarão ao se candidatar a cargos.
No geral, o curso oferece uma experiência bastante ampla para a formação dos futuros bacharéis. Algumas das habilidades comuns adquiridas durante o curso incluem:
• Conhecimento de assuntos jurídicos, políticas, teorias e estudos de caso;
• Compreensão dos negócios contemporâneos, política, sociologia e ética/moralidade;
• Experiência profissional em direito, incluindo domínio da linguagem técnica;
• Experiência e habilidades para redigir e avaliar documentos legais;
• Capacidade de entender questões complexas de múltiplas perspectivas para “ver o quadro geral”;
• Capacidade de construir e defender um argumento de forma persuasiva;
• Excelentes habilidades de comunicação profissional, falada e escrita, incluindo habilidades de apresentação;
• Autogestão, incluindo planejamento e cumprimento de prazos;
• Habilidades gerais de pesquisas jurídicas e numéricas, além de competências interpessoais, como trabalho em equipe;
• Habilidades analíticas e de raciocínio;
• E mais.
Se você tem o sonho de atuar na área do Direito e quer vivenciar os maiores desafios que o setor oferece, conte com a UVA para iniciar essa incrível jornada rumo ao desenvolvimento de uma vida profissional de sucesso.
Conheça nosso curso de graduação em Direito e dê os primeiros passos para construir uma carreira sólida no setor.
05/12/2024
...
Ver artigo completo03/12/2024
...
Ver artigo completo03/12/2024
...
Ver artigo completoFaça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
X