Até 90% de desconto na 1ª mensalidade. Acesse o simulador de desconto e consulte as demais mensalidades.
Toda a qualidade UVA com a experiência que a convivência nos Campi possibilita.
Habilitação:Bacharelado
Duração:4 anos
Próxima turma:08/05/2023
Campus Disponíveis:
Campus Tijuca
Manhã e Noite
Campus Barra
Manhã
Campus Cabo Frio
Noite
Até 90% de desconto na 1ª mensalidade. Acesse o simulador de desconto e consulte as demais mensalidades.
sobre o curso
Fale direto com o coordenador
🏆 Melhor curso do Estado do RJ entre universidades privadas.
🏆 1º Lugar no ENADE entre todas as universidades privadas do Estado do RJ.
🏆 3º Melhor curso do Brasil entre universidades privadas.
Dados baseados nas notas CPC e ENADE da última avaliação do ciclo ENADE do Ministério da Educação
A atividade de Comunicação é uma das mais importantes na história da humanidade. Por meio dela, os homens desenvolveram relações sociais, viveram em comunidade e diminuíram a distância entre os povos. A comunicação está presente em todas as esferas da sociedade. Em ambiente familiar, na comunidade, no mundo da cultura, na política. Está presente também na economia e, não por acaso, estabeleceu-se como um dos principais alicerces da globalização e cibersociedade.
Na Universidade Veiga de Almeida, a formação em Comunicação é oferecida em dois cursos: Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Jornalismo agora não é mais uma habilitação em Comunicação Social. Quem concluir o curso e colar grau receberá um diploma de Bacharel em Jornalismo.
O publicitário é um profissional preparado para pensar estrategicamente na divulgação de produtos, marcas e imagem de empresas em quaisquer segmentos de atuação. Elabora táticas de comunicação, cria campanhas para mídias digitais, tradicionais e alternativas, define a forma e os veículos de comunicação adequados para a efetividade da mensagem, planeja ações para o varejo na área de promoção e merchandising, desenvolve e implementa projetos de comunicação interna e ações de relações públicas, relacionamento e branding. Trabalha em roteiro e produção de audiovisuais para televisão, cinema e internet, gerando conteúdos para os mais diversos canais e pontos de contato entre marcas e clientes, de empresas com ou sem fins lucrativos.
O curso conta com 5 laboratórios exclusivos, focados em gerar aprendizado e empregabilidade aos estudantes desde o primeiro período, ou como estagiários ou como monitores. São eles: 1) Agência Criativa, agência experimental de propaganda; LabProm, Laboratório de Eventos e Live Marketing; Alkimia Produções, Produtora Audiovisual Jr; NFOTO, Núcleo de Fotografia e o NUPp, Núcleo de Pesquisa Científica. E você ainda pode participar de inúmeros projetos que a universidade oferece para que todos os estudantes tenham uma vivência universitária plena, como a TV UVA, Rádio UVA , as Empresas Júniores e diversas ações de cidadania e voluntariado.
MERCADO DE TRABALHO:
Google, Coca-Cola, Rede Globo de Televisão, Record Rio, Artplan, Ipiranga, Agência B2W, Agência Wink Midia, Petrobrás, Diário do Acionista, Beleza Natural, Reserva, Teatro Riachuelo, BRMalls, Museu do Amanhã e FCB Brasil são apenas algumas das centenas de boas empresas onde atuam os alunos que se formaram na UVA. O índice de empregabilidade dos egressos é alto e os gestores de RH aprovam e elogiam o perfil profissional centrado na criatividade, na inovação e na ética organizacional. Em razão do aumento de conectividade digital o mercado de trabalho para o publicitário está muito aquecido. Nunca antes na história da humanidade a comunicação foi tão essencial para as relações interpessoais e no gerenciamento dos negócios de todos os setores produtivos da sociedade. O crescimento da internet e das redes sociais fez das ações de comunicação algo fundamental e estratégico. Há demanda por profissionais com formação integral, multimídia e multitarefa, para atuar nos meios digitais, tradicionais e alternativos da comunicação.
O publicitário encontra opções de trabalho, além de poder empreender no seu próprio negócio, nas áreas de Criação, Design, Planejamento, Atendimento, Web e Mídia de agências de comunicação, em empresas fornecedoras de projetos de comunicação e branding, em produtoras de vídeo e som, em departamentos de marketing e comunicação de empresas, no setor de varejo, em empresas de pesquisa e inteligência de mercado, em empresas de entretenimento e em organizações do setor público e sem-fim lucrativos.
Saiba mais sobre a Graduação Presencial da UVA
Na graduação presencial da UVA, as disciplinas do semestre são ofertadas em dois blocos trimestrais. Você só começa as disciplinas do segundo bloco após concluir as do primeiro bloco. Isso permite uma maior imersão nas disciplinas ofertadas em cada bloco, pois você vê todo o conteúdo em menos tempo. É como se você estivesse "maratonando os capítulos" da disciplina, dando a eles um maior foco. Assim fica muito mais fácil lembrar de tudo que já viu.
Clique aqui para entender melhor os diferenciais da Graduação Presencial da UVA.
Veja mais detalhes no vídeo abaixo, com o Professor Yves:
conheça os diferenciais do curso
-
1
1º lugar entre todas as universidades privadas do Estado do Rio de Janeiro, segundo o MEC
-
2
Cursos de Inglês e de Liderança e Empreendedorismo online e gratuitos
-
3
Publicidade e Propaganda da UVA é o melhor curso do Estado do RJ e 3º melhor do Brasil, entre universidades privadas, segundo última avaliação do ciclo ENADE do Ministério da Educação. Além disso, o curso de Publicidade é, numa escala de 1 a 5, quatro estrelas no Guia do Estudante dos melhores cursos do país.
-
4
O corpo docente é altamente qualificado, com titulação acadêmica de Mestres, Doutores e pesquisadores do CNPQ, com nota máxima nas avaliações in locodo INEP/MEC. O colegiado tem notória experiência profissional nas principais empresas de comunicação do Brasil, como: Rede Globo, Rede Bandeirantes, TV CBN, Rede Brasil, O Globo, Jornal do Commercio, Grupo Bloch, Rádio MEC, Canal Futura, Globosat, InterTV (Alto Litoral), Editora Abril, Rádio JB, e em grandes agências de Comunicação e Marketing
-
5
Para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo, o ensino é centrado no protagonismo do aluno e no desenvolvimento do pensamento crítico por meio de disciplinas criativas tais como: Laboratório de Inovação Profissional, Criação Publicitária, Oficina de textos midiáticos, entre outras
-
6
O projeto curricular centra-se em saberes e conteúdos específicos ao fazer publicitário que estimulam o pensamento crítico e orientado à resolução de problemas complexos, em atividades de classes e extra-classes, e visitas técnicas e culturais em empresas, organizações do terceiro setor e espaços de cultura e entretenimento
-
7
A interação ensino-aprendizagem é implementada por meio de diversas ações e metodologias ativas, disciplinas e atividades práticas supervisionadas pelos professores-mentores, com forte base teórica e técnica, e orientação acadêmica direcionada à prática profissional desde o primeiro período, com foco no conhecimento crítico e na visão empreendedora
-
8
As aulas práticas acontecem em ambientes adequados para o desenvolvimento da atitude profissional, desenvolvidos nos laboratórios do curso. Para tal, o aluno conta com a Casa de Comunicação, lugar que abriga os principais laboratórios do curso de Publicidade
-
9
A agência Criativa, centro de criação e produção publicitárias, é o espaço equipado com ferramentas e tecnologias para a criação e produção de campanhas publicitárias para clientes internos e parceiros. Saiba mais aqui
-
10
O vídeo tem sido o formato mais usado pelas empresas para divulgar seus conteúdos, marcas e produtos. Por isso, o curso de Publicidade da UVA dispõe de um laboratório exclusivo, a Produtora Audiovisual Jr. Alkimia, para o desenvolvimento da competência videomaker, além de outras disciplinas que realizam projetos audiovisuais, tais como clips, web-séries, comerciais, podcasts, spots para rádio e para diversas produções sonoras. Saiba mais aqui
-
11
Ainda no campo do audiovisual, o aluno pode aprender e aperfeiçoar suas habilidades multimídias num verdadeiro Sistema de Comunicação: Radio UVA, TV UVA, Centro de Produção, que oferecem a todos os alunos ingressantes cursos gratuitos de capacitação (com certificação) em Roteiro, Produção de TV e de Apresentação e Midia Training. Saiba mais aqui e aqui
-
12
Para atuar nas empresas com gestores de comunicação, geradores de conteúdos, social medias, analistas de performance e inteligência de mercado, os alunos do curso de Publicidade podem atuar no Laboratório de Comunicação Interna, que conta com inúmeros canais de comunicação, participando da montagem da agenda positiva dos clientes atendidos. Saiba mais aqui
-
13
O curso tem o seu próprio concurso publicitário: a Mostra de Publicidade UVA, e anualmente premia os melhores trabalhos, que são julgados por um comitê de professores e profissionais do mercado. Saiba mais aqui.
-
14
Nos últimos períodos todos os alunos realizam estágios supervisionados, tendo em vista que esta prática profissional faz parte do projeto pedagógico do curso, pois permite uma melhor formação aos futuros publicitários. Além disso, o curso oferece algumas disciplinas que ampliam a competitividade de mercado ensinando a montar a sua pasta de portfólio e a realizar grandes eventos.
-
15
A UVA tem convênio com inúmeras empresas para o desenvolvimento de projetos de cooperação técnica-científica. O curso de Publicidade atua numa ação integrada com outros cursos, participando de inúmeros projetos em e para diversas empresas.
-
16
Google, Coca-Cola, Rede Globo de Televisão, Record Rio, Artplan, Ipiranga, Agência B2W, Agência Wink Midia, Petrobrás, Beleza Natural, Reserva, Teatro Riachuelo, BRMalls, Museu do Amanhã e FCB Brasilsão apenas algumas das centenas de boas empresas onde atuam os alunos que se formaram na UVA. O índice de empregabilidade dos egressos é alto e os gestores de RH aprovam e elogiam o perfil profissional centrado na criatividade, na inovação e na ética organizacional
-
17
Em 2020, o curso de Publicidade UVA participará do Projeto Cristo Redentor 90 Anos, com concurso para criação da marca e campanhas de ativação. Uma campanha publicitária de grande visibilidade e que proporcionará uma experiência única de aprendizagem
-
18
Agência Experimental ONZE para prática desde o primeiro período com clientes, projetos e problemas reais para experimentação em várias áreas da publicidade
-
19
Pesquisa científica em linha com as demandas do mercado no Laboratório de Estudos Integrados em Criatividade e Economia Criativa
-
20
Atuação na produção de grandes eventos, como a SECOM - SEMANA DE COMUNICAÇÃO, com ênfase em construção de currículo e resolução de problemas
-
21
Mostra de Publicidade para divulgação de trabalhos dos alunos a profissionais e empresas de destaque no mercado - networking e desenvolvimento do estudante
-
22
Casa da Comunicação: Viva a experiência real do mercado publicitário desde o primeiro período, com mentoria de veteranos e professores em um complexo criativo composto por 10 laboratórios experimentais, como agência de publicidade, produtora, laboratório de promoção, eventos e live marketing, núcleo de pesquisa em publicidade e propaganda, laboratório de inovação, empreendedorismo e pesquisa, núcleo de fotografia, rádio e TV UVA.
-
23
O corpo docente é altamente qualificado, com titulação acadêmica de Mestres, Doutores e pesquisadores do CNPQ, com nota máxima nas avaliações in loco do INEP/MEC.
-
24
Ainda no campo do audiovisual, o aluno pode aprender e aperfeiçoar suas habilidades multimídias num verdadeiro Sistema de Comunicação: Radio UVA, TV UVA, Centro de Produção, que oferecem a todos os alunos ingressantes cursos gratuitos de capacitação (com certificação) em Roteiro, Produção de TV e de Apresentação e Midia Training.
-
25
Para atuar nas empresas com gestores de comunicação, geradores de conteúdos, social medias, analistas de performance e inteligência de mercado, organização de eventos e projetos instagramáveis os alunos do curso de Publicidade podem atuar no Laboratório de Promoção, Eventos e Live Marketing – LABPROM.
-
26
O curso tem o seu próprio concurso publicitário: a Mostra de Publicidade UVA, e anualmente premia os melhores trabalhos, que são julgados por um comitê de professores e profissionais do mercado. Além do concurso Pasta Criativa, uma mentoria exclusiva para os melhores portfólios dos estudantes.
-
27
Desempenho entre as melhores do Rio de Janeiro nas avaliações do INEP/MEC. Publicidade e Propaganda da UVA têm nota 4 no Enade. Além disso, o curso de Publicidade é, numa escala de 1 a 5, quatro estrelas no Guia do Estudante dos melhores cursos do país, reconhecimento contínuo há mais de 10 anos.
-
28
Agência Criativa – Agência Experimental (obrigatório)
-
29
NFOTOS – Laboratório de Fotografia (obrigatório)
-
30
Produtora Audiovisual Jr. Alkimia – Produtora audiovisual
-
31
NUPp – Núcleo de Pesquisa em Publicidade
-
32
LabProm – Laboratório de Promoção, Eventos e Live Marketing
-
33
MediaLab – Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Pesquisa
-
34
TV UVA – Prática publicitária/ Produção / Edição
-
35
Rádio UVA – Prática Publicitária
-
36
AgeCom – Prática Publicitária
1º lugar entre todas as universidades privadas do Estado do Rio de Janeiro, segundo o MEC
Cursos de Inglês e de Liderança e Empreendedorismo online e gratuitos
Publicidade e Propaganda da UVA é o melhor curso do Estado do RJ e 3º melhor do Brasil, entre universidades privadas, segundo última avaliação do ciclo ENADE do Ministério da Educação. Além disso, o curso de Publicidade é, numa escala de 1 a 5, quatro estrelas no Guia do Estudante dos melhores cursos do país.
O corpo docente é altamente qualificado, com titulação acadêmica de Mestres, Doutores e pesquisadores do CNPQ, com nota máxima nas avaliações in locodo INEP/MEC. O colegiado tem notória experiência profissional nas principais empresas de comunicação do Brasil, como: Rede Globo, Rede Bandeirantes, TV CBN, Rede Brasil, O Globo, Jornal do Commercio, Grupo Bloch, Rádio MEC, Canal Futura, Globosat, InterTV (Alto Litoral), Editora Abril, Rádio JB, e em grandes agências de Comunicação e Marketing
Para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo, o ensino é centrado no protagonismo do aluno e no desenvolvimento do pensamento crítico por meio de disciplinas criativas tais como: Laboratório de Inovação Profissional, Criação Publicitária, Oficina de textos midiáticos, entre outras
O projeto curricular centra-se em saberes e conteúdos específicos ao fazer publicitário que estimulam o pensamento crítico e orientado à resolução de problemas complexos, em atividades de classes e extra-classes, e visitas técnicas e culturais em empresas, organizações do terceiro setor e espaços de cultura e entretenimento
A interação ensino-aprendizagem é implementada por meio de diversas ações e metodologias ativas, disciplinas e atividades práticas supervisionadas pelos professores-mentores, com forte base teórica e técnica, e orientação acadêmica direcionada à prática profissional desde o primeiro período, com foco no conhecimento crítico e na visão empreendedora
As aulas práticas acontecem em ambientes adequados para o desenvolvimento da atitude profissional, desenvolvidos nos laboratórios do curso. Para tal, o aluno conta com a Casa de Comunicação, lugar que abriga os principais laboratórios do curso de Publicidade
A agência Criativa, centro de criação e produção publicitárias, é o espaço equipado com ferramentas e tecnologias para a criação e produção de campanhas publicitárias para clientes internos e parceiros. Saiba mais aqui
O vídeo tem sido o formato mais usado pelas empresas para divulgar seus conteúdos, marcas e produtos. Por isso, o curso de Publicidade da UVA dispõe de um laboratório exclusivo, a Produtora Audiovisual Jr. Alkimia, para o desenvolvimento da competência videomaker, além de outras disciplinas que realizam projetos audiovisuais, tais como clips, web-séries, comerciais, podcasts, spots para rádio e para diversas produções sonoras. Saiba mais aqui
Ainda no campo do audiovisual, o aluno pode aprender e aperfeiçoar suas habilidades multimídias num verdadeiro Sistema de Comunicação: Radio UVA, TV UVA, Centro de Produção, que oferecem a todos os alunos ingressantes cursos gratuitos de capacitação (com certificação) em Roteiro, Produção de TV e de Apresentação e Midia Training. Saiba mais aqui e aqui
Para atuar nas empresas com gestores de comunicação, geradores de conteúdos, social medias, analistas de performance e inteligência de mercado, os alunos do curso de Publicidade podem atuar no Laboratório de Comunicação Interna, que conta com inúmeros canais de comunicação, participando da montagem da agenda positiva dos clientes atendidos. Saiba mais aqui
O curso tem o seu próprio concurso publicitário: a Mostra de Publicidade UVA, e anualmente premia os melhores trabalhos, que são julgados por um comitê de professores e profissionais do mercado. Saiba mais aqui.
Nos últimos períodos todos os alunos realizam estágios supervisionados, tendo em vista que esta prática profissional faz parte do projeto pedagógico do curso, pois permite uma melhor formação aos futuros publicitários. Além disso, o curso oferece algumas disciplinas que ampliam a competitividade de mercado ensinando a montar a sua pasta de portfólio e a realizar grandes eventos.
A UVA tem convênio com inúmeras empresas para o desenvolvimento de projetos de cooperação técnica-científica. O curso de Publicidade atua numa ação integrada com outros cursos, participando de inúmeros projetos em e para diversas empresas.
Google, Coca-Cola, Rede Globo de Televisão, Record Rio, Artplan, Ipiranga, Agência B2W, Agência Wink Midia, Petrobrás, Beleza Natural, Reserva, Teatro Riachuelo, BRMalls, Museu do Amanhã e FCB Brasilsão apenas algumas das centenas de boas empresas onde atuam os alunos que se formaram na UVA. O índice de empregabilidade dos egressos é alto e os gestores de RH aprovam e elogiam o perfil profissional centrado na criatividade, na inovação e na ética organizacional
Em 2020, o curso de Publicidade UVA participará do Projeto Cristo Redentor 90 Anos, com concurso para criação da marca e campanhas de ativação. Uma campanha publicitária de grande visibilidade e que proporcionará uma experiência única de aprendizagem
Agência Experimental ONZE para prática desde o primeiro período com clientes, projetos e problemas reais para experimentação em várias áreas da publicidade
Pesquisa científica em linha com as demandas do mercado no Laboratório de Estudos Integrados em Criatividade e Economia Criativa
Atuação na produção de grandes eventos, como a SECOM - SEMANA DE COMUNICAÇÃO, com ênfase em construção de currículo e resolução de problemas
Mostra de Publicidade para divulgação de trabalhos dos alunos a profissionais e empresas de destaque no mercado - networking e desenvolvimento do estudante
Casa da Comunicação: Viva a experiência real do mercado publicitário desde o primeiro período, com mentoria de veteranos e professores em um complexo criativo composto por 10 laboratórios experimentais, como agência de publicidade, produtora, laboratório de promoção, eventos e live marketing, núcleo de pesquisa em publicidade e propaganda, laboratório de inovação, empreendedorismo e pesquisa, núcleo de fotografia, rádio e TV UVA.
O corpo docente é altamente qualificado, com titulação acadêmica de Mestres, Doutores e pesquisadores do CNPQ, com nota máxima nas avaliações in loco do INEP/MEC.
Ainda no campo do audiovisual, o aluno pode aprender e aperfeiçoar suas habilidades multimídias num verdadeiro Sistema de Comunicação: Radio UVA, TV UVA, Centro de Produção, que oferecem a todos os alunos ingressantes cursos gratuitos de capacitação (com certificação) em Roteiro, Produção de TV e de Apresentação e Midia Training.
Para atuar nas empresas com gestores de comunicação, geradores de conteúdos, social medias, analistas de performance e inteligência de mercado, organização de eventos e projetos instagramáveis os alunos do curso de Publicidade podem atuar no Laboratório de Promoção, Eventos e Live Marketing – LABPROM.
O curso tem o seu próprio concurso publicitário: a Mostra de Publicidade UVA, e anualmente premia os melhores trabalhos, que são julgados por um comitê de professores e profissionais do mercado. Além do concurso Pasta Criativa, uma mentoria exclusiva para os melhores portfólios dos estudantes.
Desempenho entre as melhores do Rio de Janeiro nas avaliações do INEP/MEC. Publicidade e Propaganda da UVA têm nota 4 no Enade. Além disso, o curso de Publicidade é, numa escala de 1 a 5, quatro estrelas no Guia do Estudante dos melhores cursos do país, reconhecimento contínuo há mais de 10 anos.
Agência Criativa – Agência Experimental (obrigatório)
NFOTOS – Laboratório de Fotografia (obrigatório)
Produtora Audiovisual Jr. Alkimia – Produtora audiovisual
NUPp – Núcleo de Pesquisa em Publicidade
LabProm – Laboratório de Promoção, Eventos e Live Marketing
MediaLab – Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Pesquisa
TV UVA – Prática publicitária/ Produção / Edição
Rádio UVA – Prática Publicitária
AgeCom – Prática Publicitária
Veja + diferenciais Veja - diferenciais
CONSTRUINDO HISTÓRIAS JUNTO COM NOSSOS ALUNOS
"A UVA tem experiências além da sala de aula."
Lucas AugustoAluno UVA
"Estudar na UVA foi a melhor decisão."
Yasmin ThomazEx-aluna UVA
"Tradição e qualidade fazem a diferença."
Viviane SaraivaEx-aluna UVA
Estrutura para o saber científico
Cada espaço foi pensado para o seu aperfeiçoamento teórico. As bibliotecas são integradas e contam com acervo físico e digital. Os laboratórios têm equipamentos de última linha em todas as áreas de atuação.
Confira sobre nossos laboratóriosINTERCÂMBIO EM MAIS DE 27 UNIVERSIDADES NO MUNDO
O intercâmbio acadêmico da UVA conta com 27 universidades parceiras em toda América e Europa. Uma chance de explorar novos mundos e viver experiências inesquecíveis pra você se diferenciar como profissional.
4 CAMPI COM MAIS DE 35.000 M² DE INFRAESTRUTURA E UM CAMPUS VIRTUAL COMPLETO
Tijuca
Estudar na UVA é ter a garantia de um ensino de qualidade, alinhando a vasta experiência e solidez de anos de tradição com o vanguardismo do que há de melhor na educação, seja no corpo docente, infraestrutura, metodologias e matrizes curriculares.
Barra
Prático, próximo e moderno. São as três qualidades do Campus Barra. Onde a tecnologia dos laboratórios e a tranquilidade dos espaços abertos se unem à facilidade de estar localizado logo em frente ao Barra Shopping. Venha conhecer.
Cabo Frio
O Campus Cabo Frio tem os melhores professores e os mais modernos laboratórios da Região dos Lagos. Uma qualidade que abre caminhos para o futuro, para que o aluno bote o seu talento em prática e transforme suas ideias em realizações.
Botafogo
O novo campus da Zona Sul chegou para trazer não só qualidade de ensino, mas facilidade em uma localização privilegiada no bairro de Botafogo. É a UVA ao alcance de cada vez mais pessoas.
Campus Virtual EAD
Se você quer autonomia pra estudar do seu jeito, a UVA tem um campus virtual com opções que se adaptam a sua rotina. Aqui, disciplinas de todas as modalidades estão disponíveis online pra você estudar de onde estiver.
Estudar na UVA é ter a garantia de um ensino de qualidade, alinhando a vasta experiência e solidez de anos de tradição.
O campus está preparado para entregar o melhor da experiência universitária dentro do mais alto padrão de qualidade para nossos alunos.
Da estrutura ao ensino, aqui em Cabo Frio a qualidade é o nosso maior diferencial.
Com a excelente localização, o novo campus tem tudo pra ser um sucesso.
Você estuda a distância, mas nunca sozinho. É no seu ritmo, com professores e tutores pra ajudar.
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
cursos que
podem interessar
Disciplinas
Na graduação presencial da UVA, as disciplinas do semestre são ofertadas em dois blocos trimestrais. Você só começa as disciplinas do segundo bloco após concluir as do primeiro bloco. Isso permite uma maior imersão nos conteúdos das disciplinas ofertadas em cada bloco, pois você vê todo o conteúdo em menos tempo. É como se você estivesse "maratonando os capítulos" da disciplina, dando a eles um maior foco. Assim fica muito mais fácil lembrar de tudo que já viu.
Entrada em Fevereiro
Entrada em Maio
Entrada em Agosto
Entrada em Outubro
Lista de disciplinas a serem cursadas:
As disciplinas de Publicidade e Propaganda são as mesmas para todos os alunos porém, a ordem das matérias varia de acordo com o mês de entrada no curso.
-
Ciência de dados e inteligência artificial;
-
Escrita criativa e storytelling;
-
Comunicação e práticas inclusivas;
-
Leitura e produção acadêmica;
-
Tecnologias exponenciais da comunicação;
-
Imagem, arte e estética;
-
Projeto de extensão 1;
-
Construção de pensamento;
-
Mídia e convergência;
-
Produção em rádio, tv e cinema;
-
Modelagem de novos negócios;
-
Conexões e narrativas sociais;
-
Antropologia do consumo e inteligência cultural;
-
Projeto de extensão 2;
-
Criação publicitária;
-
Teorias da comunicação;
-
Fotografia;
-
Webrádio e podcast;
-
Business creativity e design thinking;
-
Projeto de marketing na comunicação;
-
Projeto de extensão 3;
-
Redação publicitária ;
-
Fotopublicidade;
-
Semiótica;
-
Comportamento do consumidor e neuromarketing;
-
Pesquisa e inteligência de mercado;
-
Criação e manipulação de imagens;
-
Projeto de extensão 4;
-
Direção de arte publicitária;
-
Estratégia e planejamento de mídia;
-
Merchandising a product placement;
-
Marketing digital e mídias interativas;
-
Roteiro e produção audiovisual publicitária;
-
Marketing político e eleitoral;
-
Projeto de extensão 5;
-
Sociedade, cultura e contemporaneidade;
-
Plano de marketing;
-
Crm e inbound marketing;
-
Atendimento e planejamento de comunicação;
-
Eventos e experiências;
-
Ética e regulação publicitária;
-
Projeto de extensão 6;
-
Produção e gestão de conteúdos para multiplataformas;
-
Prática profissional em publicidade;
-
Economia criativa;
-
Elaboração de projeto em publicidade;
-
Eletiva I;
-
Comunicação corporativa;
-
Projeto de extensão 7;
-
Mídias interativas e métricas;
-
Branding e gestão de produtos;
-
Eletiva II;
-
Agência de propaganda;
-
Projeto experimental em publicidade ;
-
Tópicos especiais em publicidade e propaganda ;
-
Projeto de extensão 8;
Duração estimada: 4 anos
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
Até 90% de desconto na 1ª mensalidade. Acesse o simulador de desconto e consulte as demais mensalidades.
Ficou fácil começar
A UVA pensa em tudo pra te dar uma ajuda extra.
São várias opções de descontos, financiamentos e bolsas pra você não passar nenhum aperto com as mensalidades.
Simulador de DescontoComo começar? A gente explica
Iniciar seus estudos na UVA é fácil.
Siga o passo a passo:
2 Matricule-se
Você pode fazer sua matrícula 100% online.
1. Clique no botão abaixo e entre no sistema acadêmico com seu login (CPF) e senha (criada no momento da inscrição).
2. Após efetuar login no sistema, você deverá clicar em “Matricule-se”.
3. Selecione a forma de pagamento.
4. Leia e dê aceite eletrônico no contrato (o contrato contém o valor, número de parcelas e os percentuais de desconto).
5. Efetue o pagamento da 1ª mensalidade.
Se preferir, você também pode levar sua documentação até a Central de Admissão do campus e fazer sua matrícula no local.
Confira a documentação necessáriaDISPENSA DE DISCIPLINAS JÁ CURSADAS
Se você está solicitando transferência de outra universidade ou já possui um diploma de graduação superior, você pode solicitar a dispensa das disciplinas já cursadas por você.
Você precisará realizar o upload de toda a documentação solicitada aqui.
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
conheça os diferenciais do curso
-
1
1º lugar entre todas as universidades privadas do Estado do Rio de Janeiro, segundo o MEC
-
2
Cursos de Inglês e de Liderança e Empreendedorismo online e gratuitos
-
3
Publicidade e Propaganda da UVA é o melhor curso do Estado do RJ e 3º melhor do Brasil, entre universidades privadas, segundo última avaliação do ciclo ENADE do Ministério da Educação. Além disso, o curso de Publicidade é, numa escala de 1 a 5, quatro estrelas no Guia do Estudante dos melhores cursos do país.
-
4
O corpo docente é altamente qualificado, com titulação acadêmica de Mestres, Doutores e pesquisadores do CNPQ, com nota máxima nas avaliações in locodo INEP/MEC. O colegiado tem notória experiência profissional nas principais empresas de comunicação do Brasil, como: Rede Globo, Rede Bandeirantes, TV CBN, Rede Brasil, O Globo, Jornal do Commercio, Grupo Bloch, Rádio MEC, Canal Futura, Globosat, InterTV (Alto Litoral), Editora Abril, Rádio JB, e em grandes agências de Comunicação e Marketing
-
5
Para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo, o ensino é centrado no protagonismo do aluno e no desenvolvimento do pensamento crítico por meio de disciplinas criativas tais como: Laboratório de Inovação Profissional, Criação Publicitária, Oficina de textos midiáticos, entre outras
-
6
O projeto curricular centra-se em saberes e conteúdos específicos ao fazer publicitário que estimulam o pensamento crítico e orientado à resolução de problemas complexos, em atividades de classes e extra-classes, e visitas técnicas e culturais em empresas, organizações do terceiro setor e espaços de cultura e entretenimento
-
7
A interação ensino-aprendizagem é implementada por meio de diversas ações e metodologias ativas, disciplinas e atividades práticas supervisionadas pelos professores-mentores, com forte base teórica e técnica, e orientação acadêmica direcionada à prática profissional desde o primeiro período, com foco no conhecimento crítico e na visão empreendedora
-
8
As aulas práticas acontecem em ambientes adequados para o desenvolvimento da atitude profissional, desenvolvidos nos laboratórios do curso. Para tal, o aluno conta com a Casa de Comunicação, lugar que abriga os principais laboratórios do curso de Publicidade
-
9
A agência Criativa, centro de criação e produção publicitárias, é o espaço equipado com ferramentas e tecnologias para a criação e produção de campanhas publicitárias para clientes internos e parceiros. Saiba mais aqui
-
10
O vídeo tem sido o formato mais usado pelas empresas para divulgar seus conteúdos, marcas e produtos. Por isso, o curso de Publicidade da UVA dispõe de um laboratório exclusivo, a Produtora Audiovisual Jr. Alkimia, para o desenvolvimento da competência videomaker, além de outras disciplinas que realizam projetos audiovisuais, tais como clips, web-séries, comerciais, podcasts, spots para rádio e para diversas produções sonoras. Saiba mais aqui
-
11
Ainda no campo do audiovisual, o aluno pode aprender e aperfeiçoar suas habilidades multimídias num verdadeiro Sistema de Comunicação: Radio UVA, TV UVA, Centro de Produção, que oferecem a todos os alunos ingressantes cursos gratuitos de capacitação (com certificação) em Roteiro, Produção de TV e de Apresentação e Midia Training. Saiba mais aqui e aqui
-
12
Para atuar nas empresas com gestores de comunicação, geradores de conteúdos, social medias, analistas de performance e inteligência de mercado, os alunos do curso de Publicidade podem atuar no Laboratório de Comunicação Interna, que conta com inúmeros canais de comunicação, participando da montagem da agenda positiva dos clientes atendidos. Saiba mais aqui
-
13
O curso tem o seu próprio concurso publicitário: a Mostra de Publicidade UVA, e anualmente premia os melhores trabalhos, que são julgados por um comitê de professores e profissionais do mercado. Saiba mais aqui.
-
14
Nos últimos períodos todos os alunos realizam estágios supervisionados, tendo em vista que esta prática profissional faz parte do projeto pedagógico do curso, pois permite uma melhor formação aos futuros publicitários. Além disso, o curso oferece algumas disciplinas que ampliam a competitividade de mercado ensinando a montar a sua pasta de portfólio e a realizar grandes eventos.
-
15
A UVA tem convênio com inúmeras empresas para o desenvolvimento de projetos de cooperação técnica-científica. O curso de Publicidade atua numa ação integrada com outros cursos, participando de inúmeros projetos em e para diversas empresas.
-
16
Google, Coca-Cola, Rede Globo de Televisão, Record Rio, Artplan, Ipiranga, Agência B2W, Agência Wink Midia, Petrobrás, Beleza Natural, Reserva, Teatro Riachuelo, BRMalls, Museu do Amanhã e FCB Brasilsão apenas algumas das centenas de boas empresas onde atuam os alunos que se formaram na UVA. O índice de empregabilidade dos egressos é alto e os gestores de RH aprovam e elogiam o perfil profissional centrado na criatividade, na inovação e na ética organizacional
-
17
Em 2020, o curso de Publicidade UVA participará do Projeto Cristo Redentor 90 Anos, com concurso para criação da marca e campanhas de ativação. Uma campanha publicitária de grande visibilidade e que proporcionará uma experiência única de aprendizagem
-
18
Agência Experimental ONZE para prática desde o primeiro período com clientes, projetos e problemas reais para experimentação em várias áreas da publicidade
-
19
Pesquisa científica em linha com as demandas do mercado no Laboratório de Estudos Integrados em Criatividade e Economia Criativa
-
20
Atuação na produção de grandes eventos, como a SECOM - SEMANA DE COMUNICAÇÃO, com ênfase em construção de currículo e resolução de problemas
-
21
Mostra de Publicidade para divulgação de trabalhos dos alunos a profissionais e empresas de destaque no mercado - networking e desenvolvimento do estudante
-
22
Casa da Comunicação: Viva a experiência real do mercado publicitário desde o primeiro período, com mentoria de veteranos e professores em um complexo criativo composto por 10 laboratórios experimentais, como agência de publicidade, produtora, laboratório de promoção, eventos e live marketing, núcleo de pesquisa em publicidade e propaganda, laboratório de inovação, empreendedorismo e pesquisa, núcleo de fotografia, rádio e TV UVA.
-
23
O corpo docente é altamente qualificado, com titulação acadêmica de Mestres, Doutores e pesquisadores do CNPQ, com nota máxima nas avaliações in loco do INEP/MEC.
-
24
Ainda no campo do audiovisual, o aluno pode aprender e aperfeiçoar suas habilidades multimídias num verdadeiro Sistema de Comunicação: Radio UVA, TV UVA, Centro de Produção, que oferecem a todos os alunos ingressantes cursos gratuitos de capacitação (com certificação) em Roteiro, Produção de TV e de Apresentação e Midia Training.
-
25
Para atuar nas empresas com gestores de comunicação, geradores de conteúdos, social medias, analistas de performance e inteligência de mercado, organização de eventos e projetos instagramáveis os alunos do curso de Publicidade podem atuar no Laboratório de Promoção, Eventos e Live Marketing – LABPROM.
-
26
O curso tem o seu próprio concurso publicitário: a Mostra de Publicidade UVA, e anualmente premia os melhores trabalhos, que são julgados por um comitê de professores e profissionais do mercado. Além do concurso Pasta Criativa, uma mentoria exclusiva para os melhores portfólios dos estudantes.
-
27
Desempenho entre as melhores do Rio de Janeiro nas avaliações do INEP/MEC. Publicidade e Propaganda da UVA têm nota 4 no Enade. Além disso, o curso de Publicidade é, numa escala de 1 a 5, quatro estrelas no Guia do Estudante dos melhores cursos do país, reconhecimento contínuo há mais de 10 anos.
-
28
Agência Criativa – Agência Experimental (obrigatório)
-
29
NFOTOS – Laboratório de Fotografia (obrigatório)
-
30
Produtora Audiovisual Jr. Alkimia – Produtora audiovisual
-
31
NUPp – Núcleo de Pesquisa em Publicidade
-
32
LabProm – Laboratório de Promoção, Eventos e Live Marketing
-
33
MediaLab – Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Pesquisa
-
34
TV UVA – Prática publicitária/ Produção / Edição
-
35
Rádio UVA – Prática Publicitária
-
36
AgeCom – Prática Publicitária
1º lugar entre todas as universidades privadas do Estado do Rio de Janeiro, segundo o MEC
Cursos de Inglês e de Liderança e Empreendedorismo online e gratuitos
Publicidade e Propaganda da UVA é o melhor curso do Estado do RJ e 3º melhor do Brasil, entre universidades privadas, segundo última avaliação do ciclo ENADE do Ministério da Educação. Além disso, o curso de Publicidade é, numa escala de 1 a 5, quatro estrelas no Guia do Estudante dos melhores cursos do país.
O corpo docente é altamente qualificado, com titulação acadêmica de Mestres, Doutores e pesquisadores do CNPQ, com nota máxima nas avaliações in locodo INEP/MEC. O colegiado tem notória experiência profissional nas principais empresas de comunicação do Brasil, como: Rede Globo, Rede Bandeirantes, TV CBN, Rede Brasil, O Globo, Jornal do Commercio, Grupo Bloch, Rádio MEC, Canal Futura, Globosat, InterTV (Alto Litoral), Editora Abril, Rádio JB, e em grandes agências de Comunicação e Marketing
Para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo, o ensino é centrado no protagonismo do aluno e no desenvolvimento do pensamento crítico por meio de disciplinas criativas tais como: Laboratório de Inovação Profissional, Criação Publicitária, Oficina de textos midiáticos, entre outras
O projeto curricular centra-se em saberes e conteúdos específicos ao fazer publicitário que estimulam o pensamento crítico e orientado à resolução de problemas complexos, em atividades de classes e extra-classes, e visitas técnicas e culturais em empresas, organizações do terceiro setor e espaços de cultura e entretenimento
A interação ensino-aprendizagem é implementada por meio de diversas ações e metodologias ativas, disciplinas e atividades práticas supervisionadas pelos professores-mentores, com forte base teórica e técnica, e orientação acadêmica direcionada à prática profissional desde o primeiro período, com foco no conhecimento crítico e na visão empreendedora
As aulas práticas acontecem em ambientes adequados para o desenvolvimento da atitude profissional, desenvolvidos nos laboratórios do curso. Para tal, o aluno conta com a Casa de Comunicação, lugar que abriga os principais laboratórios do curso de Publicidade
A agência Criativa, centro de criação e produção publicitárias, é o espaço equipado com ferramentas e tecnologias para a criação e produção de campanhas publicitárias para clientes internos e parceiros. Saiba mais aqui
O vídeo tem sido o formato mais usado pelas empresas para divulgar seus conteúdos, marcas e produtos. Por isso, o curso de Publicidade da UVA dispõe de um laboratório exclusivo, a Produtora Audiovisual Jr. Alkimia, para o desenvolvimento da competência videomaker, além de outras disciplinas que realizam projetos audiovisuais, tais como clips, web-séries, comerciais, podcasts, spots para rádio e para diversas produções sonoras. Saiba mais aqui
Ainda no campo do audiovisual, o aluno pode aprender e aperfeiçoar suas habilidades multimídias num verdadeiro Sistema de Comunicação: Radio UVA, TV UVA, Centro de Produção, que oferecem a todos os alunos ingressantes cursos gratuitos de capacitação (com certificação) em Roteiro, Produção de TV e de Apresentação e Midia Training. Saiba mais aqui e aqui
Para atuar nas empresas com gestores de comunicação, geradores de conteúdos, social medias, analistas de performance e inteligência de mercado, os alunos do curso de Publicidade podem atuar no Laboratório de Comunicação Interna, que conta com inúmeros canais de comunicação, participando da montagem da agenda positiva dos clientes atendidos. Saiba mais aqui
O curso tem o seu próprio concurso publicitário: a Mostra de Publicidade UVA, e anualmente premia os melhores trabalhos, que são julgados por um comitê de professores e profissionais do mercado. Saiba mais aqui.
Nos últimos períodos todos os alunos realizam estágios supervisionados, tendo em vista que esta prática profissional faz parte do projeto pedagógico do curso, pois permite uma melhor formação aos futuros publicitários. Além disso, o curso oferece algumas disciplinas que ampliam a competitividade de mercado ensinando a montar a sua pasta de portfólio e a realizar grandes eventos.
A UVA tem convênio com inúmeras empresas para o desenvolvimento de projetos de cooperação técnica-científica. O curso de Publicidade atua numa ação integrada com outros cursos, participando de inúmeros projetos em e para diversas empresas.
Google, Coca-Cola, Rede Globo de Televisão, Record Rio, Artplan, Ipiranga, Agência B2W, Agência Wink Midia, Petrobrás, Beleza Natural, Reserva, Teatro Riachuelo, BRMalls, Museu do Amanhã e FCB Brasilsão apenas algumas das centenas de boas empresas onde atuam os alunos que se formaram na UVA. O índice de empregabilidade dos egressos é alto e os gestores de RH aprovam e elogiam o perfil profissional centrado na criatividade, na inovação e na ética organizacional
Em 2020, o curso de Publicidade UVA participará do Projeto Cristo Redentor 90 Anos, com concurso para criação da marca e campanhas de ativação. Uma campanha publicitária de grande visibilidade e que proporcionará uma experiência única de aprendizagem
Agência Experimental ONZE para prática desde o primeiro período com clientes, projetos e problemas reais para experimentação em várias áreas da publicidade
Pesquisa científica em linha com as demandas do mercado no Laboratório de Estudos Integrados em Criatividade e Economia Criativa
Atuação na produção de grandes eventos, como a SECOM - SEMANA DE COMUNICAÇÃO, com ênfase em construção de currículo e resolução de problemas
Mostra de Publicidade para divulgação de trabalhos dos alunos a profissionais e empresas de destaque no mercado - networking e desenvolvimento do estudante
Casa da Comunicação: Viva a experiência real do mercado publicitário desde o primeiro período, com mentoria de veteranos e professores em um complexo criativo composto por 10 laboratórios experimentais, como agência de publicidade, produtora, laboratório de promoção, eventos e live marketing, núcleo de pesquisa em publicidade e propaganda, laboratório de inovação, empreendedorismo e pesquisa, núcleo de fotografia, rádio e TV UVA.
O corpo docente é altamente qualificado, com titulação acadêmica de Mestres, Doutores e pesquisadores do CNPQ, com nota máxima nas avaliações in loco do INEP/MEC.
Ainda no campo do audiovisual, o aluno pode aprender e aperfeiçoar suas habilidades multimídias num verdadeiro Sistema de Comunicação: Radio UVA, TV UVA, Centro de Produção, que oferecem a todos os alunos ingressantes cursos gratuitos de capacitação (com certificação) em Roteiro, Produção de TV e de Apresentação e Midia Training.
Para atuar nas empresas com gestores de comunicação, geradores de conteúdos, social medias, analistas de performance e inteligência de mercado, organização de eventos e projetos instagramáveis os alunos do curso de Publicidade podem atuar no Laboratório de Promoção, Eventos e Live Marketing – LABPROM.
O curso tem o seu próprio concurso publicitário: a Mostra de Publicidade UVA, e anualmente premia os melhores trabalhos, que são julgados por um comitê de professores e profissionais do mercado. Além do concurso Pasta Criativa, uma mentoria exclusiva para os melhores portfólios dos estudantes.
Desempenho entre as melhores do Rio de Janeiro nas avaliações do INEP/MEC. Publicidade e Propaganda da UVA têm nota 4 no Enade. Além disso, o curso de Publicidade é, numa escala de 1 a 5, quatro estrelas no Guia do Estudante dos melhores cursos do país, reconhecimento contínuo há mais de 10 anos.
Agência Criativa – Agência Experimental (obrigatório)
NFOTOS – Laboratório de Fotografia (obrigatório)
Produtora Audiovisual Jr. Alkimia – Produtora audiovisual
NUPp – Núcleo de Pesquisa em Publicidade
LabProm – Laboratório de Promoção, Eventos e Live Marketing
MediaLab – Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Pesquisa
TV UVA – Prática publicitária/ Produção / Edição
Rádio UVA – Prática Publicitária
AgeCom – Prática Publicitária
Veja + diferenciais Veja - diferenciais
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
Faça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.