Segunda Licenciatura: como funciona e quem pode fazer?

Trabalhar na área da educação abre muitas possibilidades de atuação. Uma prática comum entre os profissionais é apostar na segunda licenciatura, o que traz mais habilitações e permite conseguir uma boa demanda de trabalho.
Dessa maneira, a nova formação pode ser mais simples e rápida do que a primeira, afinal, não envolve os conhecimentos em didática e bases pedagógicas. Com isso, você estuda apenas conteúdos específicos da área e abre novas oportunidades no mercado.
Quer entender os benefícios e as características da segunda graduação? Continue a leitura e confira as principais informações sobre esse tema.

O QUE É A SEGUNDA LICENCIATURA?

A segunda licenciatura é uma modalidade voltada para pessoas que já tenham um diploma anterior de licenciatura. Como vimos, é uma formação reduzida, pois o foco é apenas nos conhecimentos da área escolhida.
Desse modo, prepara o profissional para lecionar, sem precisar estudar novamente sobre as bases pedagógicas, leis educacionais e outros aprendizados importantes para atuar como professor, já aprendidos no curso anterior.

COMO ELA FUNCIONA?

Existem muitas instituições de ensino com opções para quem quer se graduar em uma nova licenciatura. As regras dependem da universidade, contudo, há algumas informações gerais, por exemplo:
  • possibilidade de escolher entre o ensino presencial, semipresencial e EAD;
  • menor duração, em média 1 ano;
  • curso mais objetivo;
  • diploma igual ao de uma licenciatura comum, não existe distinção;
  • seleção mais simples que os vestibulares tradicionais. Na maioria das vezes, basta apresentar os documentos, sem a necessidade de um novo exame de admissão.
No entanto, o estágio continua obrigatório para a segunda licenciatura. Pela legislação, é preciso cumprir 300 horas dessa etapa e não pode ser reaproveitada de outro curso. Porém, aqueles que tiverem experiência comprovada em escolas podem reduzir a exigência para 100 horas.

QUEM PODE FAZER?

Esse tipo de curso só pode ser feito por quem já tenha um diploma de licenciatura. Portanto, não pode ser realizado por pessoas com apenas o grau de bacharel, técnico ou tecnólogo. Nesses casos, é preciso optar por uma licenciatura tradicional.
Por outro lado, não é necessário já ter lecionado para participar de um curso assim. Considera-se para a admissão a experiência acadêmica, que é comprovada a partir do diploma. Além disso, não é exigido que a primeira e a segunda graduação sejam relacionadas, é possível fazer, por exemplo, um curso de exatas e outro de humanas.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Independentemente de ser bacharelado ou licenciatura, a escolha por uma nova formação traz muitos benefícios pessoais e profissionais que merecem ser considerados. Confira alguns deles.

PRATICIDADE

A segunda graduação tende a ser muito mais prática que a primeira. Isso porque o estudante já tem mais maturidade, compreende as ferramentas que pretende adquirir com o curso e já está familiarizado com as rotinas acadêmicas.
Além disso, como destacamos, é uma graduação mais curta e direta, que se encaixa bem na rotina de pessoas sem tanto tempo livre, mas que ainda desejam ampliar os seus conhecimentos e investir nas qualificações.

MENOR CUSTO

Com a otimização das aulas e a redução no tempo do ensino superior, os custos também são menores. A diferença é ainda mais expressiva quando se faz a opção por um curso a distância, que geralmente é mais barato em relação ao presencial, sem perder em qualidade do aprendizado.

COMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO

Conhecer diferentes perspectivas teóricas ajuda a ampliar os conhecimentos e é excelente para dominar mais sobre um assunto. Isso faz com que você tenha um currículo muito completo e valioso, além de melhorar a prática profissional.
Na área da educação, as mudanças metodológicas acontecem sempre. Assim, se atualizar e aprender mais é fundamental para conseguir uma abordagem multidisciplinar e alinhada às demandas da sociedade moderna.

MAIS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

Uma das principais vantagens da segunda licenciatura é ampliar as oportunidades de trabalho. Para professores, muitas vezes, é possível concentrar as aulas em menos escolas e turnos, o que otimiza a rotina de trabalho, aumenta os ganhos e permite mais tempo livre.
Também é válido ressaltar que a licenciatura não se restringe ao trabalho em sala de aula. Ela pode abrir outras portas no mercado como: secretarias educacionais, museus, editoras, projetos sociais, entidades públicas, entre demais possibilidades. Um bom currículo já garante um diferencial competitivo e faz com que você saia na frente em seleções.

COMO ESCOLHER A MELHOR LICENCIATURA?

Para que o novo curso traga boas experiências, melhores ganhos e valorização do seu currículo, é bom observar alguns cuidados no momento da escolha. Veja as dicas para acertar.

TENHA CLAREZA DOS SEUS OBJETIVOS

É bom ter em mente quais são os motivos de investir na segunda graduação. Isso permitirá analisar com cuidado a área com mais chances de aproximar você dos seus objetivos profissionais e fazer com que obtenha sucesso.

CONSIDERE SUA PRIMEIRA FORMAÇÃO

As áreas são complementares ou distintas? Ambas as alternativas têm suas vantagens e desvantagens, por isso, é bom conhecer tais informações antes de se decidir.
Nesse sentido, áreas afins permitem mais tranquilidade no curso e demonstram conhecimentos aprofundados em seu currículo. Por outro lado, formações diferentes representam versatilidade, o que também pode ser uma vantagem.

OBSERVE O MERCADO

Avalie os segmentos com maior demanda e melhores possibilidades de lucro. É importante analisar as projeções de futuro, já que a educação vem passando por mudanças significativas.

ESCOLHA A MELHOR INSTITUIÇÃO DE ENSINO

universidade ideal também tem muita importância na hora da decisão. Por isso, é preciso observar a estrutura oferecida, o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) e o corpo docente. Para isso, examine os cursos de licenciatura tradicional, já que as mesmas regras valem para a versão reduzida.
Portanto, a segunda licenciatura é uma excelente alternativa para quem quer um currículo que se destaque e para ampliar as chances de trabalho. A dica é buscar uma universidade moderna
que conte com as metodologias do futuro, isso ajuda a desenvolver as habilidades essenciais para o mercado.
Para isso, você pode contar com a UVA. Unimos tradição e modernidade para que tenha o melhor ensino e conquiste seus sonhos. Conheça os cursos de segunda licenciatura que oferecemos e saiba mais entrando em contato conosco!