Entenda de uma vez a diferença entre bacharelado e licenciatura

Por UVA, Abril 29, 2020

A escolha de uma carreira profissional é um momento permeado por dúvidas. A indecisão nesse caso é mais compreensível. Afinal, estamos diante de opções bem variadas de atuação com cursos distribuídos em áreas humanas, exatas e biológicas. No entanto, uma questão que pode gerar dúvidas é que muitos deles ainda se dividem em titulação.
 
Pensando nesse último ponto, trouxemos neste artigo um compilado sobre as principais diferenças entre licenciatura e bacharelado. Confira os tópicos a seguir e saiba qual dos caminhos melhor se encaixa em seu perfil profissional!
 
 

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE ENTENDER AS DIFERENÇAS ENTRE BACHARELADO E LICENCIATURA?

Todo curso de graduação corresponde a uma modalidade: bacharelado ou licenciatura. Para quem está escolhendo o que cursar, é muito importante colocar na balança o foco de atuação. Basicamente, enquanto um bacharel é formado para uma atuação mais ampla de mercado, permitindo-o seguir por caminhos variados, a licenciatura é voltada para aqueles que desejam virar professor e dar aulas para os ensinos fundamental e médio.
 
Existem cursos, por exemplo, que contemplam ambas as modalidades. Enquanto um foca em uma maior carga teórica ou o outro contempla mais atividades práticas, a ideia é que o estudante saia preparado para atuar no mercado. É importante que ele tenha ideia do caminho que pretende seguir para fazer a opção que melhor atende às suas necessidades.
 
 

POR QUE ESSA ESCOLHA É ESSENCIAL?

Vale a pena ressaltar que alguns cursos permitem fazer essa escolha já com a graduação em andamento. Isso porque a base deles é a mesma. A escolha vai acontecer geralmente do meio do curso em diante.
 
Há opções que permitem ao aluno fazer um deles e depois complementar os estudos, estendendo-o, a fim de obter a outra titulação. No entanto, se a instituição exige a escolha antes da matrícula, então, o estudante já precisa ter em mente a modalidade desejada.
 
 

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO BACHARELADO E LICENCIATURA?

O ponto principal que diferencia os cursos é a titulação, mas existem outros aspectos a serem considerados, como explicaremos melhor a seguir.
 

BACHARELADO

O bacharelado confere ao estudante o título de bacharel. A duração de um curso desse tipo varia entre 3 e 6 anos. A modalidade tem como foco a preparação de profissionais generalistas com conhecimentos sólidos sobre a base de uma profissão.
 
Esse é o caso de cursos como Direito, Engenharia, Jornalismo e Medicina. Outro ponto que o caracteriza é que o estudante tem um leque mais amplo de atuação no mercado. Por exemplo, caso uma pessoa se forme como bacharel em letras, ela poderá trabalhar como revisor, editor de livros, entre outros. Caso seja apenas licenciado, a sua atuação fica restrita a dar aulas.
 
É importante lembrar que um bacharel não está apto a ministrar aulas. Isso poderá acontecer apenas se o estudante tiver feito entre as disciplinas aquelas que são voltadas especificamente para a área educacional, embasando a atuação como professor.
 

LICENCIATURA

A licenciatura confere ao estudante um título que permite a ele dar aulas no ensino fundamental, médio e técnico na área de conhecimento em que é formado. Para aqueles que desejam seguir por esse caminho, os profissionais da área educacional estão entre aqueles com maior taxa de empregabilidade do mercado.
 
Cada curso de licenciatura tem a sua organização. Entretanto, é sabido que, independentemente da área a ser estudada, há uma carga horária considerável com matérias voltadas para a área pedagógica, que ensinam técnicas de ensino, teorias de aprendizado, didática, entre outras. A duração dos cursos nessa modalidade contemplam de 3 a 4 anos.
 
Os cursos de licenciatura oferecem todas as ferramentas essenciais para o planejamento de aulas, ensina aos profissionais as melhores maneiras de lidar com os alunos e suas famílias e oferece uma visão sobre como o sistema de ensino no Brasil caminha.
 
 

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE BACHARELADO E LICENCIATURA?

Tanto a licenciatura quanto o bacharelado permitem que o estudante obtenha o diploma de nível superior. Ambos os títulos permitem que o estudante saia da faculdade estando apto a trabalhar, fazer concurso público ou mesmo iniciar uma pós-graduação. Porém, é importante estar atento às diferenças, como mostraremos a seguir!
 

FOCO DE ATUAÇÃO

Esse é um dos principais diferenciais entre as modalidades. O bacharelado é focado na execução de atividades profissionais em diferentes cargos do mercado, já a licenciatura prepara para a ministração de aulas.
 

GRADE HORÁRIA

Os cursos de bacharelado têm matérias focadas mais nas práticas de mercado, considerando, para isso, uma preparação mais generalista. Por sua vez, quando se trata da licenciatura, há uma preocupação maior com matérias que embasam a atuação enquanto professor do aluno formado.
 

CURSOS

Uma coisa interessante que os diferenciam são os cursos. Nem todas as graduações oferecidos em grau de bacharelado existem em grau de licenciatura. Mas praticamente todas as licenciaturas têm uma versão para bacharéis.
 
 

QUAIS SÃO OS CURSOS DA UVA COM AMBAS AS OPÇÕES?

A UVA tem cursos que oferecem ambas as opções, ou seja, bacharelado e licenciatura. Entre as opções temos:
 
  • Educação Física;
  • Ciências Biológicas;
  • Letras.
 
 

POR QUE ESCOLHER UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE QUALIDADE?

A instituição de ensino faz toda a diferença quando se trata de obter um diploma. Uma faculdade de renome poderá oferecer um leque mais amplo de aceitação no mercado de trabalho, facilitando a contratação.
 
Além disso, boas instituições têm um investimento maior em infraestrutura, grade curricular, docentes e ambientes de ensino. Tudo isso favorece o aprendizado do estudante, preparando-o para os principais desafios da profissão. O conjunto tem impacto direto sobre a carreira profissional, trazendo uma formação ainda mais qualificada e alinhada às demandas da sociedade.
 
Como vimos ao longo deste artigo, saber a diferença entre bacharelado e licenciatura é crucial para fazer escolhas mais acertadas, alinhando assim o estudo aos seus objetivos enquanto profissional. Inclusive, existem cursos que dão a oportunidade de escolher entre um e outro, abrindo ainda mais o leque de possibilidades.
 
Se você tem interesse em saber mais sobre as oportunidades oferecidas pela UVA, as opções de cursos disponíveis e ingresso na graduação, entre em contato conosco!
 

 

Publicado em: Blog da UVA

Palavra-chave

Você também pose se interessar por

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com os nossos TERMOS DE USO E POLITICAS DE DADOS. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.