Além da criação: conheça áreas promissoras em Publicidade e Propaganda

Fazer parte dos processos de criação de campanhas publicitárias normalmente é o sonho daqueles que investem em uma graduação em Publicidade e Propaganda.
Fundamental para as agências de publicidade, o departamento de criação é, comumente, onde se concentram o maior número de funcionários e, é claro, os salários mais altos. De desenvolver peças de comunicação à criação de toda a base de expressão artística e visual das campanhas, o setor reúne os mais diversos cargos, tais como:
  • Diretor de Criação;
  • Supervisor de Criação e Materiais Publicitários e/ou Promocionais;
  • Web Designer;
  • Assistente de Criação;
  • Redator Publicitário;
  • Revisor;
  • Entre outros.
De modo geral, o reconhecimento, os prêmios, o exercício pleno da criatividade em cada etapa do processo e a excelência do trabalho em equipe (além dos altos salários) são algumas das características que mais chamam a atenção de quem vislumbra uma carreira na área.
Mesmo assim, o departamento de criação, apesar de ser o caminho clássico para quem se forma em PP (sigla bastante conhecida e usada para se referir à profissão de Publicidade e Propaganda), não é o único setor em que um publicitário pode se estabelecer com sucesso.
Cheio de opções promissoras e que vão muito além da criação, o mercado de publicidade permanece em alta entre as profissões das Ciências Humanas e oferece diversas possibilidades de atuação para seus profissionais. Muitas delas apresentam uma tendência de crescimento acelerado para os próximos anos, vislumbrando um futuro no qual as oportunidades são numerosas e rentáveis.
Saiba quais são as áreas mais promissoras onde um profissional de Publicidade e Propaganda pode atuar e fique por dentro das oportunidades que o mercado oferece. Acompanhe.

CRM – Customer Relationship Management

A crescente procura por estabelecer uma presença digital de peso faz com que, a cada dia, mais empresas procurem profissionais especializados em Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, para ter sucesso em seus negócios.
O publicitário que optar por atuar na área será o grande responsável por fazer a ponte entre a empresa e o cliente, principalmente no que diz respeito a identificar, coletar dados e traduzir os desejos e anseios do cliente em estratégias concretas.
Como um elo fundamental para que toda a comunicação seja clara e realista, é ele quem levanta as informações sobre as necessidades do cliente, quem orienta sobre as possibilidades internas de adaptação, quem define prazos e otimiza a entrega dos ativos, além de coletar dados fundamentais para implementar melhorias e ajudar a definir as estratégias ideais para otimizar a comunicação da marca.

 Marketing Digital

Na atualidade, o marketing digital tornou-se o principal conjunto de práticas utilizadas para divulgação de uma marca, produto ou serviço através das ferramentas on-line.
Como um setor que tem crescido exponencialmente nos últimos anos, a carência por bons profissionais de marketing digital é bem grande, o que traz a oportunidade de se colocar como um profissional de destaque, principalmente se você tem bons conhecimentos sobre:
  • Negócios;
  • Gestão;
  • Comportamento do consumidor;
  • Estratégias do mercado digital;
  • Ferramentas e recursos da web.
Para o setor, a chave é saber comunicar de forma correta, utilizando linguagens específicas para levar a informação através de sites, e-mails, redes sociais e qualquer outra ferramenta digital.
A expansão dos e-commerces e a necessidade de se adaptar à transformação digital trouxe grandes oportunidades para os profissionais da área, tornando essa uma das carreiras do futuro.
onde trabalha? Agências de publicidade, empresas públicas e privadas, consultorias e de forma autônoma.
modelo de contratação? Sobretudo Pessoa Jurídica, com boas possibilidades de contratação no regime CLT.
salários? De R$ 3.450 a mais de R$ 20.000, de acordo com o Guia Salarial 2021 produzido pela consultoria Robert Ralf.

Inteligência de Mercado

Os profissionais que trabalham na área de BI (Business Intelligence) – também conhecida como Inteligência de Mercado – e Big Data são os responsáveis por analisar o cenário e a situação do mercado, mapear as tendências de crescimento, analisar o perfil de clientes e da concorrência para identificar riscos e novas oportunidades de negócios, principalmente no meio digital.
Neste sentido, seu papel é utilizar técnicas e ferramentas para desenvolver estratégias que ampliem os cenários comerciais das empresas, tais como:
  • Análise SWOT;
  • Benchmarking;
  • Monitoramento de mídia;
  • Análise de dados.
O objetivo é entender o que se passa do lado de fora da empresa, utilizando todo esse material para aumentar sua competitividade e estimular setores internos a alcançar melhores resultados.
Um especialista na inteligência de mercado atua principalmente como um pesquisador, utilizando suas habilidades para compreender como um produto ou serviço é visto pelos clientes, tais como:
  • Entender se o preço está de acordo com o mercado;
  • Identificar oportunidades de criar novos produtos ou embutir diferenciais nos já produzidos;
  • Descobrir como os consumidores percebem a marca;
  • Compreender a mente de clientes atuais e potenciais.
Outra atribuição muito importante desses profissionais é estudar e compreender a concorrência, identificando suas estratégias e tendências de crescimento. Além disso, ele visualiza o mercado como um todo, investigando problemas, players e influenciadores, especializando-se na identificação de soluções criativas que a indústria tem oferecido para serem aplicadas às necessidades das empresas.
  • Onde trabalha? Agências de publicidade, empresas públicas e privadas, consultorias e de forma autônoma.
  • Modelo de contratação? Sobretudo Pessoa Jurídica, com boas possibilidades de contratação no regime CLT.
  • Salários? De R$ 3.450 a mais de R$ 15.000, de acordo com o Guia Salarial 2021 produzido pela consultoria Robert Ralf. 

Growth Marketing

Relativamente novo no Brasil, o setor de growth marketing nasceu a partir do conceito de utilizar ciência para conduzir experimentos dentro do funil de marketing. Sua intenção é alavancar um negócio através de estratégias e táticas não convencionais de marketing orientado ao crescimento.
Focado na escalabilidade do negócio, a área combina metodologias inovadoras, tais como:
  • Inbound marketing;
  • SEO;
  • Conteúdos virais;
  • Testes A/B;
  • Marketing de recomendação;
  • Entre outras.
Esses e outros recursos criativos são utilizados de forma técnica para estimular o crescimento rápido de um negócio. De modo geral, o setor possui duas oportunidades e cargos mais definidos e conhecidos atualmente, tais como:
Growth Hacking: Responsável pela criação, implementação e documentação de testes para realizar a melhoria contínua de todos os aspectos do negócio. Ele utiliza estratégias variadas para realizar a aquisição e atração de clientes, ativação dos consumidores, melhoria da experiência com seus produtos e/ou serviços, fidelização de clientes e aumento do nível de satisfação do público.
Growth Product Manager: Responsável por fazer com que os usuários e clientes identifiquem o valor e importância de produtos que já existem na empresa, otimizando-os em todos os aspectos (produção, comunicação, visual e similares) de maneira escalável.
Como vimos, o universo digital trouxe muitas oportunidades de crescimento para os profissionais de publicidade, ampliando suas possibilidades de atuação e carreira no Brasil e no mundo.
Se você deseja aproveitar as chances de entrar em um mercado bastante aquecido e realizar o sonho de cursar a faculdade dos seus sonhos, saiba que a UVA possui corpo docente qualificado e preparado para conduzir o curso de Publicidade e Propaganda, além de oferecer benefícios extras para os discentes, como cursos de inglês e liderança.
Quer saber mais sobre o curso de graduação em Publicidade e Propaganda? Então acesse o programa do curso agora mesmo.