Você está aqui

Publicidade e Propaganda

  • Próxima turma: confirme a abertura de turma de acordo com o campus e turno entrando em contato pelo chat do site.
  • Habilitação: Bacharelado
  • Duração: 4 anos
  • Campus e turno: campus Tijuca - manhã e noite | campi Barra e Cabo Frio - manhã

Campus Tijuca, Renovado Reconhecimento pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 1.468, de 3/5/2005. | Campus Barra da Tijuca, Portaria normativa n°40, de 12/12/2007. Lei n° 13.168, de 6/10/2015. | Campus Cabo Frio, Reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 47 de 22/5/2012

Modalidades dos cursos:

  • Presencial
    Presencial

A atividade de Comunicação é uma das mais importantes na história da humanidade. Por meio dela, os homens desenvolveram relações sociais, viveram em comunidade e diminuíram a distância entre os povos. A comunicação está presente em todas as esferas da sociedade. Em ambiente familiar, na comunidade, no mundo da cultura, na política. Está presente também na economia e, não por acaso, estabeleceu-se como um dos principais alicerces da globalização e cibersociedade. 

Na Universidade Veiga de Almeida, a formação em Comunicação é oferecida em dois cursos: Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Jornalismo agora não é mais uma habilitação em Comunicação Social. Quem concluir o curso e colar grau receberá um diploma de Bacharel em Jornalismo. 

O publicitário é um profissional preparado para pensar estrategicamente na divulgação de produtos, marcas e imagem de empresas em quaisquer segmentos de atuação. Elabora táticas de comunicação, cria campanhas para mídias digitais, tradicionais e alternativas, define a forma e os veículos de comunicação adequados para a efetividade da mensagem, planeja ações para o varejo na área de promoção e merchandising, desenvolve e implementa projetos de comunicação interna e ações de relações públicas, relacionamento e branding. Trabalha em roteiro e produção de audiovisuais para televisão, cinema e internet, gerando conteúdos para os mais diversos canais e pontos de contato entre marcas e clientes, de empresas com ou sem fins lucrativos. 

 

Diferenciais UVA
 

  • 1º lugar entre todas as universidades privadas do Estado do Rio de Janeiro, segundo o MEC*;

 

  • Publicidade e Propaganda da UVA é o melhor curso do Estado do RJ e 3º melhor do Brasil, entre universidades privadas, segundo última avaliação do ciclo ENADE do Ministério da Educação. Além disso, o curso de Publicidade é, numa escala de 1 a 5, quatro estrelas no Guia do Estudante dos melhores cursos do país.

 

  • O corpo docente é altamente qualificado, com titulação acadêmica de Mestres,  Doutores e pesquisadores do CNPQ, com nota máxima nas avaliações in locodo INEP/MEC. O colegiado tem  notória  experiência profissional nas principais empresas de comunicação do Brasil, como: Rede Globo, Rede Bandeirantes, TV CBN, Rede Brasil, O Globo, Jornal do Commercio, Grupo Bloch, Rádio MEC, Canal Futura, Globosat, InterTV (Alto Litoral), Editora Abril, Rádio JB,  e em grandes agências de Comunicação e Marketing;

 

  • Para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo, o ensino é centrado no protagonismo do aluno e no desenvolvimento do pensamento crítico por meio de disciplinas criativas tais como: Laboratório de Inovação Profissional, Criação Publicitária, Oficina de textos midiáticos, entre outras.

 

  • O projeto curricular centra-se em saberes e conteúdos específicos ao fazer publicitário que estimulam o pensamento crítico e orientado à resolução de problemas complexos, em atividades de classes e extra-classes, e visitas técnicas e culturais em empresas,  organizações do terceiro setor e espaços de cultura e entretenimento.

 

  • A interação ensino-aprendizagem é implementada por meio de diversas ações e metodologias ativas, disciplinas e atividades práticas supervisionadas pelos professores-mentores, com forte base teórica e técnica, e orientação acadêmica direcionada à prática profissional desde o primeiro período, com foco no conhecimento crítico e na visão empreendedora

 

  • As aulas práticas acontecem em ambientes adequados para o desenvolvimento da atitude profissional, desenvolvidos nos laboratórios do curso. Para tal, o aluno conta com a Casa de Comunicação, lugar que abriga os principais laboratórios do curso de Publicidade.

 

  • A agência Criativa, centro de criação e produção publicitárias, é o espaço equipado com ferramentas e tecnologias para a criação e produção de campanhas publicitárias para clientes internos e parceiros. Saiba mais aqui

 

  • O vídeo tem sido o formato mais usado pelas empresas para divulgar seus conteúdos, marcas e produtos. Por isso, o curso de Publicidade da UVA dispõe de um laboratório exclusivo, a Criativa Imagem e Web, para o desenvolvimento da competência videomaker, além de outras disciplinas que realizam projetos audiovisuais, tais como clips, web-séries, comerciais, podcasts, spots para rádio e para diversas produções sonoras. Saiba mais aqui.

 

  • Ainda no campo do audiovisual, o aluno pode aprender e aperfeiçoar suas habilidades multimídias num verdadeiro Sistema de Comunicação: Radio UVA, TV UVA,  Centro de Produção, que oferecem a todos os alunos ingressantes cursos gratuitos de capacitação (com certificação) em Roteiro,  Produção de TV e de Apresentação e Midia Training. Saiba mais aqui e aqui.

 

  • Para atuar nas empresas com gestores de comunicação, geradores de conteúdos, social medias, analistas de performance e inteligência de mercado, os alunos do curso de Publicidade podem atuar no Laboratório de Comunicação Interna, que conta com inúmeros canais de comunicação, participando da montagem da agenda positiva dos clientes atendidos. Saiba mais aqui.

 

  • O curso tem o seu próprio concurso publicitário: a Mostra de Publicidade UVA, e anualmente premia os melhores trabalhos, que são julgados por um comitê de professores e profissionais do mercado. Saiba mais aqui.

 

  • Nos últimos períodos todos os alunos realizam estágios supervisionados, tendo em vista que esta prática profissional faz parte do projeto pedagógico do curso, pois permite uma melhor formação aos futuros publicitários. Além disso, o curso oferece algumas disciplinas que ampliam a competitividade de mercado ensinando a montar a sua pasta de portfólio e a realizar grandes eventos.

 

  • A UVA tem convênio com inúmeras empresas para o desenvolvimento de projetos de cooperação técnica-científica. O curso de Publicidade atua numa ação integrada com outros cursos, participando de inúmeros projetos em e para diversas empresas.

 

  • Google, Coca-Cola, Rede Globo de Televisão, Record Rio, Artplan, Ipiranga, Agência B2W, Agência Wink Midia, Petrobrás, Beleza Natural, Reserva, Teatro Riachuelo, BRMalls, Museu do Amanhã e FCB Brasilsão apenas algumas das centenas de boas empresas onde atuam os alunos que se formaram  na UVA.  O índice de empregabilidade dos egressos é alto e os gestores de RH aprovam e elogiam o perfil profissional centrado na criatividade, na inovação e na ética organizacional. ​

 

  • Em 2020, o curso de Publicidade UVA participará do Projeto Cristo Redentor 90 Anos, com concurso para criação da marca e campanhas de ativação. Uma campanha publicitária de grande visibilidade e que proporcionará uma experiência única de aprendizagem.  

 

  • Agência Experimental ONZE para prática desde o primeiro período com clientes, projetos e problemas reais para experimentação em várias áreas da publicidade. 

 

  • Pesquisa científica em linha com as demandas do mercado no Laboratório de Estudos Integrados em Criatividade e Economia Criativa.

 

  • Atuação na produção de grandes eventos, como a SECOM - SEMANA DE COMUNICAÇÃO, com ênfase em construção de currículo e resolução de problemas.

 

  • Mostra de Publicidade para divulgação de trabalhos dos alunos a profissionais e empresas de destaque no mercado - networking e desenvolvimento do estudante. 

 

  • Casa da Comunicação: Viva a experiência real do mercado publicitário desde o primeiro período, com mentoria de veteranos e professores em um complexo criativo composto por 10 laboratórios experimentais, como agência de publicidade, produtora, laboratório de promoção, eventos e live marketing, núcleo de pesquisa em publicidade e propaganda, laboratório de inovação, empreendedorismo e pesquisa, núcleo de fotografia, rádio e TV UVA. 

             Agência Criativa –  Agência Experimental (obrigatório); 

             NFOTOS – Laboratório de Fotografia (obrigatório);

             Criativa Imagem & Web – Produtora  audiovisual– futura Alquímia Produções;

             NUPp – Núcleo de Pesquisa em Publicidade;

             LabProm – Laboratório de Promoção, Eventos e Live Marketing; 

             MediaLab – Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Pesquisa;

             TV UVA – Prática publicitária/ Produção / Edição;

             Rádio UVA – Prática Publicitária; 

            AgeCom – Prática Publicitária.

 

 

  • Disciplinas que levam as discussões e práticas do mercado para a sala de aula:
               Tecnologias Exponenciais da Comunicação;
               Criatividade Publicitária;
               Laboratório de Inovação Empreendedora;
               Escrita Criativa e Storytelling;
               Video Marker;
               Podcast e webrádio;
               Inteligência Artificial e Big Data;
               Design Thinking e Linguagens gráficas;
               Design & Layout
               Planejamento de Campanhas Integradas;
               Agência de Comunicação e Atendimento.
 
  • NES – Núcleo de E-sports: Além de participar das disputas, você acompanhará de perto todas as oportunidades profissionais do mercado de e-sports.

 

  • Empregabilidade: Mentorias (Medialab; Senior; Junior) - Programas de acompanhamento e apoio à carreira acadêmica e profissional dos alunos de publicidade e propaganda, com mentoria em processos seletivos de estágios e empregos. Visitas técnicas em empresas (ex: Projac, Vivo Academy, Rir Arplan, Rede Globo);

 

  • SECOM – Semana da Comunicação: Experiência de imersão, capacitação e espaços instagramáveis, além de troca de experiência com grandes nomes do mercado;

 

  • Oportunidade de vivenciar experiências em grandes eventos de projeção internacional — Museu mais doce do mundo e Rio2C — com reconhecimento dos organizadores pela competência e comprometimento. Participação e destaque em eventos acadêmicos: 1º lugar na EXPOCOM 2019 – Fotopublicidade;

 

  • Central de Podcast - lançamento central de podcast para compartilhamento de experiências de estudantes e professores em produção em parceria com as agências experimentais.
 
  • Conheça outros projetos inovadores do curso:

    Prática Profissional Desde O Primeiro Período Nos Labs;

    Seminário De Tcc Aberto Ao Público; 

    Mostra De Publicidade Dos Trabalhos Dos Alunos Com Premiação; 

    Fórum De Comunicação, Cultura E Inovação /Ccjf;

    Primeiro Longa Produzido Pela Produtora Experimental (Sentido Dos Fios);

    Produção De Um Vídeo-Clip Para Uma Banda Dos Alunos A Cada Ano (Banda Carmem/Camila Mcbe) ;

    Click Uva – Mostra De Fotografia.

 

* Maior nota ENADE entre todas as universidades privadas do Estado do Rio de Janeiro na última avaliação do ciclo ENADE do Ministério da Educação, em 2018.

 

Mercado de Trabalho

Em razão do aumento de conectividade digital o mercado de trabalho para o publicitário está muito aquecido. Nunca antes na história da humanidade a comunicação foi tão essencial para as relações interpessoais e no gerenciamento dos negócios de todos os setores produtivos da sociedade. O crescimento da internet e das redes sociais fez das ações de comunicação algo fundamental e estratégico. Há demanda por profissionais com formação integral, multimídia e multitarefa, para atuar nos meios digitais, tradicionais e alternativos da comunicação.

O publicitário encontra opções de trabalho, além de poder empreender no seu próprio negócio,  nas áreas de Criação, Design, Planejamento, Atendimento, Web e Mídia de agências de comunicação, em empresas fornecedoras de projetos de comunicação e branding,  em produtoras de vídeo e som,   em departamentos de marketing e comunicação de empresas, no setor de varejo, em empresas de pesquisa e inteligência de mercado, em empresas de entretenimento e em organizações do setor público e sem-fim lucrativos.

 

Coordenação Tijuca












Profa. Ediana Abreu Avelar
E-mail[email protected]
Horário de atendimento:
Segunda-feira, das 11h às 17h
Terça e quinta-feira, das 10h às 12h e das 15h às 20h

 

 

Coordenação Barra 

  








Profa. Renata Feital
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento:
Terça-feira: de 9h30 às 19h

Formação Acadêmica:
Bacharel em Comunicação Social (Faculdade da Cidade), Bacharel em Sociologia (UERJ), Especialização em Langue, Litteratura e Civilisation Française. Université de Paris X, Nanterre; curso de Roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro; Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Editora da Revista Acadêmica da Universidade Veiga de Almeida - Revista Aquila. Pesquisadora na área de ciberativismo, narrativas sobre Identidade e Feminismo.

Experiência profissional:
Atuou como Repórter no Jornal do Brasil, Assessora de Imprensa no Camping Clube do Brasil, Repórter de Cultura e Moda. Atualmente é Coordenadora do Curso de Graduação em Jornalismo (UVA/BARRA) e professora universitária.

 

Coordenação Cabo Frio

Prof.ª. Vanessa de Moraes Ribeiro
Horário de atendimento:
Segunda-feira, das 18h às 22h
Quarta-feira, das 18h às 22h
Quinta-feira, das 11h às 13h
 

 

Duração estimada: 4 anos
1° PERÍODO 
DISCIPLINA
Laboratório De Criação
Escrita Criativa: Discursos
Tecnologias Exponenciais Da Comunicação
Mídia E Sociedade
Leitura E Produção Acadêmica 
2° PERÍODO
DISCIPLINA
Construção Do Pensamento
Teorias Da Comunicação
Escrita Criativa: Narrativas
Linguagem Audiovisual
Comunicação E Transformações Globais
3° PERÍODO
DISCIPLINA
Análise E Prática Da Cor
Edição E Criação De Imagens Digitais
Gestão De Marketing
Fotografia E Vídeo
Criatividade Publicitária 
Eletiva 1
4° PERÍODO 
DISCIPLINA 
Sociologia 
Sociedade, Cultura E Contemporaneidade
Plano De Marketing
Técnicas De Redação Publicitária
Direção De Arte Em Publicidade 
Pesquisa E Inteligência De Mercado
Fotopublicidade
5° PERÍODO
DISCIPLINA
Ciência De Dados E Inteligência Artificial
Mídias Publicitárias
Design De Interfaces: UX E UI
Produção Publicitária Para Audiovisual
Business Creativity  E Design Thinking 
Promoção E Merchandising
Economia Política
6° PERÍODO
DISCIPLINA
Eletiva 2
Gestão De Projetos Em Comunicação 
Mídias Interativas E Métricas
Gestão De Negócios Da Indústria Criativa
Comportamento Do Consumidor E Neuromarketing
Estágio Supervisionado Em Publicidade I
Planejamento De Comunicação
7° PERÍODO 
DISCIPLINA
Práticas Empreendedoras
Agência De Comunicação
Webradio E Podcast
Estágio Supervisionado Em Publicidade Ii
Tcc Em Publicidade I
Eventos E Experiências 
Eletiva 3
Gestão De Produto E Branding
8° PERÍODO 
DISCIPLINA
Tcc Em Publicidade II 
Legislação, Ética E Direito Autoral
Comunicação Inclusiva 
Tópicos Especiais 1
Tópicos Especiais 2
Eletiva 4 

 

O processo, passo a passo:

1

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Clique em Solicitar Info
2

Tem todas as informações e já escolheu o seu curso?

Então, inscreva-se!
3

Não se esqueça de conferir os documentos necessários para efetuar sua matrícula.

Ver documentos
4

Já foi aprovado e tem todos os documentos? Hora de fazer a matrícula.

Matricule-se!

Consulte aqui o preço e o desconto para o seu curso.

 

 

 
 
 

A UVA oferece infraestrutura acadêmica e tecnológica inovadora Biblioteca                        Centro de Saúde                        Laboratórios

 

A UVA pertence à Ilumno, uma Rede de internacional de ensino superior.

Que hacen los estudiantes 2 - Pertence à Ilumno

Aproveite esta oportunidade e dê um passo à frente na sua carreira.

Que hacen los estudiantes 3 - Aproveite esta oportunidade

Conteúdo audiovisual desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social da UVA

1

Tijuca

Endereço:

Rua Ibituruna, 108

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

2

Barra

Endereço:

Av. Gal Felicissimo Cardoso, 500

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

Cabo Frio
3

Cabo Frio

Endereço:

Estrada Perynas, S/N

Ver no mapa

Contato:

0800 024 6172

Como é?:

Ver fotos

Sua carreira está te esperando