Você está aqui

Publicidade e Propaganda

Comunicação Social

  • Próxima turma: 2º semestre de 2019
  • Habilitação: Bacharelado
  • Duração: 4 anos
  • Campus e turno: Campi Cabo Frio e Barra: manhã e noite | Campus Tijuca: manhã

Campus Tijuca, Renovado Reconhecimento pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 1.468, de 3/5/2005. | Campus Barra da Tijuca, Portaria normativa n°40, de 12/12/2007. Lei n° 13.168, de 6/10/2015. | Campus Cabo Frio, Reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 47 de 22/5/2012

Modalidades dos cursos:

  • Presencial
    Presencial

A atividade de Comunicação é uma das mais importantes na história da humanidade. Por meio dela, os homens desenvolveram relações sociais, viveram em comunidade e diminuíram a distância entre os povos. A comunicação está presente em todas as esferas da sociedade. Em ambiente familiar, na comunidade, no mundo da cultura, na política. Está presente também na economia e, não por acaso, estabeleceu-se como um dos principais alicerces da globalização e cibersociedade. 

Na Universidade Veiga de Almeida, a formação em Comunicação é oferecida em dois cursos: Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Jornalismo agora não é mais uma habilitação em Comunicação Social. Quem concluir o curso e colar grau receberá um diploma de Bacharel em Jornalismo. 

O publicitário é um profissional preparado para pensar estrategicamente na divulgação de produtos, marcas e imagem de empresas em quaisquer segmentos de atuação. Elabora táticas de comunicação, cria campanhas para mídias digitais, tradicionais e alternativas, define a forma e os veículos de comunicação adequados para a efetividade da mensagem, planeja ações para o varejo na área de promoção e merchandising, desenvolve e implementa projetos de comunicação interna e ações de relações públicas, relacionamento e branding. Trabalha em roteiro e produção de audiovisuais para televisão, cinema e internet, gerando conteúdos para os mais diversos canais e pontos de contato entre marcas e clientes, de empresas com ou sem fins lucrativos. 

 

Diferenciais UVA
 

  • Desempenho entre as melhores do Rio de Janeiro nas avaliações do INEP/MEC. Publicidade e Propaganda da UVA têm nota 4 no Enade. Além disso, o curso de Publicidade é, numa escala de 1 a 5, quatro estrelas no Guia do Estudante dos melhores cursos do país.

 

  • O corpo docente é altamente qualificado, com titulação acadêmica de Mestres,  Doutores e pesquisadores do CNPQ, com nota máxima nas avaliações in locodo INEP/MEC. O colegiado tem  notória  experiência profissional nas principais empresas de comunicação do Brasil, como: Rede Globo, Rede Bandeirantes, TV CBN, Rede Brasil, O Globo, Jornal do Commercio, Grupo Bloch, Rádio MEC, Canal Futura, Globosat, InterTV (Alto Litoral), Editora Abril, Rádio JB,  e em grandes agências de Comunicação e Marketing;

 

  • Para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo, o ensino é centrado no protagonismo do aluno e no desenvolvimento do pensamento crítico por meio de disciplinas criativas tais como: Laboratório de Inovação Profissional, Criação Publicitária, Oficina de textos midiáticos, entre outras.

 

  • O projeto curricular centra-se em saberes e conteúdos específicos ao fazer publicitário que estimulam o pensamento crítico e orientado à resolução de problemas complexos, em atividades de classes e extra-classes, e visitas técnicas e culturais em empresas,  organizações do terceiro setor e espaços de cultura e entretenimento.

 

  • A interação ensino-aprendizagem é implementada por meio de diversas ações e metodologias ativas, disciplinas e atividades práticas supervisionadas pelos professores-mentores, com forte base teórica e técnica, e orientação acadêmica direcionada à prática profissional desde o primeiro período, com foco no conhecimento crítico e na visão empreendedora

 

  • As aulas práticas acontecem em ambientes adequados para o desenvolvimento da atitude profissional, desenvolvidos nos laboratórios do curso. Para tal, o aluno conta com a Casa de Comunicação, lugar que abriga os principais laboratórios do curso de Publicidade.

 

  • A agência Criativa, centro de criação e produção publicitárias, é o espaço equipado com ferramentas e tecnologias para a criação e produção de campanhas publicitárias para clientes internos e parceiros. Saiba mais aqui

 

  • O vídeo tem sido o formato mais usado pelas empresas para divulgar seus conteúdos, marcas e produtos. Por isso, o curso de Publicidade da UVA dispõe de um laboratório exclusivo, a Criativa Imagem e Web, para o desenvolvimento da competência videomaker, além de outras disciplinas que realizam projetos audiovisuais, tais como clips, web-séries, comerciais, podcasts, spots para rádio e para diversas produções sonoras. Saiba mais aqui.

 

  • Ainda no campo do audiovisual, o aluno pode aprender e aperfeiçoar suas habilidades multimídias num verdadeiro Sistema de Comunicação: Radio UVA, TV UVA,  Centro de Produção, que oferecem a todos os alunos ingressantes cursos gratuitos de capacitação (com certificação) em Roteiro,  Produção de TV e de Apresentação e Midia Training. Saiba mais aqui e aqui.

 

  • Para atuar nas empresas com gestores de comunicação, geradores de conteúdos, social medias, analistas de performance e inteligência de mercado, os alunos do curso de Publicidade podem atuar no Laboratório de Comunicação Interna, que conta com inúmeros canais de comunicação, participando da montagem da agenda positiva dos clientes atendidos. Saiba mais aqui.

 

  • O curso tem o seu próprio concurso publicitário: a Mostra de Publicidade UVA, e anualmente premia os melhores trabalhos, que são julgados por um comitê de professores e profissionais do mercado. Saiba mais aqui.

 

  • Nos últimos períodos todos os alunos realizam estágios supervisionados, tendo em vista que está prática profissional faz parte do projeto pedagógico do curso, pois permite uma melhor formação aos futuros publicitários. Além disso, o curso oferece algumas disciplinas que ampliam a competitividade de mercado ensinando a montar a sua pasta de portfólio e a realizar grandes eventos.

 

  • A UVA tem convênio com inúmeras empresas para o desenvolvimento de projetos de cooperação técnica-científica. O curso de Publicidade atua numa ação integrada com outros cursos, participando de inúmeros projetos em e para diversas empresas.

 

  • Google, Coca-Cola, Rede Globo de Televisão, Record Rio, Artplan, Ipiranga, Agência B2W, Agência Wink Midia, Petrobrás, Beleza Natural, Reserva, Teatro Riachuelo, BRMalls, Museu do Amanhã e FCB Brasilsão apenas algumas das centenas de boas empresas onde atuam os alunos que se formaram  na UVA.  O índice de empregabilidade dos egressos é alto e os gestores de RH aprovam e elogiam o perfil profissional centrado na criatividade, na inovação e na ética organizacional. 

Mercado de Trabalho

Em razão do aumento de conectividade digital o mercado de trabalho para o publicitário está muito aquecido. Nunca antes na história da humanidade a comunicação foi tão essencial para as relações interpessoais e no gerenciamento dos negócios de todos os setores produtivos da sociedade. O crescimento da internet e das redes sociais fez das ações de comunicação algo fundamental e estratégico. Há demanda por profissionais com formação integral, multimídia e multitarefa, para atuar nos meios digitais, tradicionais e alternativos da comunicação.

O publicitário encontra opções de trabalho, além de poder empreender no seu próprio negócio,  nas áreas de Criação, Design, Planejamento, Atendimento, Web e Mídia de agências de comunicação, em empresas fornecedoras de projetos de comunicação e branding,  em produtoras de vídeo e som,   em departamentos de marketing e comunicação de empresas, no setor de varejo, em empresas de pesquisa e inteligência de mercado, em empresas de entretenimento e em organizações do setor público e sem-fim lucrativos.

 

Coordenação Tijuca

Profa. Ediana Abreu Avelar
E-mail[email protected]
Horário de atendimento:
Segunda-feira, das 11h às 17h
Terça e quinta-feira, das 10h às 12h e das 15h às 20h

 

Coordenação Barra

Profa. Renata Feital
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento:
Terça-feira - de 9h30 às 16h
Quinta-feira - de 9h30 às 18h

 

Coordenação Cabo Frio

Prof.ª. Vanessa de Moraes Ribeiro
Horário de atendimento:
Segunda-feira, das 18h às 22h
Quarta-feira, das 18h às 22h
Quinta-feira, das 11h às 13h
 

 

Duração estimada: 4 anos
  • Comunicação e Discurso
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação
  • Estudos em Comunicação
  • Laboratório de Inovação Profissional 
  • Comunicação e Mundo Contemporâneo
  • Fotografia
  • Laboratório de Redação e Expressão
  • Linguagens Audiovisuais 
  • Ciência, Tecnologia e Sociedade 
  • Marketing em Comunicação
  • Criação Publicitária
  • Fotopublicidade 
  • Comunicação e Imagem 
  • Comunicação e Realidade Brasileira
  • Teorias Contemporâneas da Comunicação
  • Comunicação, Arte e Cultura
  • Redação Publicitária para Mídia Impressa
  • Direção de Arte 
  • Produção Gráfica Visual 
  • Infografia
  • Planejamento Estratégico de Marketing
  • Métricas e Planejamento de Mídia 
  • Redação Publicitária para Audiovisual
  • Produção Publicitária para Audiovisual 
  • Design Digital 
  • Mídias Interativas 
  • Cultura e Contemporaneidade 
  • Comunicação e Sociedade de Consumo
  • Comunicação e Práticas Sociais 
  • Marketing Digital 
  • Legislação e Ética em Publicidade 
  • Pratica Profissional em Publicidade 
  • Empreendedorismo 
  • Planejamento de Comunicação Integrada 
  • Economia Criativa
  • Produção Pub. para Web e Mídias Convergentes 
  • Agência Experimental 
  • Promoção e Merchandising 
  • Gestão de Produtos e Branding 
  • ​Projeto de Portifólio

 

 

O processo, passo a passo:

1

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Clique em Solicitar Info
2

Tem todas as informações e já escolheu o seu curso?

Então, inscreva-se!
3

Não se esqueça de conferir os documentos necessários para efetuar sua matrícula.

Ver documentos
4

Já foi aprovado e tem todos os documentos? Hora de fazer a matrícula.

Matricule-se!

Consulte aqui o preço e o desconto para o seu curso.

 

 

 
 
 

A UVA oferece infraestrutura acadêmica e tecnológica inovadora Biblioteca                        Centro de Saúde                        Laboratórios

 

A UVA pertence à Ilumno, uma Rede de internacional de ensino superior.

Que hacen los estudiantes 2

Aproveite esta oportunidade e dê um passo à frente na sua carreira.

Que hacen los estudiantes 3

Conteúdo audiovisual desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social da UVA

1

Tijuca

Endereço:

Rua Ibituruna, 108

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

2

Barra

Endereço:

Av. Gal Felicissimo Cardoso, 500

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

Cabo Frio
3

Cabo Frio

Endereço:

Estrada Perynas, S/N

Ver no mapa

Contato:

0800 024 6172

Como é?:

Ver fotos

Sua carreira está te esperando