Você sabe o que é uma empresa júnior? Venha descobrir!

Ela representa um dos maiores movimentos de empreendedorismo realizados atualmente. Também reúne alunos universitários de diversas áreas que desejam ter experiência profissional e desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança. A atividade é voluntária e permite aplicar, na prática, o conhecimento obtido em sala de aula. Mas afinal, o que é uma empresa júnior?
Para que não restem dúvidas sobre o assunto, preparamos este post com as principais informações sobre o assunto e mostramos o que você precisa fazer para abrir uma. Boa leitura!

O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR?

Empresa júnior é uma organização sem fins lucrativos constituída por alunos de um ou mais cursos de graduação. Os serviços são prestados com valores abaixo do mercado e todo o faturamento é destinado à capacitação dos membros voluntários. Assim, ela oferece experiência corporativa que promove o conhecimento e fomenta o crescimento pessoal e profissional dos jovens.
Além disso, conecta o mercado de trabalho às instituições de ensino e oferece projetos de consultoria ao público. Isso permite que os membros transmitam para a sociedade um pouco do que aprenderam na universidade.

COMO FUNCIONA A EMPRESA JÚNIOR NA PRÁTICA?

As empresas desse tipo funcionam de forma semelhante às organizações tradicionais. Para ingressar em uma, é necessário participar de um processo seletivo. Em geral, ele consiste em provas de conhecimentos gerais, dinâmicas de grupo, entrevistas etc.
As etapas variam em cada uma, mas seguem o mesmo escopo geral. Os avaliadores também são alunos que contam com a dedicação e o comprometimento dos colegas em contribuir para o crescimento e desenvolvimento do negócio.
Depois de ser aprovado no processo seletivo, cada estudante é direcionado para um setor específico (diretoria, marketing, projetos etc.), de acordo com as suas metas e características pessoas. Nesse momento, ele passa a desempenhar funções de acordo com o cargo que ocupa.

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UMA EMPRESA JÚNIOR?

A principal característica de uma empresa júnior é o vínculo que existe com a instituição de Ensino Superior. Os alunos voluntários devem ser acompanhados por um professor e pela diretoria da faculdade.
Esse apoio tem o objetivo de promover investimentos, oportunidades e networking para todos. Isso ajuda a lapidar profissionais diferenciados e empreendedores mais bem preparados para o mercado de trabalho.
A Lei 13.267/2016 reconhece e regulamenta as empresas juniores e autoriza seu funcionamento em faculdades. Com isso, outra característica importante dessas organizações é que elas são associações integradas e geradas por alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, com foco no desenvolvimento acadêmico e profissional dos membros.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA EMPRESA JÚNIOR?

Aproveite que você entendeu o que é uma empresa júnior e conheça as vantagens desse movimento!

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Experiência profissional é um requisito importante no momento de conseguir até mesmo o primeiro emprego. Os membros de uma empresa nesse formato conquistam essa vivência por meio da realização de projetos, nos quais é possível colocar em prática todo o conhecimento adquirido na sala de aula.
Além disso, a vivência nesse contexto ajuda a desenvolver habilidades importantes, como oratória, proatividade, trabalho em equipe, liderança, responsabilidade e profissionalismo. O crescimento pessoal é outro diferencial, já que é preciso saber lidar com pessoas e ambientes diferentes.

INTENSIFICAÇÃO DO APRENDIZADO

Ao participar de uma empresa júnior, você vai conviver com alunos de diferentes períodos. Com isso, é possível trocar experiências e obter novos aprendizados. Afinal, mesmo com seminários, projetos, oficinas e exercícios exigidos na faculdade, é muito mais fácil praticar o conhecimento teórico por meio da vivência profissional.

TRABALHO EM EQUIPE

Essas organizações são formadas por setores e equipes que precisam trabalhar em conjunto para atingir todos os objetivos. Assim, saber cooperar com o grupo é uma habilidade essencial.
Além disso, você pode ocupar um cargo de liderança e exercer influência na equipe. Isso permitirá desenvolver competências como motivação, gestão de tempo e recursos, produtividade e delegação de tarefas.

CURRÍCULO DIFERENCIADO

Mesmo com boas notas, a falta de experiência profissional é um grande problema na vida de muitos universitários. Ao participar de uma empresa júnior, você pode melhorar o currículo e descrever os projetos desenvolvidos para chamar a atenção dos recrutadores e conseguir uma oportunidade no mercado.

COMO MONTAR UMA EMPRESA JÚNIOR?

O primeiro passo para montar uma empresa júnior é ter um plano de negócios bem pensado e elaborado e contar com uma equipe engajada e disposta a se dedicar integralmente ao projeto.
Depois, busque o apoio de um professor e da instituição de ensino. Para isso, converse com a administração da faculdade e apresente o projeto. O próximo passo é documentar de forma organizada o plano elaborado e registrar quem são os membros da equipe, o valor que vocês têm para colocar a ideia em prática e o que os estudantes esperam da faculdade.
Outro ponto muito importante é saber todas as variáveis presentes na questão financeira. Analise quanto se tem de receita ou crédito e qual valor, aproximadamente, será gasto. Assim como qualquer negócio, o projeto deve ter um capital de investimentos para ter continuidade.
Na UVA, alunos de diversos cursos, como Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharias, Comunicação Social, Ciência da Computação, Psicologia e Relações Internacionais podem participar de empresas juniores para complementar a formação profissional. A UVA Jr. e a Salto Consultoria são as opções para o campus Tijuca.

QUAIS SÃO OS IMPACTOS DA EMPRESA JÚNIOR PARA A SOCIEDADE?

As empresas juniores atuam em diversas áreas, oferecendo diferentes tipos de serviços para a sociedade. Assim, é grande o impacto que essas organizações têm na economia tanto local quanto do país.
Outro ponto importante é que conseguem oferecer serviços de qualidade para companhias de pequeno, médio e grande porte. Por ter fins educacionais e não lucrativos, é possível fazer um trabalho bem executado e com um preço acessível.
Especialmente em momentos econômicos pouco favoráveis, empresas seniores contratam juniores para encontrar soluções criativas, proveitosas e viáveis para continuar crescendo no meio. Por isso, existem muitas oportunidades para quem deseja abrir uma empresa nesse modelo.
Ela contribui para o desenvolvimento da sociedade porque oferece serviços a baixo custo. Além disso, ajuda a formar profissionais mais maduros e responsáveis. Agora que você sabe o que é uma empresa júnior e conhece os benefícios de participar de uma, não fique de fora desse movimento!
Gostou do assunto? Então, siga nossos perfis nas redes sociais e não perca nenhuma novidade! Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Instagram!