Saiba por que você deveria fazer Direito na UVA!

O curso de Direito é um dos mais procurados no país. Por ter esse status, alguns estudantes ficam com um pé atrás no momento da escolha, pois lidam com a insegurança da concorrência que acontece, sobretudo, no mercado de trabalho.
Se você passa por essa incerteza, saiba que, hoje em dia, a disputa existe em todas as carreiras. Contudo, saber fazer boas escolhas desde o começo é essencial para o sucesso profissional.
Neste post você vai saber quais são as possibilidades de atuação e entender por que fazer o curso de Direito da UVA é uma ótima decisão! Para nos ajudar em algumas respostas, conversamos com Diogo Oliveira Muniz Caldas, coordenador do curso no Campus Tijuca. Vamos lá?

POR QUE ESTUDAR DIREITO

O ser humano está sempre em busca de satisfazer suas necessidades. Ao mesmo tempo, as pessoas têm seus próprios valores e pensamentos. Isso pode fazer com que tenham divergências e entrem em conflito. Ter alguém de fora, que ajude a encontrar a solução mais justa a todos é importante. Assim, o profissional da área sempre será uma figura fundamental.
O curso de Direito também propicia bons salários. Um advogado ganha, em média, R$3.539. Já um juiz, no Rio, começa ganhando R$30.000, de acordo com o último concurso do TJ-RJ, em 2019. Nada mau, não é?
Além disso, o mercado é um dos mais amplos por permitir escolher diversas carreiras.

ÁREAS DE ATUAÇÃO EM DIREITO

Como falamos, são várias possibilidades de atuação:
  • órgãos públicos: o estudante fará concurso e escolherá um cargo como juiz, procurador da república, defensor público, delegado, entre outros;
  • iniciativa privada: ele será autônomo e seguirá a advocacia, com atuação em uma das inúmeras áreas, como Direito do Trabalho, Direito Penal, Direito do Consumidor;
  • consultoria: prestará ajuda e orientações para pessoas físicas e jurídicas sobre diversas situações;
  • licenciatura: poderá dar aulas em faculdades e cursinhos para concursos, de maneira presencial e online.

MERCADO DE TRABALHO EM DIREITO

Na visão do coordenador do curso na UVA, o mercado de trabalho em Direito é um dos mais fortes, e a tendência é que isso continue. Contudo, assim como as demais profissões, aqui também nos deparamos com algumas mudanças proporcionadas pelas transformações tecnológicas.
Isso, porém, não deve ser motivo de receio, pois a inteligência artificial apenas facilitará algumas atividades, por automatizações. Ainda caberá ao profissional saber interpretar e aplicar a lei em cada caso concreto, fazendo valer não só o direito da pessoa, mas, sobretudo, o bom senso.
As oportunidades são boas em qualquer campo, mas com a concorrência grande, é importante atentar para algumas questões. Por exemplo, quem pretende seguir a carreira pública deve saber que o país diminuiu o ritmo nas contratações. Assim, o candidato precisará se dedicar muito mais do em épocas anteriores.
A dica, para qualquer um, é investir em si mesmo desde o começo. É fundamental buscar uma faculdade de qualidade, estudar desde a primeira aula e fazer bons estágios. Especializações também farão a diferença. Além disso, é essencial ficar de olho nas tendências, que, certamente, estarão ligadas ao uso da tecnologia.
Por fim, segundo Diogo Caldas, é legal, ainda, seguir o próprio ritmo durante a faculdade. Nesse sentido, é interessante não se autossabotar. “A maior concorrência que o aluno pode ter é com ele mesmo”, completa.
Ele exemplifica que, algumas vezes, o estudante acumula módulos e outras obrigações para serem feitas na mesma época dos estágios da faculdade. Isso pode levar a uma sobrecarga e mau aproveitamento da graduação e das aulas.

DIFERENCIAIS DO CURSO DE DIREITO DA UVA

São vários os diferenciais da UVA. Selecionamos os principais!

AS DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES E A PRÁTICA

O curso de Direito da UVA tem foco nas disciplinas profissionalizantes. Para o entrevistado, “há muito tempo, as universidades se preocupavam apenas com o conhecimento teórico, e o profissional tinha que seguir essa linha. Atualmente, com o mercado de trabalho e o mundo diferente, ele também deve saber aplicar a teoria”.
Além de a UVA incentivar os professores a sempre levarem exemplos práticos nas aulas, há um Núcleo de Prática Jurídica. “Ele é referência e foi muito bem qualificado nas últimas visitas do Ministério da Educação, o que nos dá orgulho”, conta Diogo Caldas.
É nesse espaço que os alunos a partir do 7º semestre realizam os estágios supervisionados. A infraestrutura do local é bem planejada para oferecer conforto e suprir qualquer necessidade. Ar condicionado, wi-fi, computadores e livros são alguns dos recursos disponibilizados.

A INTEGRAÇÃO E A FLEXIBILIDADE

A UVA também investe na pluralidade do curso. “Trabalhamos com a integração entre a graduação de Direito e os outras da nossa universidade. Hoje, um curso de ensino superior não pode ser isolado dos demais”, aponta o coordenador.
Isso significa que o aluno pode moldar sua progressão acadêmica de acordo com seus desejos e anseios. Por exemplo: pegar matérias de Relações Internacionais, Administração, Ciências Contábeis e Psicologia. Cada um tem liberdade para fazer o próprio caminho.

O RECONHECIMENTO DA OAB

Além disso, a formação conta com o reconhecimento da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Segundo Diogo Caldas, “o trabalho sempre é feito para desenvolver o melhor profissional, com a chancela da OAB, possibilitando que o mercado saiba que, na nossa instituição, saem pessoas qualificadas e preparadas para os desafios aos quais são colocadas”.

O CORPO DOCENTE

“Temos um corpo docente qualificado em relação à titulação. Hoje, todos os professores do curso de Direito da Universidade Veiga de Almeida são mestres e doutores”, explica o entrevistado.
Ele explica que, além dos títulos, o perfil é rico e diversificado, já que existem promotores, advogados e procuradores. Isso leva mais experiências às aulas e serve como um espelho, para que os alunos percebam que eles também podem chegar lá.
Ele ainda comenta que existe, por parte da instituição, um incentivo para que os docentes participem de congressos, profiram palestras, publiquem artigos e pesquisas. Muitos deles fazem isso, inclusive, fora do Brasil.

COMO O CURSO DE DIREITO DA UVA SE DESTACA DOS CONCORRENTES

Além dos diferenciais revelados, podemos dizer que o curso de Direito se destaca, principalmente, no desempenho dos alunos e da própria instituição.
Em relação à taxa de aprovação da OAB, a universidade obtém, há 5 anos, crescimento exponencial dos aprovados. Na primeira fase do trigésimo Exame, foram 40,10% de aprovação. Isso é 6% maior que a média do Estado do Rio de Janeiro, que foi de 34,28%. Estar acima do patamar nacional médio nos coloca em uma posição muito boa no tocante à qualidade.
Somado a isso, o coordenador comemora: “no último ENADE, exame que avalia a qualidade dos cursos do ensino superior no Brasil, obtivemos uma avaliação com nota 4, em uma classificação de 0 a 5. As maiores instituições do Brasil estão nessa escala. Isso nos deixa muito felizes. Por meio desse resultado, ganhamos um selo 4 estrelas da Folha Indica”.
Ele também ressalta a biblioteca, que é fantástica e sempre muito elogiada nas visitas do MEC. “Além disso, a nota institucional, somando todos os cursos, é 5. Essa é a maior nota que se pode aferir. Somos uma instituição com nota máxima”.

COMO COMEÇAR A CURSAR

São várias formas de ingresso. O interessado pode optar pelo vestibular tradicional, vestibular online ou aproveitar as notas do Enem. Também é possível pedir a transferência. Para esses alunos e, também, para os já graduados em outra área, a instituição avalia os conteúdos que podem ser aproveitados, fazendo dispensa de disciplinas e, em seguida, autorizando que montem os quadros de horários.
Como você viu, o curso de Direito da UVA é bastante reconhecido e, certamente, deixa o estudante mais bem preparado e qualificado para enfrentar a concorrência e o mercado de trabalho. Então, não se esqueça de que não basta apenas a dedicação nos estudos, combinado? Contar com o apoio de um bom ensino também é essencial!
Gostou de conhecer melhor nossa formação? Precisa tirar dúvidas ou quer mais informações? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar!