05/12/2024
Medicina e Startups de saúde: empreendedorismo e inovação na área médica
...
Ver artigo completoCompartilhe
Com certeza, você já ouviu falar sobre marketing há muito tempo e provavelmente conhece algumas pessoas que atuam na área. Mas, quando você se pergunta “O que os profissionais de marketing fazem?”, os detalhes podem ficar um pouco mais confusos.
Na verdade, em um campo tão amplo quanto o marketing, a descrição do trabalho pode parecer 100% diferente para dois profissionais que compartilham os mesmos cargos ou cargos semelhantes. Isso porque esse é um setor que abrange muitas áreas de foco, habilidades e descrições de cargos diferentes.
Trabalhar em uma posição de marketing envolve apresentar uma empresa de uma forma positiva, geralmente mostrando aos clientes por que eles devem confiar em uma empresa e comprar seus produtos ou serviços. Com isso, os profissionais de marketing são as mentes por trás da divulgação dos produtos ou serviços de uma organização. Afinal, eles monitoram as tendências do mercado, criam campanhas de impacto, desenvolvem estratégias de preços e de segmentação com base em dados demográficos e trabalham com a empresa para desenvolver mais conscientização sobre o que é oferecido, sejam produtos ou serviços.
De modo geral, esses profissionais utilizam um pouco de design gráfico, envolvimento em relações públicas, marketing digital, otimização de mecanismos de pesquisa e até web design para atuar em áreas bastante diferentes. Sim, os profissionais de marketing podem trabalhar para o setor de saúde, transporte, educação, moda, entretenimento, entre muitos outros.
Por isso, ao invés de uma descrição de trabalho abrangente, é mais provável que os candidatos encontrem descrições de trabalho individuais para várias funções especializadas. Muitas dessas funções se enquadram em um dos dois grupos: marketing digital e marketing tradicional.
Seja como for, o marketing é altamente inovador e em constante mudança, uma combinação que contribui para uma carreira empolgante. Se você está considerando uma carreira como profissional de marketing, aprender sobre os diferentes tipos de atuação pode ajudá-lo a decidir se essa é a escolha certa para você.
Então acompanhe nosso artigo e confira as diferentes oportunidades que o mercado oferece para a construção de uma carreira de sucesso.
Se você gosta de trabalhar com pessoas e está interessado nas tecnologias mais recentes, uma carreira em marketing pode ser para você. Como regra, esses profissionais utilizam de teorias e metodologias de marketing, pesquisa e planejamento, comunicação e estratégia estruturadas de forma inteligente para ajudar as organizações a:
• Aumentar o engajamento do cliente;
• Construir o reconhecimento da marca;
• Impulsionar o desempenho organizacional;
• Influenciar o comportamento de compra;
• Promover bens e serviços;
• Fortalecer a fidelidade do cliente.
No mundo atual, nada disso pode acontecer da melhor e mais eficiente maneira sem marketing. Com isso, agências especializadas em marketing, publicidade e relações públicas não são os únicos grandes empregadores desses profissionais.
No mercado de trabalho, é possível encontrar funções em todos os setores da indústria, pois todas as organizações têm algum tipo de elemento de marketing dentro delas. O tamanho e a quantidade de oportunidades podem variar, mas as funções existem em vários lugares, desde empresas financeiras e de consumo até organizações sem fins lucrativos, como instituições de caridade e governo local. Dessa forma, existem algumas carreiras bastante promissoras dentro do setor de marketing. Confira cinco delas:
Um profissional de marketing de mídia social publica conteúdo informado pelo guia de estilo de uma marca, mas é importante notar que eles não estão simplesmente escrevendo textos o dia todo.
De modo geral, eles estão interagindo com o público de uma marca em tempo real, preparando análises de dados de engajamento, planejando campanhas e abordagens futuras com base nessa análise e colaborando com outros profissionais de marketing para determinar como uma estratégia social pode apoiar o outro trabalho de uma marca.
Eles geralmente terão KPIs ambiciosos para alcançar nas redes sociais. Por isso, quanto maior a marca, maior é a equipe de mídia social, com mais profissionais de marketing de nível sênior supervisionando sua estratégia social.
Analistas de pesquisa de mercado investigam e relatam as condições de mercado para sugerir e planejar as melhores estratégias de vendas potenciais de um produto ou serviço. Eles analisam o que os consumidores querem e o que estão dispostos a pagar, convertendo dados e informações complexas em relatórios e apresentações compreensíveis.
Esses profissionais usam seus conhecimentos de marketing corporativo para adquirir novas oportunidades de negócios que auxiliam no crescimento de sua organização. Eles têm um conhecimento profundo não apenas do mercado, mas também dos concorrentes, e trabalham com os departamentos de vendas e marketing para planejar estrategicamente o crescimento e as campanhas de marketing que resultam em lucratividade.
Os produtores de conteúdo da web são especializados em fornecer material relevante para sites. Eles escrevem postagens para blog, textos de marketing e outras formas de conteúdo específicos para impactar o consumidor e informar os clientes dentro do universo da web.
De modo geral, o objetivo de um redator de marketing é aumentar o número de visitantes do site, direcionando palavras-chave específicas relacionadas aos produtos ou serviços que sua empresa oferece. Aqui também há muito conhecimento em SEO, estratégias de marketing, redação e linguagem.
Estabelecer uma presença digital saudável impulsiona as empresas a procurar profissionais especializados em gestão de relacionamento com o cliente. Fundamentais para trazer mais sucesso aos negócios, esses profissionais usam suas habilidades para criar um relacionamento com os clientes, identificando e coletando dados que traduzam os anseios do mercado.
Esses dados são utilizados em estratégias de marketing concretas, criando uma comunicação e interação entre empresa e cliente. São esses profissionais que identificam as necessidades de adaptação de produtos e serviços, definem prazos e otimizam a entrega dos ativos, além de coletar dados fundamentais para implementar mudanças que possam aumentar as oportunidades de negócios da marca.
Se você quer protagonizar uma carreira de sucesso na área de marketing, venha para a UVA e invista no curso de graduação em Marketing ou graduação em Marketing Digital.
05/12/2024
...
Ver artigo completo03/12/2024
...
Ver artigo completo03/12/2024
...
Ver artigo completoFaça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
X