05/12/2024
Medicina e Startups de saúde: empreendedorismo e inovação na área médica
...
Ver artigo completoCompartilhe
A criatividade tem sido o motor de transformação da economia ao longo da história. Em momentos de crise ou estagnação, são as inovações criativas que impulsionam os negócios, promovendo a diversificação e a renovação dos mercados.
A habilidade de pensar fora dos padrões estabelecidos e conceber novas soluções, produtos e serviços não apenas ajudar a resolver problemas que pareciam sem resposta, mas também abre portas para novas indústrias e oportunidades de mercado. Para isso, é preciso coragem, um pouco de ousadia e muito trabalho duro.
Desde a Revolução Industrial até a era da informação e além, cada avanço significativo na economia mundial foi precedido por uma onda de criatividade e inovação. Assim, a criatividade não é apenas um complemento, mas um componente essencial para o crescimento econômico sustentável e a superação de desafios econômicos.
Mas, afinal, o que é economia criativa? Quais profissões estão inseridas nesse contexto? Como você pode fazer parte desse universo de carreiras inovadoras?
A economia criativa é um setor da economia que abrange tudo o que é gerado a partir da criatividade, conhecimento e capital intelectual das pessoas. Basicamente, envolve indústrias que têm a criação, produção e comercialização de bens e serviços criativos como núcleo de suas atividades.
Isso inclui campos tão diversos quanto arte, design, moda, publicidade, tecnologia, música, entretenimento e até desenvolvimento de software e jogos.
O diferencial da economia criativa é que seu valor principal não está nos recursos físicos tradicionais, como matérias-primas ou mão-de-obra intensiva, mas sim nas ideias inovadoras e na capacidade de transformar essas ideias em produtos ou serviços que tenham apelo cultural ou emocional.
Em outras palavras, é a economia que prospera pela imaginação e inovação das pessoas, que cria novas formas de trabalho e oportunidades de negócios que não existiam antes. O coração da economia criativa pulsa através da originalidade, propriedade intelectual e, claro, criatividade.
Nesse cenário, o mercado de trabalho se transforma, abrindo portas para carreiras inovadoras e que fogem do tradicional. Elas demandam habilidades únicas, adaptabilidade e uma veia criativa pulsante.
Com o avanço da tecnologia móvel, a demanda por desenvolvedores mobile só cresce. Estes profissionais são os construtores dos aplicativos que facilitam nossa vida e conectam o mundo.
Ter habilidades em programação, design de interface do usuário (UI) e experiência do usuário (UX) são essenciais para quem deseja ingressar e se destacar nessa carreira.
O mercado de games é um dos segmentos mais lucrativos da economia criativa.
Designers de games são essenciais para criar mundos envolventes, personagens marcantes e mecânicas de jogo inovadoras. Essa carreira combina arte, tecnologia e storytelling de maneira única.
No universo da publicidade, marketing e mídias digitais, o diretor de arte é peça-chave na criação de campanhas visuais que cativam e engajam.
Esse profissional deve ter um olhar apurado para design, além de entender de composição, cor e tipografia para transmitir mensagens poderosas visualmente.
O Design Thinking é uma abordagem que busca solucionar problemas de maneira criativa e inovadora. Especialistas nesta área trabalham para desenvolver produtos, serviços ou processos que atendam às necessidades humanas de formas até então não imaginadas.
Empatia, colaboração e experimentação são fundamentais para quem atua com Design Thinking.
A produção de conteúdo nunca foi tão valorizada como na era digital. Produtores de conteúdo para web criam artigos, vídeos, podcasts e muito mais, com o objetivo de informar, entreter e engajar o público.
Habilidades de escrita, SEO e compreensão das plataformas digitais são cruciais para o sucesso nesta carreira.
Histórias têm o poder de mover o mundo, e os roteiristas são os contadores de histórias da era moderna. Seja em filmes, séries de TV, jogos ou web, bons roteiristas conseguem tecer narrativas que capturam a imaginação do público.
Criatividade, domínio da linguagem e compreensão profunda da estrutura narrativa são essenciais.
O web designer é o arquiteto do mundo digital, responsável por criar sites esteticamente agradáveis e funcionalmente eficientes.
Este profissional combina habilidades de design gráfico com conhecimentos técnicos em HTML, CSS e, em alguns casos, JavaScript, para construir experiências online memoráveis.
• Eduque-se: Invista em cursos e treinamentos específicos para a carreira que deseja seguir. Para isso, é preciso conhecer a si próprio e ter ciência de onde dominam os seus maiores talentos. Analise seus gostos, suas técnicas, alinhe seus objetivos e se prepare!
• Construa um Portfólio: Mostre o que você sabe fazer. Um portfólio robusto pode ser a chave para abrir portas no mercado de trabalho, logo, busque também diversificá-lo. Isso irá mostrar o potencial criativo que reside em você e em seus trabalho.
• Mantenha-se Atualizado: A economia criativa está sempre evoluindo. Fique por dentro das tendências e novas tecnologias da área que você busca seguir.
• Network: Conecte-se com profissionais da área. Eventos, workshops e plataformas online são ótimos locais para networking.
• Seja Persistente: O caminho pode ser desafiador, mas a persistência leva à conquista de grandes objetivos.
Esteja você sonhando em desenvolver o próximo app de sucesso, desenhar um game revolucionário ou contar histórias que movem corações, há um lugar para você na economia criativa.
Assim como há para você um lugar na UVA. Uma Universidade que conta com graduações em áreas férteis da economia criativa como Design, Publicidade e Propaganda, Engenharia da Computação e muito mais.
Não deixe o bloqueio criativo tirar de você um sonho. Seja UVA!
05/12/2024
...
Ver artigo completo03/12/2024
...
Ver artigo completo03/12/2024
...
Ver artigo completoFaça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
X