05/12/2024
Medicina e Startups de saúde: empreendedorismo e inovação na área médica
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Se você é criativo, antenado com a cultura e está cheio de ideias, além de curtir um bom recurso de comunicação visual (seja vídeos, fotos ou posts nas redes sociais), então, com certeza, já parou para pensar que Publicidade e Propaganda pode ser o curso certo para você?
Ideal para as mentes inquietas e cheias de novas visões sobre o mundo e o mercado, a graduação em Publicidade e Propaganda prepara os alunos para protagonizar as maiores peças publicitárias, sempre visando a divulgação de produtos, serviços, ideias e marcas.
Utilizando sempre a criatividade e as mais modernas técnicas de comunicação para levar a informação até o cliente. A publicidade é um recurso empregado principalmente para aproximar as marcas das pessoas, construindo uma imagem para empresas, causas e pessoas junto a um público específico e nichado.
A partir de grandes estudos, horas de pesquisa e investigação e muito trabalho duro, as campanhas publicitárias ou de marketing são criadas. Por isso, se engana quem pensa que a profissão é feita apenas do glamour das premiações e da descontração do ambiente de trabalho das agências.
Por trás de todo o brilho e fama que a profissão já tem, existe muita dedicação, muito estudo e horas dedicadas ao aperfeiçoamento de habilidades que você nem imaginava ter – e nem sabia que precisaria tê-las.
Responsáveis por planejar, criar, avaliar e coordenar campanhas publicitárias para diferentes mídias, incluindo TV, internet, impressos, rádio e outros veículos, o publicitário atua em prol de seus clientes. É seu trabalho traçar as melhores estratégias de comunicação para veicular a mensagem mais assertiva, assessorando marcas e pessoas famosas a alcançar seus objetivos perante o público.
Com um campo de trabalho bastante amplo, que vai muito além das agências de Publicidade e Propaganda, esses profissionais são visionários, criativos, atualizados com as maiores tendências do setor e, principalmente, muito dedicados.
De grandes campanhas veiculadas na TV aberta até posts em redes sociais, seu trabalho faz parte do universo das grandes ideias, das campanhas que alavancam marcas e ações promocionais e de incentivo que são capazes de mudar totalmente os rumos da identidade corporativa de uma instituição.
Com isso, além de campanhas, esses profissionais também podem organizar eventos, coordenar ações que visam patrocínios e gerenciar atividades de marketing e assessoria para otimizar a comunicação de seus clientes com o público em geral.
Quer saber mais sobre o mercado de Publicidade e Propaganda? Então, acompanhe nosso artigo e descubra mais detalhes sobre esse mundo tão promissor e estimulante. Confira.
O curso de graduação em Publicidade e Propaganda é do tipo bacharelado, com duração média de quatro anos e com grande ênfase nas Ciências Humanas.
Durante os primeiros períodos, os alunos se deparam com uma grade de conteúdos básicos, teóricos e práticos, relacionados tanto à área geral da Comunicação Social quanto à habilitação em Publicidade e Propaganda.
Dessa forma, o primeiro ano da faculdade é, normalmente, preenchido com disciplinas gerais, tais como Construção do Pensamento, Teorias da Comunicação e Linguagem Audiovisual. Também é comum que esse período seja cursado ao lado de outros alunos de cursos da área de comunicação, como Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas.
A partir do segundo ano de curso, os alunos são apresentados a conteúdos mais focados no desenvolvimento de competências para a área de publicidade, absorvendo conhecimento através de uma matriz curricular mais nichada e voltada para o setor.
Entre as principais matérias e disciplinas às quais os alunos têm acesso durante o curso, temos:
• Laboratório de criação;
• Tecnologias exponenciais da comunicação;
• Mídia e sociedade;
• Edição e criação de imagens digitais;
• Gestão de marketing;
• Fotografia e vídeo;
• Criatividade publicitária;
• Plano de marketing;
• Técnicas de redação publicitária;
• Direção de arte em publicidade;
• Pesquisa e inteligência de mercado;
• Fotopublicidade;
• Ciência de dados e inteligência artificial;
• Mídias publicitárias;
• Design de interfaces: UX e UI;
• Produção publicitária para audiovisual;
• Business creativity e design thinking;
• Promoção e merchandising;
• Economia política;
• Gestão de projetos em comunicação;
• Mídias interativas e métricas;
• Gestão de negócios da indústria criativa;
• Comportamento do consumidor e neuromarketing;
• Planejamento de comunicação;
• Práticas empreendedoras;
• Agência de comunicação;
• Webradio e podcast;
• Eventos e experiências;
• Gestão de produto e branding;
• Legislação, ética e direito autoral;
• Comunicação inclusiva;
• Entre outras.
Durante sua formação, o aluno constrói uma sólida base conceitual apoiada nas teorias da comunicação e nos estudos do consumo, focando, mais tarde, em conceitos aplicáveis às práticas do mercado e do setor, incluindo grandes estruturas do conhecimento de análise de ambientes de negócios, planos de marketing, gestão de campanhas publicitárias, softwares e tecnologias para uso na prática profissional e similares.
O curso também possui uma boa quantidade de disciplinas práticas, com aulas em laboratórios e estúdios ideais para dar os primeiros passos com equipamentos e softwares para o desenvolvimento dos trabalhos.
Na UVA, os alunos possuem acesso aos estúdios de gravação e fotografia, máquinas fotográficas e de vídeo e programas de edição de imagem de última geração, ideais para colocar a mão na massa e ampliar sua experiência acadêmica.
Atualmente, a graduação em Publicidade e Propaganda permanece como uma das mais procuradas e concorridas do país, já que atrai a atenção de muitos jovens que desejam investir na carreira.
Segundo o último Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a média nacional da concorrência nas universidades tem ficado próxima a 30 candidatos por vaga, seja em universidades públicas ou privadas.
A publicidade é um dos pilares dentro da indústria criativa, atuando como um verdadeiro fenômeno da comunicação em todos os veículos e canais. Mesmo assim, o mercado brasileiro de publicidade é muito competitivo e acirrado, afinal, ele é pontuado por grandes oportunidades de carreira e salários bastante atrativos.
A pandemia também trouxe alguns impactos para o setor de comunicação. Com a evolução da internet e o surgimento das plataformas na web com os mais diferentes fins, o mercado de publicidade vislumbrou um aumento na demanda por publicitários especializados no ambiente virtual, já que a tecnologia transformou os parâmetros do marketing e da publicidade para sempre.
Os impactos e alterações que a medida de distanciamento social causou na sociedade, desde trabalho, estudo e até mesmo lazer, também aumentaram a necessidade de as empresas criarem e cuidarem da sua imagem no mundo digital.
A grande diferença agora é que as estratégias de marketing digital estão sendo modificadas dia após dia para serem melhoradas. Por isso, as pessoas não querem mais do mesmo, o que leva as empresas ao desafio de ampliar sua presença no universo virtual, trazendo à tona a urgência de contar com o conhecimento de profissionais cada vez mais competentes para desempenhar essa importante missão.
Dessa forma, o setor também vivencia um grande crescimento e exige a adaptação dos profissionais para liderar campanhas funcionais e enfrentar os principais desafios dentro do ambiente virtual.
Para acompanhar um mercado tão competitivo, é preciso que os profissionais desenvolvam um olhar interdisciplinar para os fenômenos que os cercam, principalmente quando avaliamos, por exemplo, a necessidade de adaptação de grandes campanhas televisivas para vídeos chamativos em plataformas virtuais.
Antes, os anúncios veiculados na TV segmentavam os usuários com base apenas em dados demográficos, mas isso já se tornou um recurso razoavelmente antiquado. Hoje, através das redes sociais, por exemplo, é possível entender o perfil dos consumidores de forma muito mais detalhada, oferecendo produtos mais relevantes de acordo com cada perfil.
Um exemplo disso é que, atualmente, o Google e o Facebook se mantêm como os principais meios de publicidade digital. Segundo pesquisa da eMarketer, 35,1% dos anúncios pagos são programados no Google, 20,8% no Facebook e somente 7% na Amazon.
Isso nos mostra o quanto é necessário estar antenado com as tendências. Por exemplo, segundo pesquisa da Fast Company citada pela Aberje, o TikTok deve receber maior atenção de quem elabora os orçamentos de campanha nos próximos anos.
Isso porque, segundo o estudo, o usuário médio gasta cerca de 45 minutos por dia na rede social, o que pode ser uma excelente forma de divulgar um produto, serviço ou lançamento.
O alcance, a oportunidade de atingir seu público mais diretamente, o orçamento e muitos outros fatores como estes estão surtindo um impacto bastante positivo em campanhas on-line. Com isso, adaptar-se a essas e outras tendências de mercado permitirá não só que você esteja à frente da concorrência, mas também te auxiliará a desenvolver projetos mais assertivos e de grande valor para as marcas.
Os publicitários desempenham um papel muito importante na relação entre as empresas, o mercado e a sociedade. Reconhecidos e versáteis, eles são disputados, mas precisam se reinventar a cada dia para que marcas possam se manter à frente ano após ano.
O campo de trabalho para os profissionais de Publicidade e Propaganda é vasto e permite a construção de uma carreira sólida em diferentes setores. Dos principais, temos:
• Agências de Publicidade e Marketing;
• Consultorias ou empresas prestadoras de serviço;
• Produtoras de vídeo, áudio e recursos web;
• Gráficas;
• Estúdios de fotografia;
• Indústrias;
• Empresas privadas;
• Lojas e e-commerces;
• Consultoria de marca;
• Organizações Não Governamentais (ONGs);
• Setor público, incluindo governos, estados e prefeituras;
• E mais.
Atuando principalmente na criação e desenvolvimento de campanhas, os publicitários também podem trabalhar com planejamento, atendimento ao cliente, mídia, pesquisa, redes sociais, vendas e gestão de marketing e até mesmo fazer a ponte entre a empresa e as agências de publicidade.
Outra vertente bastante promissora do setor é o desenvolvimento de campanhas e eventos de conscientização em prol de um objetivo ou para levantamento de fundos para organizações e causas sociais.
Como já citamos, o mercado de conteúdo digital em expansão, mas existem outras possibilidades de atuação e carreira tão promissoras quanto dentro do mercado de publicidade. Entre elas, temos:
• Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM – Customer Relationship Management);
• Inteligência de mercado, também conhecida como área de BI (Business Intelligence) e Big Data;
• Growth Marketing;
• Growth Hacking;
• Growth Product Manager;
• Redação publicitária;
• Inbound Marketing;
• Digital Officer;
• UX (Experiência do Usuário);
• Pesquisa de mercado;
• E similares.
De acordo com o Guia Salarial 2022 produzido pela consultoria Robert Ralf, o mercado de Publicidade permanece bastante aquecido, principalmente por conta dos avanços da tecnologia, oferecendo ainda excelentes salários para quem trabalha no setor.
O valor médio dos salários para publicitários no Brasil é de R$ 2.108, segundo o site vagas.com. No entanto, esse valor varia muito de acordo com cada área de atuação, cada setor onde o profissional vai atuar e, principalmente, com seu nível de experiência e especialização.
Confira abaixo alguns exemplos de cargos e salários na área de Publicidade e Propaganda. Claro, essas são apenas suas respectivas médias salariais, de acordo com dados do CAGED, do Ministério do Trabalho, o que pode variar de acordo com o porte da empresa e o estado:
• Analista de Pesquisa de Mercado: R$ 3.794
• Diretor de Criação: R$ 6.761
• Publicitário: R$ 3.005
• Diretor de Contas: R$ 5.000
• Diretor de Arte: R$ 3.272
• Diretor de Mídia: R$ 3.112
• Coordenador e organizador de eventos: R$ 3.125,81
• Consultor publicitário: R$ 4.952
Para se destacar e ampliar suas chances de conquistar grandes oportunidades, é preciso construir, desde cedo, um portfólio bastante atrativo e diversificado, ter e manter um bom networking e uma rede de contatos ativos, além de investir pesado na sua formação e na educação continuada, com cursos de pós-graduação, MBA e similares.
Pioneira na adoção do modelo de aprendizagem de experiência maker e na metodologia Hands On, a Universidade Veiga de Almeida se orgulha de ter o curso de Publicidade e Propaganda entre as cinco melhores graduações, entre universidades privadas do estado do Rio de Janeiro, segundo o ranking de cursos de graduação 2019 da Folha de São Paulo.
Focado em formar profissionais inovadores e flexíveis para protagonizar os maiores desafios do mercado de trabalho, a graduação em Publicidade e Propaganda da UVA garante ao aluno uma base sólida de conhecimentos abrangentes sobre o setor, fator que permite mais intimidade com os desdobramentos da profissão, despertando grande interesse em diferentes vertentes de especialização na área.
Através da combinação de suas competências, habilidades e objetivos de carreira, a UVA se concentra em oferecer o melhor suporte ao aluno para desenvolver a melhor experiência acadêmica e prepará-lo para vivenciar grandes frentes de trabalho no setor.
Para trazer uma experiência mais íntima e acessível aos principais conceitos e diferenciais da UVA para você, conversamos com a professora Ediana Abreu Avelar, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca.
Confira, na íntegra, a entrevista com a professora e coordenadora e conheça os detalhes sobre o curso, entenda um pouco mais sobre esse mercado da Publicidade e saiba dos diferenciais oferecidos pela nossa instituição. Acompanhe;
1.O curso de Publicidade e Propaganda da UVA está entre os 5 melhores do estado do RJ, entre universidades privadas, segundo o Ranking da Folha de 2019. Como você avalia esta nota e quais são os principais atributos da UVA?
Profa. Ediana: Temos muito orgulho dos resultados alcançados por nossos estudantes no ENADE e pelo reconhecimento e aprovação de nosso projeto pedagógico pelo mercado empregador, pelos órgãos de classe e pela maior instituição educacional de nosso país, que é o Ministério da Educação. Isso se dá porque nossa matriz de disciplinas acompanha a evolução e as tendências das relações de comunicação e consumo, sem deixar de priorizar o pensamento crítico e analítico que o universitário deve ter.
2.Como o estudante da UVA coloca em prática o conhecimento teórico?
Profa. Ediana: Nossos planos de ensino são construídos pelos professores do colegiado do curso, que em sua maioria são profissionais atuantes no mercado e/ou pesquisadores da área da comunicação. Por meio de projetos makers, os estudantes são estimulados a resolver problemas e a pensar em projetos inovadores desde o primeiro período. Além da excelente formação focalizada em resolução de situações-desafios de seu campo de atuação, os estudantes são estimulados a assumir um protagonismo baseado em desenvolver não só suas hard skills, mas também habilidades comportamentais, as soft skills, e de questões relacionadas à coletividade.
3.Quais os projetos de destaque desenvolvidos aqui na universidade?
Profa. Ediana: Além de projetos makers como o das ODSs da Agenda 2030, cuja UVA é também signatária na ONU, o curso tem vários eventos que já alcançaram notoriedade no trade, tais como: SECOM UVA, Semana de Comunicação UVA, a Mostra UVA de Publicidade, que premia os melhores trabalhos dos estudantes com uma programação com profissionais de mercado; o PUBLIUVA SUMMIT, que faz uma imersão em áreas e tendências da Publicidade; a Pasta Criativa, que é um concurso dos melhores portfólios estudantis, com mesa julgadora com criativos premiados; o MUV – Mostra UVA Videomarker –, que premia os melhores trabalhos audiovisuais; aulas abertas ao público; e o evento Jornada Científica PubliUVA.
4.Como vê o mercado de trabalho para Publicidade hoje? Há uma tendência para alguma área de atuação?
Profa. Ediana: A área da Publicidade e Propaganda é muito abrangente e necessária para todos os tipos de empresas e produtos. Podemos atuar na gestão da comunicação, no marketing, em projetos de endomarketing, na área de eventos, no desenvolvimento de campanhas publicitárias e educativas, em projetos de inovação em startups, na área da logística em ações de merchandising no ponto de venda (PDV), na construção e implementação de projetos de branding e gerenciamento de marcas e na área de data driven marketing e inteligência de mercado.
5.O futuro da Publicidade mudará a forma de aprendizagem dos estudantes?
Profa. Ediana: Sempre que a sociedade se transforma ou amplia as suas formas de se relacionar e consumir, a dinâmica do trabalho na comunicação muda também porque precisa se alinhar a essas novas interações. Dessa forma, é necessário que a matriz curricular do curso e as metodologias de ensino dos professores se adaptem também para ter uma maior aproximação do repertório e vivências do estudante, bem como com o que é praticado no mercado.
6.Qual conselho daria para quem está em dúvida sobre o curso de Publicidade e qual o principal motivador para seguir com esta escolha?
Profa. Ediana: A graduação em Publicidade e Propaganda pode ser cursada por qualquer pessoa que deseja promover o relacionamento entre organizações e sociedade. Há oportunidades em todos os tipos de empresas: públicas, privadas e sociais. É uma área que tem aplicações múltiplas e, por isso, há uma função para todo o tipo de perfil profissional. Para os analíticos, para os redatores, para os designers, para os planejadores, para os pensadores e empreendedores. A comunicação move o mundo. E a Publicidade é um ator importante nesse processo.
Venha para a UVA e abrace a oportunidade de construir uma carreira promissora em um setor que não para de crescer. Invista em nosso curso de graduação em Publicidade e Propaganda e dê os primeiros passos rumo a uma carreira cheia de oportunidades.
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