05/12/2024
Medicina e Startups de saúde: empreendedorismo e inovação na área médica
...
Ver artigo completoCompartilhe
Qualquer empresa que almeja ter crescimento no mundo digital precisa, antes de tudo, ser notada. Ter uma área de Marketing é a principal ferramenta para alcançar isso, pois é com esse investimento que são criadas estratégias que aumentam a visibilidade, a autoridade e a captação de clientes para uma marca.
Nos últimos anos, houve um aumento no consumo de conteúdo on-line. A tendência é essa utilização dos canais digitais crescer, seja para buscar sobre assuntos, marcas ou produtos e comprar o que deseja. Por isso, os cargos voltados ao ambiente digital, como os profissionais de Marketing, têm ganhado cada vez mais espaço nas empresas e conquistado mais demanda.
Com um mercado competitivo, é preciso se posicionar e criar diferenciais para garantir as melhores oportunidades. Então, confira neste artigo as principais informações de como investir na profissão de Marketing e como se preparar para ter uma carreira de sucesso na área.
Os profissionais de Marketing vão muito além de fazer a propaganda de um produto, como é a definição que muitos pensam. Eles são os responsáveis por fazer todo o planejamento estratégico de divulgação, lançamento e estabelecimento de uma marca no mercado.
Em outras palavras, são aquelas pessoas que estão familiarizadas com as tendências digitais do mercado, acompanham as mudanças do consumidor e propõem soluções criativas e engajadoras para trazer resultados nas empresas.
Entre suas principais funções estão:
• Analisar o mercado de qualquer segmento;
• Entender e falar com os consumidores da sua marca;
• Acompanhar as tendências e as ações que os concorrentes vêm fazendo;
• Criar o lançamento de produtos ou serviços alinhados às necessidades do seu público e segmento;
• Pensar estrategicamente em como posicionar sua marca no mercado.
Por esse e outros motivos que um analista de marketing é fundamental em uma empresa, pois ele entende o comportamento do mercado que ela está inserida, seus consumidores e potenciais clientes para oferecer soluções que os atenda e os faça se sentirem satisfeitos.
Segundo Philip Kotler, uma das grandes referências da área, o Marketing é “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing é o que identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.
Portanto, são esses profissionais que entregam valor aos clientes de uma empresa através de diversas estratégias que vão mostrar opções de solução e as vantagens que o produto de uma marca pode oferecer, de tal forma que os estimule a querer consumi-los. Por isso, a carreira em Marketing tem sido uma opção para quem traz consigo o dinamismo, a criatividade e a paixão pela inovação.
A cada ano aumenta a digitalização do consumo digital. Depois da pandemia, isso se tornou ainda mais acelerado e, com isso, os cargos voltados para o ambiente digital também ganham um espaço cada vez maior no mercado de trabalho. Segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, em 2019/2020 empregos do setor de conteúdo e marketing digital estavam entre os 15 que mais cresceram no período. E agora, para 2022, eles se mantêm nas tendências. Logo, as oportunidades de trabalho são diversas, estão em todas as regiões do país e, podemos dizer, até ao redor do mundo.
Confira as principais áreas de atuação do Marketing que você pode seguir carreira:
• Publicidade e vendas;
• Branding;
• Endomarketing;
• Customer success/sucesso do cliente;
• Pesquisa de mercado;
• Eventos;
• Marketing digital;
• Consultoria.
Lembra que no passado o foco das empresas e suas propagandas era apenas vender um produto ou ver sua marca representada por algo relevante no mercado? Hoje o Marketing é muito mais que isso. É o setor que cuida da comunicação de uma empresa e das necessidades das pessoas, através de estratégias e ações nos mais diversos formatos e canais digitais.
A partir dessa nova demanda de mercado, o primeiro ponto para você se destacar na área é conhecer a fundo as técnicas do Marketing e a especialização que planeja seguir – e isso você só consegue com um investimento em uma graduação ou pós-graduação voltada para essa temática. Nela, por exemplo, você vai entender sobre os 4Ps do Marketing, um dos conceitos mais essenciais para se trabalhar. De forma resumida, são eles:
• Preço: valor a ser cobrado por um determinado produto;
• Praça: ambiente (físico ou digital) em que o produto será comercializado;
• Produto: características do produto ou serviço ofertado ao mercado;
• Promoção: a forma que o produto ou serviço será promovido no mercado e despertado para a atenção do público.
Tendo essa bagagem teórica, ficará muito mais fácil atuar na prática, desde que você treine e conquiste as principais habilidades que o mercado vem buscando dos seus profissionais.
Lembre-se de que a demanda é grande, mas a concorrência também. Então é preciso ter diferenciais para se destacar, até porque hoje qualquer pessoa se diz profissional de Marketing apenas por fazer um curso que é moda na internet, mas trabalhar e ser um nome renomado na área é muito mais do que isso.
Confira algumas das habilidades essenciais para você ter uma carreira dentro de uma empresa ou mesmo se quiser seguir o caminho do Marketing:
1.Seja comunicativo;
2.Goste de trabalhar em equipe;
3.Embora seja uma área mais de humanas, é importante saber lidar com números;
4.Seja curioso;
5.Desprenda sua criatividade;
6.Acompanhe as tendências;
7.Crie seu próprio networking;
8.Saiba usar a tecnologia ao seu favor;
9.Tenha capacidade analítica e a visão sistêmica da área em que atua;
10.Atualize-se sobre as mudanças do mundo e do seu mercado de atuação.
Portanto, a área de Marketing é uma das que mais está em ascensão e com oportunidades de trabalho. No entanto, para se destacar na carreira, o conhecimento e a capacitação são peças-chaves. Manter suas habilidades em sinergia com as buscadas pelo mercado pode fazer você alavancar sua carreira na área.
Escolher uma instituição de ensino ideal e reconhecida pelo MEC é o principal. Aqui, na UVA, temos um rico embasamento teórico e prático para preparar você para o mercado e conquistar o tão sonhado diploma na carreira dos sonhos.
Nosso curso de graduação contém disciplinas que dão uma visão analítica e objetiva para formar um profissional da área de Marketing de sucesso.
05/12/2024
...
Ver artigo completo03/12/2024
...
Ver artigo completo03/12/2024
...
Ver artigo completoFaça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
X