Você está aqui

Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente

Saúde - Ciências da Vida

  • Próxima turma: 1º semestre de 2020
  • Duração: 24 meses
  • Habilitação: Mestrado
  • Campus e turno: Tijuca
  • Investimento 24 parcelas de R$ 1.707,72

Credenciado pela CAPES. | Reconhecido pela Portaria MEC n. 271, de 9/4/2013, publicada no DOU em 10/4/2013.

Modalidades dos cursos:

  • Presencial
    Presencial

O Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida se propõe a formar profissionais com múltiplas competências e habilidades para o exercício da prática profissional avançada nos diferentes seguimentos e setores da economia, em que as questões ambientais se demonstram como essenciais e determinantes. Visa, principalmente, a conservação, a sustentabilidade e a gestão de ecossistemas naturais e antrópicos, bem como o desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias que permitam a proposição de soluções para as questões ambientais da sociedade.

 

Exigências do mercado:

O grande crescimento do setor industrial, aliado à necessidade de adequação das empresas às exigências da legislação e ao aumento da preocupação da sociedade moderna quanto às questões ambientais, tem criado um vasto e novo setor de trabalho que necessita de profissionais qualificados, que sejam capazes de atender às demandas de mercado, promovendo o desenvolvimento econômico e regional, coordenado com a conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.

 

Nosso desafio:

Qualificar profissionais com formação superior, que serão absorvidos pelas instituições públicas e privadas, de diferentes segmentos, para trabalharem na recuperação, conservação e no monitoramento do meio ambiente, direta e indiretamente impactado pelo desenvolvimento econômico.

 

Público-alvo:

O Programa de Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da UVA destina-se aos portadores de diploma de nível superior de diversas áreas de conhecimento e que sejam afins ao curso de Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente, outorgados por instituição de ensino superior oficial e reconhecidos.

 

Perfil do egresso:

O profissional a ser formado pelo Curso de Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente deverá ser capaz de atuar na recuperação de áreas degradadas e contaminadas, no manejo e na gestão dos solos e dos recursos hídricos regionais, no controle dos processos erosivos de encostas, no saneamento ambiental, na gestão de unidades de conservação e de ambientes naturais, nos estudos de diversidade biológica, na avaliação de impactos, no monitoramento ambiental, além do licenciamento ambiental.

Este profissional estará, ainda, habilitado a desenvolver e incorporar novas técnicas e tecnologias agregando qualidade e competitividade ao setor produtivo regional, na gestão ambiental de empresas públicas e privadas e na atuação nas diferentes formas de organização da sociedade civil, bem como promover a difusão do conhecimento das questões ambientais, fomentando a busca de soluções, inovações e contribuindo para a formação da cidadania e na responsabilidade socioambiental.

O Mestre em Ciências do Meio Ambiente poderá desenvolver atividades variadas e assim atuar em setores diversificados dentro da área de Ciências Ambientais, a saber:

  • Na gestão integrada de resíduos;
  • No planejamento e gestão de Unidades de Conservação, incluindo o monitoramento de seus ecossistemas terrestres e aquáticos;
  • No monitoramento e conservação de água, solo e ar;
  • Em Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e elaboração de Relatórios de Impactos Ambientais (RIMA), atuando desta forma do setor privado de consultorias em meio ambiente;
  • Em licenciamento e legislação ambiental;
  • Na gestão ambiental empresarial, desenvolvendo e implantando melhores práticas em empresas, incluindo sustentabilidade, inovações e novas tecnologias;
  • Na formulação, proposição e análise da legislação referente ao meio ambiente;
  • No desenvolvimento de planos, cursos, atividades e materiais didáticos focados em Educação Ambiental, Programas Ambientais e de gestão;
  • Na docência em Ensino Superior, ministrando cursos/disciplinas e orientando alunos em Ciências Ambientais.

 

Aptidões e competências adquiridas:

O profissional formado pelo Curso de Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida terá um campo de trabalho amplo. Deverá ser capaz de atuar de forma avançada e transformadora, por meio das melhores práticas ambientais nas diversas atividades urbanas e industriais e da produção tanto do setor privado quanto público.  Poderá atuar também de forma complementar, com os estudos de diversidade biológica, monitoramento e conservação dos recursos naturais, no manejo e gerenciamento de Unidades de Conservação. Desta forma, este profissional terá inserção no mercado de trabalho no setor produtivo regional, principalmente na gestão ambiental de empresas públicas e privadas, na atuação nas diferentes formas de organização da sociedade civil, em trabalhos de consultoria ambiental, na elaboração Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e na elaboração de Relatórios de Impactos Ambientais (RIMA).

 

Áreas de concentração:

Ciências Ambientais
Esta área de concentração atua sobre os principais desafios ambientais do século XXI, sobretudo, a degradação dos ecossistemas naturais, dos solos e dos recursos hídricos em função do crescimento urbano e industrial e do setor agropecuário e a perda da diversidade biológica. Assim, visa desenvolver estudos voltados para a pesquisa técnico-cientifica e a geração de tecnologias para a recuperação de áreas degradadas e contaminadas, para promover o manejo e a conservação do solo, dos recursos hídricos e da atmosfera, o controle dos processos erosivos de encostas e o saneamento ambiental, bem como o planejamento e a gestão de unidades de conservação e de ambientes naturais, os estudos de diversidade biológica, a avaliação de impactos e o monitoramento das diferentes matrizes ambientais.

 

Linhas de Pesquisa

Monitoramento Ambiental
Linha de pesquisa que visa promover estudos acerca de questões a respeito das relações do homem com o meio ambiente, bem como desenvolver novas tecnologias que busquem solucionar ou mitigar as consequências que essas relações vêm desencadeando nos ambientes naturais e antrópicos, e desenvolver práticas de manejo e monitoramento para a recuperação e o controle ambiental destes ecossistemas. Esta linha permite trabalhos na área de gestão de resíduos sólidos, qualidade de água e do ar, mudanças climáticas, restauração ambiental, recuperação de áreas degradadas, legislação e licenciamento ambiental, sustentabilidade, além de fornecer diversas ferramentas que contribuam na gestão de empresas, fábricas, projetos de inovação, novas tecnologias, entre outros.

Conservação da Biodiversidade
Linha de pesquisa  que visa promover estudos de ecologia e diversidade biológica de ambientes e ecossistemas naturais e  antrópicos com ênfase na Mata Atlântica e ambientes costeiros. Esta linha permite trabalhos na área de educação transversal e interdisciplinar, pesquisa, Unidades de Conservação, projetos de conservação para empreendimentos, responsabilidade socioambiental, sustentabilidade, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, restauração ambiental, educação ambiental, e fornece subsídios também para projetos de inovação, licenciamentos ambientais, programas ambientais em empresas, gestão de resíduos e novas tecnologias.

 

E-books dos eventos

Coordenação 

Profa. Cecilia Bueno 
E-mail:
Horário de atendimento: 
Segunda-feira, das 16h às 18h
Sexta-feira, das 16h às 18h

Corpo Docente

Prof(a). Dra. Cecília Bueno 
 
Prof. Dr. Anderson Amendoeira Namen 
 
Prof.  Dr. Cleyton Martins
 
Prof(a). Dra. Cristiane da Silveira Fiori 
 
Prof.  Dr. Felipe da Costa Brazil
 
Prof(a) Dra. Maria de Lurdes Costa Domingos
 
Prof(a) Dra. Mariana Ferreira
 
Prof(a) Dra. Natalie Olifiers
 
Prof.  Dr. Ricardo Tarré 
 
Prof. Renato Crouzilles
Currículo Lattes

Duração estimada: 24 meses

Monitoramento Ambiental

Linha de pesquisa que visa promover estudos acerca de questões a respeito das relações do homem com o meio ambiente bem como descobrir novas técnicas e tecnologias que visem solucionar ou amenizar as consequências que essas relações vêm desencadeando nos ambientes naturais e antropizados, e desenvolver práticas de manejo e monitoramento para a recuperação e o controle ambiental destes ecossistemas.
 

Conservação da Biodiversidade

Linha de pesquisa  que visa promover estudos de ecologia e diversidade biológica de ambientes e ecossistemas naturais e  antropizados com ênfase na Mata Atlântica e ambientes costeiros.
 
 
 

O processo, passo a passo:

1

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Clique em solicite info
2

Já escolheu o seu curso de mestrado? Não se esqueça de conferir os documentos necessários para levar na sua inscrição.

Leia o edital
3

Tem todas as informações e vai se inscrever?

Então, preencha a ficha de inscrição
4

Foi aprovado e vai fazer a matrícula?

Conheço o regulamento do curso

Um futuro sólido começa com um ensino de qualidade. Venha para a UVA!

A UVA oferece infraestrutura acadêmica e tecnológica inovadora Biblioteca                        Centro de Saúde                        Laboratórios

 

A UVA pertence à Ilumno, uma Rede de internacional de ensino superior.

Que hacen los estudiantes 2 - Pertence à Ilumno

Aproveite esta oportunidade e dê um passo à frente na sua carreira.

Que hacen los estudiantes 3 - Aproveite esta oportunidade

Conteúdo audiovisual desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social da UVA

1

Tijuca

Endereço:

Rua Ibituruna, 108

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

Estudos relacionados

Sua carreira está te esperando