Você está aqui

Jornalismo

  • Próxima turma: 2º semestre de 2019
  • Habilitação: Bacharelado
  • Duração: 4 anos
  • Campus e turno: Campi Tijuca, Cabo Frio e Barra: manhã e noite

Campus Tijuca Renovado Reconhecimento pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 1.468, de 3/5/2005. Campus Cabo Frio Reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 45 de 22/5/2012

Modalidades dos cursos:

  • Presencial
    Presencial

A atividade de Comunicação é uma das mais importantes na história da humanidade. Por meio dela, os homens desenvolveram relações sociais, viveram em comunidade e diminuíram a distância entre os povos. A comunicação está presente em todas as esferas da sociedade. Em ambiente familiar, na comunidade, no mundo da cultura, na política. Está presente também na economia e, não por acaso, estabeleceu-se como um dos principais alicerces da globalização. Entre as atividades de Comunicação uma se destaca por sua importância social e histórica: o Jornalismo. Sem a imprensa e o trabalho do jornalista as informações de interesse social não circulariam. Sem jornalista e imprensa livre não há liberdade. A imprensa e os jornalistas alimentam a sociedade com informações que ajudam na tomada de decisões, na liberdade de expressão e na garantia, enfim, da existência da democracia.
 
A UVA segue as Diretrizes Curriculares para o curso de Jornalismo, estabelecidas pela Resolução nº 1 do MEC, de 27 de setembro de 2013. Jornalismo agora não é mais uma habilitação em Comunicação. O curso ganhou autonomia e identidade própria. Quem concluir o curso e colar grau receberá um diploma de Bacharel em Jornalismo. O jornalista é o profissional da notícia. Ele está presente na cobertura dos acontecimentos de interesse social e aprende na universidade as técnicas com as quais transforma fatos em notícias com isenção e objetividade. Dele se exige senso ético, espírito crítico e capacidade de se expressar adequadamente para manter a sociedade informada. O campo de atuação do jornalista não se restringe às redações dos grandes jornais, revistas, rádio e televisão.
 
Há todo um leque de atividades nos diversos meios que demandam profissionais com a formação de um jornalista. Hoje, ele está presente nas redes sociais, nas assessorias de grandes empresas privadas, estatais e ONGs, cuidando da comunicação interna entre os funcionários e externa com a sociedade. O diploma para o exercício do Jornalismo foi temporariamente suspenso, mas a graduação superior é o passaporte para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente em qualidade. E na maioria das empresas e nos editais de concursos na área se exige o diploma de jornalista.
 
Na UVA, é possível obter dois diplomas de graduação em cinco anos e meio. O aluno pode se formar em Jornalismo, por exemplo, e depois continuar os seus estudos para graduar-se em Publicidade em apenas um ano e meio a mais e obter o segundo diploma. Isso porque a grade curricular integrada permite ao aluno concluir um curso e fazer o outro em apenas três semestres. Quem faz Jornalismo e/ou Publicidade e Propaganda na UVA está mais bem preparado para o sucesso profissional, por ter uma formação mais ampla e completa para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.
 

Diferenciais UVA

  • Desempenho entre as melhores do Rio de Janeiro nas avaliações do INEP/MEC. O Jornalismo da UVA tem nota 4 no Enade. Além disso, o curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida recebe três estrelas há oito anos (2011-2018) pelo Guia do Estudante dos melhores cursos do país;
  • Corpo docente altamente qualificado, com titulação acadêmica e experiência profissional nas principais empresas de comunicação, como: Rede Globo, Rede Bandeirantes, Rede Brasil, O Globo, Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Rádio MEC, Globosat, InterTV – Alto Litoral, Editora Abril, Agência France Press, Rádio JB e outras grandes empresas de comunicação;
  • Ensino integrado, com forte base teórica e direcionado à prática profissional desde o primeiro período, utilizando os laboratórios da Casa de Comunicação na produção de programas para a WebTV da universidade (TV UVA), a Webrádio (Rádio UVA), além de conteúdo para a Agência UVA de notícias, as redes sociais do curso e os canais de comunicação interna (UVA em Foco);
  • Parcerias e convênios que possibilitam o estágio profissional;
  • Obrigatoriedade do estágio nos últimos períodos do curso;
  • Incentivo a atividades extracurriculares que simulem ambientes profissionais em Jornalismo;
  • Presença de ex-alunos da UVA no mercado de trabalho, como Rede Globo, Rede Bandeirantes e inúmeras empresas conveniadas.

 

Mercado de Trabalho

 
A Comunicação e o Jornalismo, em particular, são fundamentais hoje em todas as atividades sociais. Há demanda por profissionais com formação integral, multimídia e multitarefa, nos meios tradicionais de comunicação, nas grandes e pequenas empresas, nos órgãos públicos e não governamentais. A Internet abriu ainda mais o mercado para o profissional com formação em Jornalismo. O Superior Tribunal Federal determinou que o diploma não é mais obrigatório, mas as empresas de comunicação só admitem em estágios quem está cursando Jornalismo em faculdade.
 
O jornalista encontra opções de trabalho na mídia tradicional, como jornais, televisão e rádio. Trabalha também como consultor de comunicação, editor de publicações especializadas e produtor de conteúdo para web. Outra área que oferece muita oportunidade de trabalho aos jornalistas é a de assessoria de comunicação. Nas assessorias, o jornalista responde pela comunicação externa e interna. Na administração pública e na política, o profissional exerce funções de porta-voz e de assessor.

 

Coordenação Tijuca

Prof. Luís Carlos Bittencourt

Formação acadêmica:
Diretor da iVentura Editora Comercial Ltda. Jornalista, trabalhou em O Dia, O Globo, Jornal do Commercio, TV Globo e TV Educativa, onde foi editor, diretor de programas e diretor de jornalismo. Criou o programa Jornal Visual, destinado a deficientes visuais, e o ONU em Ação, informativo do escritório das Nações Unidas no Rio de Janeiro em parceria com a ECO/UFRJ. É Mestre e Doutor (UFRJ), foi coordenador de cursos, chefe-de-departamento e vice-diretor da Escola de Comunicação da UFRJ. Implantou e coordenou a CPM - Central de Produção Multimídia. Professor da Universidade Veiga de Almeida, coordena o curso de Comunicação Social e o MBA em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial. Coordena o grupo de pesquisa em Qualidade em Comunicação (CNPq). Implantou e coordenou a habilitação em Multimídia do curso de Comunicação Social da Faculdade CCAA. É avaliador do Inep/MEC para os cursos de Comunicação. Participou das comissões de consultores do Inep para o Enade de 2006 e o de 2009. Autor e organizador de livros na área de Comunicação. Lattes: lattes.cnpq.br/0450997896764868.
 
 
Experiência profissional:
Diretor Editorial (iVentura Editora Comercial Ltda.), TV Educativa; TV Globo; Jornal do Commercio; O Globo; O Dia; UFRJ; avaliador INEP/MEC.
 
 
Horário de atendimento:
Segundas, Quarta e Sextas-feiras, das 07:00 h às 15h
Terças e Quintas-feiras, das 14:00 às 22:00.
 
 

 

Coordenação Barra da Tijuca

Profa. Renata Feital 

Formação Acadêmica:
Bacharel em Comunicação Social (Faculdade da Cidade), Bacharel em Sociologia (UERJ), Especialização em Langue, Litteratura e Civilisation Française. Université de Paris X, Nanterre; curso de Roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro; Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Editora da Revista Acadêmica da Universidade Veiga de Almeida - Revista Aquila. Pesquisadora na área de ciberativismo, narrativas sobre Identidade e Feminismo.

 

Experiência profissional:
Atuou como Repórter no Jornal do Brasil, Assessora de Imprensa no Camping Clube do Brasil, Repórter de Cultura e Moda. Atualmente é Coordenadora do Curso de Graduação em Jornalismo (UVA/BARRA) e professora universitária.

 

Horário de atendimento:
Terça-feira - de 9h30 às 16h
Quinta-feira - de 9h30 às 18h

 

E-mail: [email protected]

 

 

Coordenação Cabo Frio

Prof. Daniel Paes


Formação acadêmica:
Mestre em Comunicação Social (PUC-Rio). Graduado em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo).
 
Experiência profissional:
Diretor cinematográfico e documentarista. É diretor da produtora audiovisual Iracema Filmes e dirigiu, roteirizou e fotografou dezenas de filmes de curta, média e longa metragem para TV, web e cinema.​
  • Horário de atendimento:
  • Quartas-feiras, das 13h às 22h;
  • Quinta-feira, das 13h às 22h

Duração estimada: 4 anos
1º PERÍODO
DISCIPLINAS  CH
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
60
ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO 
90
COMUNICAÇÃO E DISCURSO
60
NOVAS TECNOLOGIAS EM COMUNICAÇÃO
60
FILOSOFIA
60
2º PERÍODO
DISCIPLINAS  CH
COMUNICAÇÃO E MUNDO CONTEMPORÂNEO
60
TECNICAS DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO
60
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
90
FOTOGRAFIA DIGITAL
60
SOCIOLOGIA
60
3º PERÍODO
DISCIPLINAS  CH
MARKETING EM COMUNICAÇÃO 
60
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
60
FOTOJORNALISMO
60
JORNALISMO IMPRESSO
60
HISTÓRIA DA IMPRENSA
60
COMUNICAÇÃO E PSICOLOGIA
60
4º PERÍODO
DISCIPLINAS  CH
COMUNICAÇÃO E REALIDADE BRASILEIRA
60
COMUNICAÇÃO, ARTE E CULTURA
60
RADIOJORNALISMO
60
VIDEOJORNALISMO
60
JORNALISMO GRÁFICO
60
PROJETO INTERDISCIPLINAR EM JORNALISMO I - IMPRESSOS
60
5º PERÍODO
DISCIPLINAS  CH
TEORIAS E PESQUISA DE OPINIÃO
60
TELEJORNALISMO
60
TEORIAS DO JORNALISMO
60
JORNALISMO ESPORTIVO
60
JORNALISMO DE REVISTA
60
METODOLOGIA CIENTÍFICA
60
PROJETO INTERDISCIPLINAR EM JORNALISMO II - RÁDIO
60
6º PERÍODO
DISCIPLINAS  CH
EDIÇÃO
60
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
60
INFOGRAFIA PARA O JORNALISMO
60
JORNALISMO ECONÔMICO
60
JORNALISMO DIGITAL
60
LEGISLAÇÃO E ÉTICA DO JORNALISMO
60
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO I
120
PROJETO INTERDISCIPLINAR EM JORNALISMO III - TV
60
7º PERÍODO
DISCIPLINAS  CH
OFICINA MULTIMÍDIA EM JORNALISMO
60
PROJETO INTERDISCIPLINAR EM JORNALISMO IV – COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
60
CIÊNCIAS AMBIENTAIS
60
TCC EM JORNALISMO I
120
ELETIVA I
60
TÓPICOS I
60
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO II
120
8º PERÍODO
DISCIPLINAS  CH
COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS SOCIAIS
60
JORNALISMO E CIDADANIA
60
JORNALISMO DOCUMENTÁRIO
60
TCC EM JORNALISMO II
120
EMPREENDEDORISMO
60
TÓPICOS II
60
ELETIVA II
60

 

COMPONENTES CURRICULARES
HORAS
CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
2640
CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS
120
CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS ELETIVAS
120
CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
240
CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
240
CARGA HORÁRIA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES
240
TOTAL
3.600 
 
ELENCO DE TÓPICOS ESPECIAIS 60 HORAS
TÓPICOS ESPECIAIS EM JORNALISMO DE DADOS                                                                                            
TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO, ARTE E CIDADE
TÓPICOS ESPECIAIS EM TENDÊNCIA DO JORNALISMO CONTEMPORÂNEO
TÓPICOS ESPECIAIS EM JORNALISMO ESPECIALIZADO
TÓPICOS ESPECIAIS EM EVENTOS
TÓPICOS ESPECIAIS EM NARRATIVAS DIGITAIS
TÓPICOS ESPECIAIS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA E ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA ETNIAS INDÍGENAS
 

Obs 1: O aluno deverá cursar dois tópicos especiais e duas disciplinas eletivas de outros cursos, podendo substituir as eletivas por tópicos especiais oferecidas no elenco do seu curso.

 

Obs 2: As disciplinas Relações História e Ensino da Cultura Afro-brasileira e Indígena e Libras, são oferecidas como optativas nos Tópicos Especiais. Além disso, as Políticas de Educação Ambiental e Educação em Direitos Humanos, têm os conteúdos transversalizados e oferecidos sob a forma de palestras, vídeos, atividades complementares e cursos de extensão nas modalidades presencial e on-line

 

Conheça o Projeto Pedagógico do curso de Jornalismo

O processo, passo a passo:

1

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Clique em Solicitar Info
2

Tem todas as informações e já escolheu o seu curso?

Então, inscreva-se!
3

Não se esqueça de conferir os documentos necessários para efetuar sua matrícula.

Ver documentos
4

Já foi aprovado e tem todos os documentos? Hora de fazer a matrícula.

Matricule-se!

A UVA oferece infraestrutura acadêmica e tecnológica inovadora Biblioteca                        Centro de Saúde                        Laboratórios

 

A UVA pertence à Ilumno, uma Rede de internacional de ensino superior.

Que hacen los estudiantes 2

Aproveite esta oportunidade e dê um passo à frente na sua carreira.

Que hacen los estudiantes 3

Conteúdo audiovisual desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social da UVA

1

Tijuca

Endereço:

Rua Ibituruna, 108

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

2

Barra

Endereço:

Av. Gal Felicissimo Cardoso, 500

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

Cabo Frio
3

Cabo Frio

Endereço:

Estrada Perynas, S/N

Ver no mapa

Contato:

0800 024 6172

Como é?:

Ver fotos

Sua carreira está te esperando