Você está aqui

Doutorado em Odontologia

Ciências Biológicas e da Saúde

Quero mais informações
sobre este programa

Tem dúvidas ou precisa de ajuda? Um de nossos assessores irá se comunicar com você.

(
)(
)

  • Próxima turma: Agosto de 2019
  • Duração: 48 meses
  • Habilitação: Doutor em Odontologia
  • Dias e Horários: Módulo de 1 semana por mês, manhã e tarde.
  • Investimento: 48 parcelas de R$ 2.439,60

Situação legal: O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Veiga de Almeida, nível de Doutorado – modalidade acadêmico, foi recomendado com nota 4, pelo Oficio n. 59/2018 – CECOL/GAB/PR/CAPES de 22 de fevereiro de 2018.

Modalidades dos cursos:

  • Presencial
    Presencial

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), em nível de Doutorado, tem como objetivos promover pesquisas avançadas na área de Reabilitação Oral, favorecendo, através do enfoque interdisciplinar, uma atuação reflexiva, crítica e transformadora, necessária na formação de pesquisadores que pretendem contribuir para questões da contemporaneidade. Assim, espera-se possibilitar ações de inserção e de impacto regional e nacional, contribuindo, desta forma, com o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação no país.

Público Alvo

O Programa de Doutorado em Odontologia é voltado para profissionais portadores de diploma de Curso de Graduação em Odontologia e de Mestrado reconhecidos pelo MEC.

 

Aprenda a

Ser um profissional com formação humanista com ênfase no respeito ao individuo e com consciência do seu papel na sociedade, altamente capacitado e que saiba utilizar o senso crítico para agregar valor às suas atividades na área de Reabilitação Oral, seja na docência ou na pesquisa científica qualificada. Para isso, o programa apresenta um corpo docente altamente preparado, com linhas de pesquisa e projetos articulados com a matriz curricular, visando desenvolver nos egressos as competências científicas e técnicas necessárias para o pleno exercício profissional e para atuarem como multiplicadores na formação de recursos humanos qualificados para o país e na produção científica de qualidade.

Benefícios

O titulo de doutor, obtido em um programa sério, e que é reconhecido e recomendado pela CAPES, abre os horizontes para os egressos. Está comprovado que os salários são mais atrativos. Além disso, com o desenvolvimento do senso crítico, os doutores são mais habilitados a enxergar com mais clareza os melhores caminhos da profissão. Eles podem desenvolver pesquisas cientificas de qualidade e atuar em docência em diversas áreas da Odontologia. Podem ainda atuar tanto no setor publico como no privado, pois profissionais com habilidades analíticas e forte embasamento científico são cada vez mais valorizados.

 

PROGRAMA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Reabilitação Oral

Depoimentos:

Sobre o Mestrado:
Andrea Soares, 2016

"Ingressar no mestrado era uma meta que tinha desde o término da minha graduação, que pude concretizar na UVA. A seriedade do curso, o compromisso com a formação e a qualidade dos professores incrementaram minha análise crítica, ampliaram minha visão das abordagens possíveis da odontologia, não apenas no aspecto clínico, mas também na gestão, marketing, pesquisa e ensino. O mestrado também foi uma oportunidade única de conhecer colegas de diversas áreas da Odontologia, ampliando a rede de contatos e a troca de experiências. Ter cursado o mestrado na UVA e o contato com um corpo docente altamente qualificado me estimulou a não parar de estudar. Atualmente curso doutorado na UFPel e me dedico a pesquisar sobre o processo de ensino e aprendizagem em Odontologia. O mestrado da UVA foi um diferencial em minha vida."
 

Leila Mourão, 2016.

"Para mim, o mestrado profissional em Odontologia da UVA foi um diferencial na minha vida profissional. Além da qualidade de ensino, encontrei pessoas que fizeram a diferença no meu crescimento intelectual, emocional. Esse curso abre os horizontes para os egressos desenvolverem pesquisas cientificas de qualidade e atuação em docência em diversas áreas da Odontologia."
 

Eduardo Picanço
Aluno já titulado

"O Mestrado em Odontologia da UVA foi algo realmente diferencial na minha formação. O dentista, de uma maneira geral, faz cursos que o preparam para realizar procedimentos clínicos, e lapidam sua técnica. O mestrado foi algo maior. Por abranger áreas como pedagogia, gestão empresarial, marketing, introdução à pscilologia etc, fez com que a mente se abrisse a novas realidades que agregam a nossa formação pessoal, além do aprimoramento técnico que teríamos normalmente em um curso de especilaização. Além disso, a troca de experiência profissional com os demais colegas de turma e professores, fez com que as vivências fossem multiplicadas, um network sensacional. Hoje, graças ao mestrado, apresentei minha dissertáção no congresso da Academy of Osseointegration (Boston, 2008), sou Coordenador de equipe no Instituto Brasileiro de Implantodontia, e ministro aulas no P-I Branemark Institute, em Bauru. Faça sempre o seu melhor. O reconhecimento é mera consequência."
 

Edison Stecca
Aluno já titulado

"O Mestrado UVA foi a minha grande oportunidade na vida. Escolhi o Mestrado UVA por vários motivos: a grade horária bastante compatível com o meu perfil, flexibilidade curricular, instituição séria e o acolhimento. Tudo isto me fez optar pelo Mestrado UVA. Hoje participo da coordenação do Curso de Odontologia Suprema, onde trabalho também na docência, tendo sido eleito este ano "nome  e patrono" da primeira  turma de formandos."
 

Patrícia Touma
Aluna já titulada

"A conclusão do Mestrado da Uva foi a realização de um sonho antigo, que só foi  possível devido a flexibilidade do horário, que possibilita que alunos de fora do Estado possam frequentar o Mestrado. Por ter as aulas condensadas em uma semana ao mês, permite também uma imersão total e um melhor aproveitamento.

Uma das maiores qualidades do Mestrado da Uva é a qualidade do corpo docente, formado por experientes professores todos com doutorado e pós-doutorado e uma visão moderna da odontologia enfatizando  a área de gestão empresarial e marketing, o que faz grande diferença para os curso que se preocupam só com os aspectos técnicos.

Após a conclusão do mestrado instalei consultório no Rio de Janeiro, reformulei a Clinica em Juiz de Fora e continuo ministrando aulas em Congressos e cursos de especilaização."

 

Biblioteca Virtual:

Normas para dissertação
Revista De Boca em Boca (Odontologia)
Revista Fono.Audio.UVA (2007-2008)
Revista Trivium
Livro: "Pesquisa e Material Desenvolvidos com Base em Critérios Linguísticos para a Prática Fonoaudiológica nas Afasias"


Revistas Eletrônicas

Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia (Natal)
Fractal: Revista de Psicologia
Psicologia
Psicologia & Sociedade
Psicologia Clínica
Psicologia em Estudo
Psicologia USP
Psicologia, Saúde & Doenças
Psicologia: Reflexão e Crítica
Psicologia: Teoria e Pesquisa
Revista do Departamento de Psicologia. UFF
Revista Direito GV
Sur - Revista Internacional de Direitos Humanos
Sur - Revista Internacional de Direitos Humanos
Revista Brasileira de Fisioterapia

 

PARCEIROS

Universidades Internacionais

O grande objetivo destes acordos é estabelecer relações específicas educacionais e a cooperação entre as Universidades, a fim de enriquecer a compreensão da cultura dos dois países em causa, possibilitando a realização dos experimentos com tecnologia indisponível no Brasil.

 

Coordenação 

Prof. Antonio Carlos Canabarro Andrade Júnior

E-mail:

[email protected]

[email protected]

Horário de atendimento: Terças-feiras: das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Formação acadêmica da coordenação:

Pós-doutorado (FORP/USP), doutorado (UERJ), mestrado (UERJ), especialização (UERJ) e Graduação em Odontologia. Área de concentração: Periodontia.

Experiência profissional da coordenação:

Professor Associado da Faculdade de Odontologia da UERJ; Professor Titular do Curso de Graduação em Odontologia da UVA.

LINHAS DE PESQUISA E PROJETOS

Linhas de pesquisa: nome e descrição:

Linha de Pesquisa 1: ESTUDOS EM REABILITAÇÃO ORAL COM ÊNFASE EM MATERIAS E TÉCNICAS

Descrição: O objetivo da linha é investigar as propriedades físico-químicas dos materiais odontológicos, buscando novas características que aperfeiçoem suas performances, assim como sua interação com novos procedimentos e técnicas visando otimizar a reabilitação oral dos pacientes.

Projetos: 1- Biomaterias em Odontologia; 2- Bioengenharia Tecidual, Cirurgia Plástica Periodontal e Microcirurgia em Odontologia; 3. Avaliação, diagnóstico e tratamento restaurador de pacientes portadores de lesões cervicais não-cariosas.

Linha de Pesquisa 2: ESTUDOS EM REABILITAÇÃO ORAL COM FOCO NA ETIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO DAS DOENCAS BUCAIS.

Descrição: Investiga a distribuição das doenças bucais e dos fatores condicionantes e determinantes desses fenômenos. Analisa o desempenho dos exames clínicos e laboratoriais, bem como os métodos de diagnostico e prevenção. Visa também o estudo da etiologia e da patogênese das doenças bucais, com ênfase em doença periodontal e perimplantar.

 Projetos: 1. Abordagem interdisciplinar em Odontologia; 2 - Epidemiologia, diagnóstico, prevenção e terapêutica em Periodontia e Implantodontia; 3 - Microbiologia e patogênese das afecções bucais.

Duração estimada: 36 a 48 meses

 

ESTRUTURA CURRICULAR

As disciplinas do PPGO da UVA foram pensadas de acordo com as competências e habilidades necessárias para a inserção dos egressos no mercado. Assim, elas possuem vínculo com as linhas de pesquisa e projetos propostos, orientando professores e alunos no desenvolvimento das teses, e incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender.

São 11 disciplinas obrigatórias com um total de 40 créditos (600 horas/aula), mais 28 créditos (420 horas/aula) para orientação da tese. O PPGO irá ainda oferecer 15 disciplinas eletivas, com um total de 32 créditos (480 horas/aula). Estas também apresentam afinidades com linhas, projetos e disciplinas e possibilitam a flexibilidade curricular. Todas foram pensadas para direcionar o aluno na sua formação e no desenvolvimento da tese.

Disciplinas obrigatórias e créditos: total – 11 disciplinas e 40 créditos:

1. Análise e orientação de projetos de pesquisa em Reabilitação Oral I;

2. Análise e orientação de projetos de pesquisa em Reabilitação Oral II;

3. Estágio Docente Supervisionado em Clinica I;

4. Estágio Docente Supervisionado em Clinica II;

5. Redação de Trabalhos Científicos I;

6. Redação de Trabalhos Científicos II;

7. Seminários de Pesquisa em Reabilitação Oral I;

8. Seminários de Pesquisa em Reabilitação Oral II;

9. Seminários de Pesquisa em Reabilitação Oral III;

10. Seminários de Pesquisa em Reabilitação Oral IV;

11. Treinamento didático supervisionado.

 

Disciplinas de orientação de tese: total – 5 disciplinas e 28 créditos:                               

1. Defesa de trabalho de conclusão I;

2. Defesa de trabalho de conclusão II;

3. Orientação da tese de Doutorado;

4. Projeto de Tese I;

5. Projeto de Tese II.

 

Disciplinas eletivas: total - 15 disciplinas e 32 créditos.

1. Bioestatística;

2. Metodologia científica;

3. Biologia Molecular e Celular;

4. Introdução à epidemiologia;

5. Tópicos especiais em microbiologia;

6. Tópicos em odontologia contemporânea;

7. Revisão Sistemática;

8. Pesquisa Clínica;

9. Seminários de Periodontia I;

10. Seminários de Periodontia II;

11. Cirurgia Plástica Periodontal;

12. Microcirurgia em Odontologia;

13. Tópicos Avançados em Odontologia Restauradora Estética;

14. Tópicos avançados em Prótese Dentária;

15. Tópicos avançados em Implantodontia.

O processo, passo a passo:

1

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Clique em Solicitar Info
2

Já escolheu o seu curso de Doutorado? Veja todos os detalhes para participar do processo de seleção.

Leia o edital
3

Tem todas as informações e vai se inscrever?

Preencha a ficha de inscrição
4

Já viu as instruções para preparar e apresentar o seu projeto de pesquisa?

Veja aqui todos os detalhes

Um futuro sólido começa com um ensino de qualidade. Venha para a UVA!

A UVA oferece infraestrutura acadêmica e tecnológica inovadora Biblioteca                        Centro de Saúde                        Laboratórios

 

A UVA pertence à Ilumno, uma Rede de internacional de ensino superior.

Que hacen los estudiantes 2

Aproveite esta oportunidade e dê um passo à frente na sua carreira.

Que hacen los estudiantes 3

Conteúdo audiovisual desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social da UVA

1

Tijuca

Endereço:

Rua Ibituruna, 108

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

Estudos relacionados

Sua carreira está te esperando