24 parcelas de R$ 1.793,11. Inscrições de 02/10/2023 a 04/02/2024.

Confira o Edital.

Confira a Prorrogação do Edital.

tag

Inscrições Abertas

Mestrado em

  Ciências do Meio Ambiente

Toda a qualidade UVA com a experiência que a convivência nos Campi possibilita.

Habilitação:Mestrado

Duração:24 meses

Próxima turma:1º semestre de 2024

Campus Disponíveis:

Campus Tijuca

Inscrição

24 parcelas de R$ 1.793,11. Inscrições de 02/10/2023 a 04/02/2024.

Confira o Edital.

Confira a Prorrogação do Edital.

sobre o curso

Fale direto com o coordenador

O Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida tem como objetivo formar profissionais com competências diversificadas e desenvolver habilidades para a prática avançada em diferentes setores da economia, onde as questões ambientais são essenciais. O foco principal do programa é o monitoramento ambiental, a conservação, a sustentabilidade e a gestão de ecossistemas naturais e os impactados pelo Humanidade, bem como o desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias que permitam propor soluções para os desafios ambientais da sociedade moderna.



Linhas de Pesquisa:
1) Monitoramento Ambiental: Esta linha de pesquisa foca no estudo das interações entre o homem e o meio ambiente, buscando desenvolver técnicas inovadoras para mitigar os impactos negativos dessas interações nos ecossistemas naturais e antropizados. A abordagem inclui práticas de manejo e monitoramento para a recuperação e controle ambiental. Os temas explorados nesta linha de pesquisa abrangem gestão de resíduos sólidos, qualidade da água e do ar, mudanças climáticas globais, recuperação de áreas degradadas, legislação e licenciamento ambiental, sustentabilidade, além de oferecer ferramentas para a gestão ambiental em empresas, indústrias e projetos inovadores.

2) Conservação da Biodiversidade: Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo da ecologia e da biodiversidade de ambientes naturais e antrópicos, com especial enfoque na Mata Atlântica e ambientes costeiros. A linha de pesquisa permite a realização de trabalhos em educação interdisciplinar, Unidades de Conservação, projetos de conservação para empreendimentos, responsabilidade socioambiental, sustentabilidade, adaptação às mudanças climáticas globais, educação ambiental, fornecendo também suporte para projetos de inovação, licenciamentos ambientais e programas ambientais corporativos.

Exigências do mercado:
O rápido avanço da urbanização e do setor industrial, junto com a necessidade de empresas públicas e privadas se adequarem à legislação ambiental, tem impulsionado uma crescente preocupação social com as questões ambientais. Este panorama deu origem a um setor de trabalho emergente e especializado, que busca profissionais qualificados para atender às suas demandas. O foco está em promover um desenvolvimento econômico equilibrado, que concilie a conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais com a melhoria da qualidade ambiental urbana. Assim, os profissionais formados pelo nosso programa estão preparados para responder a estas demandas, mediando habilmente as necessidades do mercado com a urgência da sustentabilidade ambiental.

Nosso desafio:
Qualificar profissionais com formação superior para que se tornem protagonistas nos diferentes segmentos das instituições públicas e privadas. Equipamos nossos alunos com as ferramentas necessárias para assumir papéis de liderança em monitoramento ambiental, recuperação e conservação, considerando tanto os impactos diretos quanto indiretos do desenvolvimento econômico e social. Esta é a essência de nossa missão: formar especialistas que não apenas compreendam o cenário econômico dinâmico, mas que também possam efetivamente agir e influenciar para proteger e melhorar nosso meio ambiente.

Público-alvo:
O Programa de Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da UVA é destinado a indivíduos que possuem um diploma de nível superior outorgados por instituições de ensino oficialmente reconhecidas. Candidatos de diversas áreas de conhecimento são bem-vindos, especialmente aqueles com formação em disciplinas relacionadas ao meio ambiente, como biologia, geologia, engenharias, entre tantas outras. Nós valorizamos a diversidade e a interdisciplinaridade em nosso corpo discente, pois acreditamos que trazem uma riqueza de perspectivas para os desafios ambientais do século XXI.

Perfil do egresso:
O profissional formado pelo Curso de Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da UVA é equipado com uma grande gama de competências, permitindo-lhes atuar em diversas áreas da gestão ambiental. Estas incluem:
• Recuperação de áreas degradadas e contaminadas
• Manejo e gestão dos solos e recursos hídricos regionais
• Controle de processos erosivos de encostas
• Saneamento ambiental
• Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
• Gestão de unidades de conservação e de ambientes naturais
• Estudos de diversidade biológica
• Avaliação de impactos
• Monitoramento ambiental
• Licenciamento ambiental


Estas competências preparam nossos egressos para fazer contribuições significativas na área ambiental, tanto na indústria quanto em instituições públicas e privadas. Mestre em Ciências do Meio Ambiente é preparado para desempenhar funções em uma variedade de setores dentro da área das Ciências Ambientais, incluindo:
• Monitoramento de recursos vitais distribuídos em diferentes compartimentos ambientais (atmosfera, solo, água, sedimento, biota etc.)
• Planejamento, gestão e monitoramento de Unidades de Conservação, abrangendo ecossistemas terrestres e aquáticos.
• Gestão integrada de resíduos sólidos
• Realização de Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e elaboração de Relatórios de Impactos Ambientais (RIMA), colaborando com o setor privado de consultoria ambiental
• Atuação em licenciamento e legislação ambiental
• Contribuição para a gestão ambiental empresarial, incluindo o desenvolvimento e implementação de práticas sustentáveis, inovações e novas tecnologias
• Desenvolvimento de planos, cursos e materiais didáticos para Educação Ambiental e Programas de Gestão Ambiental
• Atuação como docente em Ensino Superior, ministrando cursos/disciplinas e orientando alunos em Ciências Ambientais


Esta ampla gama de competências assegura que nossos alunos estarão equipados para fazer contribuições significativas em uma variedade de contextos dentro do campo ambiental.

Aptidões e competências adquiridas:
O profissional formado pelo Curso de Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida estará preparado para um campo de trabalho amplo e diversificado. Este profissional será capaz de empregar as melhores práticas ambientais em uma variedade de contextos, incluindo atividades urbanas e industriais, bem como a produção nos setores público e privado.

Os formandos poderão complementar a sua atuação com estudos de diversidade biológica, monitoramento e conservação dos recursos naturais, e o manejo de Unidades de Conservação. Com essa formação, nossos egressos encontraram oportunidades em diversos segmentos do mercado de trabalho, desde a gestão ambiental em empresas públicas e privadas até a consultoria ambiental, passando pela participação ativa em diferentes organizações da sociedade civil.

Áreas de concentração: Ciências Ambientais
A área de concentração em Ciências Ambientais aborda os principais desafios ambientais do século XXI. Estes desafios incluem a degradação dos ecossistemas naturais, dos solos e dos recursos hídricos devido ao crescimento urbano, industrial e agropecuário, além da perda da diversidade biológica. Nosso objetivo é desenvolver estudos que favoreçam a pesquisa técnico-científica e a geração de tecnologias para a recuperação de áreas degradadas e contaminadas. Além disso, focamos no manejo e na conservação do solo, dos recursos hídricos e da atmosfera. Damos ênfase ao controle dos processos erosivos em encostas e ao saneamento ambiental. Além disso, a área se concentra no planejamento e gestão de unidades de conservação e ambientes naturais, nos estudos de diversidade biológica, na avaliação de impactos e no monitoramento de diferentes matrizes ambientais.

Projetos Estruturantes e inserção social: Os projetos estruturantes desenvolvidos em nosso Programa de Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente são o resultado de várias iniciativas de pesquisa conduzidas por nossos alunos e professores. Estes projetos, que se concentram em questões ambientais e urbanas críticas no estado do Rio de Janeiro, têm um forte impacto social. Além disso, trabalhamos em estreita colaboração com órgãos governamentais de meio ambiente e gestão urbana, tanto a nível municipal como estadual, o que enriquece e dá relevância prática aos nossos projetos. Estamos fortemente comprometidos com a contribuição social, e isso se reflete no trabalho que fazemos.

Projeto 01: Meio Ambiente e Saúde no Antropoceno: Estudos aplicados às interações socioambientais dinâmicas nos ambientes naturais e/ou antropizados :Este projeto visa explorar as complexas interações entre as dinâmicas sociais e os ambientes naturais/antropizados, com particular ênfase na avaliação das consequências e impactos das atividades humanas no meio ambiente e na saúde. Através da colaboração com órgãos de gestão ambiental e instituições de saúde, o projeto se propõe a desenvolver e implementar estratégias eficazes de mitigação e adaptação, empregando metodologias avançadas de monitoramento e modelagem ambiental para otimizar a gestão de riscos ambientais e à saúde humana.

Projeto 02: Sustentabilidade e Dinâmicas Socioambientais: Planejamento, Gestão e Mitigação de Impactos Ambientais: Este projeto se concentra em entender as dinâmicas entre crescimento populacional, consumo de recursos e geração de poluição, enquanto avança as práticas de sustentabilidade e governança em contextos urbanos e industriais no Brasil. Em colaboração com empresas locais e órgãos governamentais, o projeto auxilia no aperfeiçoamento do planejamento ambiental e os processos de licenciamento, oferecendo soluções estratégicas para mitigar os impactos negativos do desenvolvimento desenfreado na qualidade do meio ambiente.

Projeto 03: Manejo ecossistêmico e conservação da biodiversidade: Estudos aplicados às práticas de pesquisa: Com o objetivo de desenvolver e aplicar técnicas avançadas de manejo ecossistêmico para a conservação da biodiversidade no estado do Rio de Janeiro, este projeto busca aperfeiçoar métodos de monitoramento de biodiversidade, desenvolver estratégias de restauração de ecossistemas degradados e estudar o impacto das mudanças climáticas na biodiversidade local. Em parceria com organizações de conservação e pesquisa, o projeto tem como objetivo melhorar a eficácia das estratégias de conservação e aprimorar a saúde e a resiliência dos ecossistemas locais.

Projeto 04: Educação Ambiental: Práticas pedagógicas para a construção de um futuro comum: Este projeto foca na promoção da educação ambiental, desenvolvendo uma variedade de materiais didáticos e estratégias pedagógicas que abrangem desde a educação básica até a formação de profissionais. A iniciativa visa fomentar o pensamento crítico sobre as questões ambientais e capacitar as futuras gerações com as habilidades necessárias para enfrentar de maneira efetiva os desafios ambientais, promovendo um futuro mais sustentável.

Observatório Acadêmico da UVA
Conheça a página do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente no Projeto Observa UVA, com destaques das produções acadêmicas de todo corpo docente do curso, clicando aqui.


Corpo Docente:

Dr. Anderson Amendoeira Namen
Currículo Lattes

Dr. Carlos Eduardo Soares Canejo Pinheiro da Cunha
Currículo Lattes

Dra. Cecília Bueno Moacyr de Lima e Silva
Currículo Lattes

Professor Dr. Cleyton Martins da Silva
Currículo Lattes

Dr. David Vilas Boas de Campos
Currículo Lattes

Jefferson Pereira Caldas dos Santos
Currículo Lattes

Professora Dra. Natalie Olifiers
Currículo Lattes

Dr. Ricardo Soares
Currículo Lattes

Professora Dra. Viviane Japiassú Viana
Currículo Lattes

Dra. Marcela Baraúna Magno
Currículo Lattes

Dra. Cristiane da Silva Fiori (Professora Colaboradora)
Currículo Lattes

Leia mais +



Matricule-se agora e venha transformar sua carreira

Inscreva-se

Fique por dentro

Saiba mais

Estrutura para o saber científico

Modernidade Imagem
Modernidade Imagem

Cada espaço foi pensado para o seu aperfeiçoamento teórico. As bibliotecas são integradas e contam com acervo físico e digital. Os laboratórios têm equipamentos de última linha em todas as áreas de atuação.

Confira sobre nossos laboratórios

INTERCÂMBIO EM MAIS DE 27 UNIVERSIDADES NO MUNDO

Intercâmbio Imagem
Intercâmbio Imagem

O intercâmbio acadêmico da UVA conta com 27 universidades parceiras em toda América e Europa. Uma chance de explorar novos mundos e viver experiências inesquecíveis pra você se diferenciar como profissional.

4 CAMPI COM MAIS DE 35.000 M² DE INFRAESTRUTURA E UM CAMPUS VIRTUAL COMPLETO

Imagem Video
Imagem Video
Conheça o Campus Tijuca
Imagem Video
Imagem Video
Conheça o Campus Barra
Imagem Video
Imagem Video
Conheça o Campus Cabo Frio
Imagem Video
Imagem Video
Conheça o Campus Botafogo
Imagem Video
Imagem Video
Imagem Aluno Imagem Aluno

Tijuca

O Campus Tijuca da UVA te proporcionará o que há de melhor em educação aliado a expertise de anos de tradição. Professores altamente qualificados, infraestrutura moderna e metodologias inovadoras possibilitam um ambiente de aprendizado estimulante e enriquecedor.

Imagem Aluno Imagem Aluno

Barra

Prático, próximo e moderno. São as três qualidades do Campus Barra. Onde a tecnologia dos laboratórios e a tranquilidade dos espaços abertos se unem à facilidade de estar localizado logo em frente ao Barra Shopping. Venha conhecer.

Imagem Aluno Imagem Aluno

Cabo Frio

O Campus Cabo Frio tem os melhores professores e os mais modernos laboratórios da Região dos Lagos. Uma qualidade que abre caminhos para o futuro, para que o aluno bote o seu talento em prática e transforme suas ideias em realizações.

Imagem Aluno Imagem Aluno

Botafogo

O novo campus da Zona Sul chegou para trazer não só qualidade de ensino, mas facilidade em uma localização privilegiada no bairro de Botafogo. É a UVA ao alcance de cada vez mais pessoas.

Imagem Aluno Imagem Aluno

Campus Virtual EAD

Se você quer autonomia pra estudar do seu jeito, a UVA tem um campus virtual com opções que se adaptam a sua rotina. Aqui, disciplinas de todas as modalidades estão disponíveis online pra você estudar de onde estiver.

Encontre o seu campi/unidade

Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro,172
Contato: 2574-8888

Ver no mapa

Aqui na UVA olhamos para o futuro com a perspectiva de formar profissionais que vão interferir no mercado de trabalho e ter suas vidas impactadas.

Beatriz Balena
Reitora da UVA

A UVA contribui para a formação profissional e humana dos estudantes por meio da relevância em ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Wagner Salles
Sponsor de Carreiras

Da estrutura ao ensino, aqui em Cabo Frio a qualidade é o nosso maior diferencial.

Nirley Barros
Diretor do Campus Cabo Frio

Com a excelente localização, o novo campus tem tudo pra ser um sucesso.

Jorge Fernandes
Diretor do Campus Botafogo

Você estuda a distância, mas nunca sozinho. É no seu ritmo, com professores e tutores pra ajudar.

Ricardo Pacheco
Diretor do Campus EAD

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Perfeito! Em breve entraremos em contato com você!

Disciplinas


Duração estimada: 24 meses

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Perfeito! Em breve entraremos em contato com você!

?>

Matricule-se agora e venha fazer parte dos diferenciais

Inscrição

Quer saber mais?

Solicitar informações

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Perfeito! Em breve entraremos em contato com você!

coordenação

Tijuca

Professor Doutor Ricardo Soares
Professor(a):

Professor Doutor Ricardo Soares

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Perfeito! Em breve entraremos em contato com você!

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller