Táticas de leitura para pessoas que não têm tempo

Quando precisamos preparar leituras extensas e complexas, acabamos levando mais tempo do que esperávamos para entender os principais conceitos e tomar notas que nos ajudarão a produzir textos, apresentações e outros trabalhos para a universidade. Isso acontece, especialmente, se forem temas sobre os quais nunca lemos ou se precisamos estudar ou trabalhar em meio à nossa rotina diária. Por isso, queremos compartilhar com você alguns conselhos baseados no livro “Ler depressa”, de Tina Konstant, pesquisadora especializada em aprendizagem acelerada, autora de diversos livros sobre leitura rápida e memória.

Para Konstant, a regra principal da leitura rápida é: “saiba sempre o porquê de ler algo” e, em seus livros, ela apresenta cinco passos para ler com mais agilidade. Ainda que executar cinco ações diferentes para ler possa parecer mais trabalhoso, a autora explica que executar esses passos iniciais é “definir o percurso a ser seguido, pois, uma vez que se saiba onde se vai e como como chegar ao destino, a tarefa fica muito mais fácil de ser realizada”.
Conheça brevemente os cinco passos e dê uma oportunidade a essa maneira de ler quando for estudar para os seus trabalhos e provas. Assim, você poderá fazer anotações mais úteis aos seus propósitos de estudo e conseguirá fortalecer as suas capacidades de análise e compreensão de textos acadêmicos ou literários, de acordo com os seus interesses.

PASSO 1 – PREPARAÇÃO

Organize o seu entorno, evite distrair-se do seu verdadeiro objetivo e seja consciente de que a tensão de ler uma grande quantidade de texto em pouco tempo pode diminuir a sua  concentração. Konstant recomenda que você anote os pontos importantes sobre aquilo que precisa obter do livro e que esteja consciente de que, ao ler, o que quer que seja, você está em um estado de aprendizagem, pois isso permitirá que tenha mais curiosidade sobre o tema que está lendo.

PASSO 2 – PRIMEIRA FOLHEADA

Percorra rapidamente o livro para entender um pouco mais a sua estrutura, dando uma folheada na qual você revise um pouco os detalhes: se tem conclusões ao final, se está distribuído em capítulos ou seções, entre outras características que possa encontrar. Pode ser que, ao terminar, você se dê conta de que não era o que você precisava. Por outro lado, se for uma leitura obrigatória do curso e houver partes que você já havia lido antes ou que já conheça, poderá ler essas partes mais rapidamente.

PASSO 3 – LEITURA PASSIVA

Passe os olhos rapidamente pelas páginas identificando elementos específicos da linguagem: palavras que se destaquem, linguagem técnica ou conhecida, e identifique as ideias principais.  Segundo a autora do livro, ter muita clareza do que queremos saber e do que estamos buscando nos ajuda a encontrar análises e conceitos específicos dos quais precisamos dentro do texto como um todo.

PASSO 4 – LEITURA ATIVA

Servirá para que você identifique as ideias básicas do texto, usando os passos 1 (preparação) e 3 (leitura passiva). Quando você reconhece o tipo de material que está lendo, pode encontrar mais facilmente a ideia principal. Na leitura ativa, também se recomenda ler o primeiro parágrafo de cada seção ou capítulo do livro, assim como a primeira e a última frase de cada parágrafo. Aproveite para tomar notas desse passo e ver se o que você captou faz sentido.

PASSO 5 – LEITURA SELETIVA

Uma vez que, com os passos anteriores, você tenha identificado o que realmente quer e precisa ler, leia pulando as informações que você sabe que não precisa e atendo-se aos temas indispensáveis. Se você puder responder à pergunta “já tenho o que procurava?”, poderá dar por encerrada a sua leitura. E se você determinar que precisa ler o livro inteiro, ter passado por esse processo será útil para conhecer os detalhes que você obteve nos primeiros quatro passos e facilitará a leitura.
O processo dos cinco passos pode tomar, segundo Tina Konstant, entre 40 e 50 minutos, sendo que ter esse panorama da forma, da linguagem e das principais ideias do texto agilizará leituras que você receber com antecedência. No livro de Konstant, você encontrará mais técnicas que ajudarão a tomar notas com eficiência ou melhorar a concentração, a memória, além de testes para saber com que velocidade você lê depois de colocar em prática esses conselhos.