07/11/2025
Gestão financeira sustentável: conecte lucro e meio ambiente
Você sabia que a sustentabilidade pode ser uma grande aliada das finanças? Cada vez mais empresas buscam profissionais capaze...
Ver artigo completoCompartilhe
Se você gosta de estudar, deseja obter sucesso na área da saúde no Brasil e ainda quer construir uma carreira ajudando o próximo, então talvez o curso de Biomedicina seja o ideal para você!
Voltada para a área do conhecimento que investiga e desenvolve pesquisas sobre os mecanismos por trás das doenças, o biomédico é aquele que estuda o comportamento dos corpos, incluindo células, bactérias e animais, afim de entender como as doenças são causadas e desenvolver soluções para tratá-las.
Este profissional se debruça sobre anos de pesquisa para desenvolver medicamentos e tratamentos a fim de combater ou prevenir as mais diversas enfermidades. Além disso, ele também atua no estudo e desenvolvimento de vacinas, assim como na identificação e classificação de microrganismos causadores de diversas enfermidades.
Dessa forma, o profissional de biomedicina atua distante dos holofotes, mas, apesar de não realizarem cirurgias, não atenderem os pacientes diretamente e nem prescrevem medicamentos, eles possuem um papel fundamental para a evolução da Medicina e da sociedade.
Como trabalham com a manipulação de enzimas e micro-organismos na produção de produtos biologicamente ativos, sua atuação é mais voltada para:
• Desenvolvimento de estudos sobre as doenças;
• Análise de exames clínicos;
• Desenvolvimento e evolução de remédios e vacinas;
• Pesquisa para novas formas de prevenção e tratamento;
• E muito mais.
Se você pensa que o trabalho do biomédico é rotineiro e pouco interessante, está muito enganado.
Atuando principalmente em institutos de pesquisas, laboratórios de análises clínicas, hospitais, bancos de sangue e na indústria de medicamentos, sua principal tarefa é encontrar soluções capazes de elevar a qualidade de vida da população em geral, provando seu potencial e evoluindo lado a lado com os avanços da tecnologia.
Quer saber mais sobre a Biomedicina e conhecer algumas razões que podem te levar a investir nessa importante carreira? Então acompanhe nosso artigo e compreenda como o papel do biomédico é fundamental para a sociedade e o mundo em que vivemos. Confira!
Antes de saber o que é a Biomedicina, existe uma questão muito importante que precisa ser respondida, e que ainda gera grandes dúvidas em quem está pensando em ingressar na graduação:
Biomedicina e Medicina são a mesma coisa? Não! Aliás, são bem diferentes!
Enquanto a Medicina se concentra na manutenção e restauração da saúde, bem como na prevenção, tratamento e cura das doenças, a Biomedicina é voltada para a pesquisa e análise dessas doenças, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, fatores ambientais e epidemiológicos, afim de desenvolver ou aprimorar diagnósticos e tratamentos.
Dessa forma, os biomédicos atuam em parceria com os médicos, trabalhando no apoio ao diagnóstico, na docência e no desenvolvimento de pesquisas para o avanço da ciência.
Sendo assim, a Biomedicina é uma área do conhecimento das Ciências Biológicas que se desenvolve no campo de interface entre biologia e saúde humana, onde os profissionais utilizam todo seu potencial e raciocínio lógico para trabalhar nas seguintes áreas de atuação:
• Acupuntura;
• Análise Ambiental;
• Análises Bromatológicas;
• Biomedicina Estética;
• Biofísica;
• Biologia Molecular;
• Bioquímica;
• Citologia;
• Diagnóstico por Imagem;
• Docência e Pesquisa;
• Embriologia;
• Farmacologia;
• Genética;
• Histologia;
• Hematologia;
• Imunologia;
• Microbiologia;
• Patologia;
• Parasitologia;
• Perícia Criminal;
• Sanitarista;
• Toxicologia, e muito mais.
Para se tornar um profissional da área, é necessário obter a graduação em Biomedicina, que tem uma duração média de quatro anos e habilita o profissional a atuar principalmente em laboratórios, clínicas, empresas, universidades e hospitais.
Como citamos acima, os biomédicos podem atuar em diversas áreas. A escolha por cursar uma especialização e o investimento em cursos de pós-graduação, mestrado e/ou doutorado podem ampliar ainda mais suas possibilidades de atuação, desde pesquisas, procedimentos estéticos, carreira acadêmica, estudos de DNA e muito mais.
O mercado de Biomedicina está em constante crescimento no Brasil e no mundo. Principalmente quando falamos do mercado pós-crise.
Com isso, há uma enorme quantidade de novas oportunidades para conquistar uma boa colocação, principalmente para aqueles estão dispostos a se manter ativos e atualizados no setor.
Se engana quem pensa que o profissional de Biomedicina tem contato apenas com temáticas da saúde. Grande parte da sua atuação está diretamente ligada aos avanços da tecnologia e, com isso, seu papel também é trazer todo esse potencial para a área.
O mercado possui alta demanda de biomédicos para os principais setores que mesclam a saúde com as tecnologias inovadoras, por isso, a biotecnologia, o estudo da genética, a reprodução humana assistida, a bioengenharia, a bioinformática e a imagenologia, assim como a biomedicina estética, se tornam áreas promissoras para quem deseja investir em uma carreira no setor.
O biomédico que trabalha no campo de pesquisas tem a possibilidade de se consagrar por meio do desenvolvimento de estudos científicos. Como o responsável pela identificação de doenças e o desenvolvimento de vacinas e novas possibilidades de tratamentos, ele tem grandes chances de fazer a diferença para a humanidade.
Se você se interessou pela área e está pensando em cursar Biomedicina, a boa notícia é: o mercado está em expansão, com excelentes perspectivas de crescimento para os próximos anos.
Em um mundo que muda em ritmo acelerado, os biomédicos já são a profissão do futuro. Isso porque, em uma era na qual a manipulação genética e a nanotecnologia se tornam cada vez mais presentes, é fundamental a participação dos profissionais da área para garantir o progresso nos passos que nossa sociedade está dando.
Se levarmos em conta a Medicina moderna, podemos considerar que o biomédico é hoje o responsável por desenvolver as mais variadas descobertas na área.
Atualmente, quem trabalha como biomédico no Brasil ganha em média um salário de R$2.464,73, porém, os valores podem chegar a R$5.424,96 e até ultrapassar esses números, de acordo com a área de atuação e especialização, segundo pesquisa do site salario.com.br em conjunto com dados oficiais do Novo CAGED.
Se você deseja investir em um curso de Biomedicina de qualidade, saiba que a UVA possui a melhor infraestrutura para ampliar sua vivencia acadêmica e capacitação profissional.
Com uma estrutura impecável de laboratórios, metodologia de experiência maker, projetos voltados para o seu protagonismo, centros de apoio ao desenvolvimento de carreiras e muito mais.
Venha para a UVA e dê os primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso em Biomedicina!
07/11/2025
Você sabia que a sustentabilidade pode ser uma grande aliada das finanças? Cada vez mais empresas buscam profissionais capaze...
Ver artigo completo
03/11/2025
Descubra como o mestrado e o doutorado podem transformar seu perfil profissional, ampliando suas oportunidades e destacando voc...
Ver artigo completo
31/10/2025
Quer transformar dados em decisões inteligentes e avançar na carreira educacional? Entenda como o learning analytics e a aval...
Ver artigo completoFaça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
X