Dicas para manter a concentração: aprenda a planejar seu tempo

O celular, os pensamentos e até mesmo o voo de uma mosca são coisas que podem gerar distração na hora de realizar as suas atividades e prestar atenção às aulas. Na verdade, nessa era tecnológica, a falta de concentração é um dos males mais comuns e crescentes. Quando falamos de males, não nos referimos a algo incurável, mas simplesmente a uma prática nociva que nos faz gastar mais tempo em uma atividade e reter menos informações sobre a mesma.

É preciso dizer que isso não é culpa sua, nem dos seus professores. Simplesmente existem muitos fatores que se somam para produzir esse efeito: o excesso e o fácil acesso a informações, o constante contato social por meio das redes, entre outros. Aquela olhada no celular a cada cinco minutos não ocorre somente com você.
Para potencializar o seu tempo e os seus resultados, aplique as seguintes dicas que lhe ajudarão a manter o foco ao máximo no que estiver fazendo.

PLANEJE O SEU TEMPO

Você se desconcentra, em parte, por não ter uma noção do tempo que precisa dedicar a cada atividade. Se você tiver um horário planejado para os deveres, você se tornará automaticamente consciente do valor do tempo bem empregado e do tempo perdido.

COERÊNCIA CONSIGO MESMO

Assegure-se de alocar o tempo adequado para cada atividade, nem prazos longos demais, nem curtos demais. Uma maneira de aplicar essa coerência é classificar os seus deveres em tarefas simples e elaboradas.

OS LOCAIS DE TRABALHO IMPORTAM

Há dois locais que você precisa manter preparados para que a concentração flua em suas atividades: sua mente e sua mesa de trabalho.
  • PARA A SUA MENTE

Procure dizer a você mesmo que durante esse momento (o tempo que você já estabeleceu) seu foco será somente no que estiver fazendo. Logo haverá mais tempo para outros pensamentos que passem pela sua cabeça.

  • PARA A SUA MESA

Mantenha a organização, com espaço suficiente para trabalhar. Um local harmonioso transmite estabilidade e disposição.

Retire o seu celular do local de trabalho para que ele também saia da sua mente. Os stories e chats podem esperar.

TIRE PROVEITO DO PODER DA MÚSICA

A música tem a mágica de nos relaxar, acalmar, agitar, entristecer e, até mesmo, de nos ajudar a concentrar.

COMO A MÚSICA AJUDARÁ VOCÊ A SE CONCENTRAR?

Lembre-se de que suas capacidades cognitivas permitem que você memorize, raciocine, entenda e resolva situações acadêmicas e elas podem ser estimuladas com o ritmo adequado.
Via de regra, recomenda-se ouvir música clássica enquanto você faz os deveres universitários. Contudo, já foi demonstrado que qualquer pessoa pode desenvolver afinidade por um determinado gênero musical relacionado a uma emoção ou objetivo. Por exemplo, alguns estudantes conseguem se concentrar ouvindo gêneros como heavy metal ou música eletrônica. Cada pessoa é diferente e consegue relaxar com gêneros musicais diferentes.
Experimente quais são as músicas e gêneros que ajudam você a se concentrar. Vai ser divertido e benéfico para o seu desenvolvimento profissional.

MOMENTOS DE RELAXAMENTO

O estresse é um grande inimigo da concentração, por isso recomendamos que você tenha momentos de relaxamento durante a semana.
Você pode planejar idas ao cinema, fazer algum exercício físico ou algo tão simples quanto caminhar. O importante é que você esteja consciente de que esse momento de liberação é seu. Uma mente relaxada é uma mente pronta para prestar atenção.
Agora você possui todas as ferramentas para não ser mais o aluno que não tem ideia do que responder quando lhe perguntam algo sobre a aula. Você está pronto para aproveitar melhor o seu tempo e as suas habilidades para atingir resultados melhores? Lembre-se que uma pessoa capaz de se manter concentrada é uma pessoa pronta para dar 100% de si.