Descubra o que é networking e sua importância para a carreira

  • carreira
  • mercado de trabalho
  • networking

Nos últimos tempos, as pessoas têm falado bastante em networking. Apesar disso, muitas delas desconhecem o real significado dessa prática, tendo em mente que se trata apenas de adicionar números na lista de contatos.
 
Mais do que isso, ela propõe a criação de relacionamentos duradouros e sólidos com outros profissionais –– de um modo em que todas as partes sejam beneficiadas. Mas você consegue compreender o que é networking e qual a sua importância? Sabe qual é a melhor forma de promover a sua rede de contatos profissionais?
 
É o que veremos a partir de agora. Acompanhe nas próximas linhas.
 
 

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO NETWORKING PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL?

Muito se engana quem acredita que o desenvolvimento profissional se conquista sozinho. Por mais que algumas atitudes individuais sejam decisivas para esse objetivo, com ajuda de outras pessoas, você vai bem mais longe. Esse é o princípio de construir e manter um networking.
 
Pode reparar que os conhecimentos transmitidos pelos livros são excelentes, mas nada se compara à explicação de uma pessoa que já viveu um problema e precisou solucioná-lo. Quando você vai em busca de opiniões, experiências e abordagens diferentes das suas, amplia o próprio repertório para atuar estrategicamente no mercado.
 
Isso sem falar que ter referências na carreira é uma motivação a mais para crescer. Ao selecionar bem as pessoas que o inspiram a ser melhor, pode entender qual foi o caminho que percorreram para chegar onde estão e tirar muitas dúvidas.
 
Para quem deseja empreender, essa prática é ainda mais rica. Além de coletar feedbacks para construir um negócio do zero, pode ir em busca de investimentos e consultorias a partir do networking.
 
 

COMO FAZER UM NETWORKING EFICIENTE?

Convencido de que o networking é importante? Se a resposta for positiva, você deve estar pensando o que precisa fazer para conquistar esse objetivo e trocar experiências com mais profissionais. Veja as dicas, a seguir!
 

PARTICIPE DE EVENTOS

Durante a sua graduação, certamente, vai se deparar com diversas oportunidades para desenvolver o networking. Os eventos são uma delas. Vale desde palestras, feiras de profissões, webinars e workshops às ações promovidas pela instituição de ensino.
 
Aproveite para conversar com diferentes profissionais, demonstrando interesse no diálogo. Presencialmente, é mais fácil adotar essa prática, pois as interações acontecem com maior naturalidade. Mas se o evento for realizado via internet, não tenha receio de entrar em contato com o palestrante ou outra pessoa da sua área de interesse.
 
Com a ajuda da tecnologia, surgiram diversas oportunidades de transformar os fóruns de discussão nos chamados meetups. Essa é outra forma de conhecer profissionais, apresentar seu ponto de vista sobre alguma particularidade da área e assim por diante.
 

DESENVOLVA SUA COMUNICAÇÃO

Pense conosco: não dá para criar uma rede de contatos realmente eficiente se você não sabe como dialogar com outras pessoas, certo? A habilidade de comunicação, tanto escrita quanto falada, é essencial em qualquer relação profissional. Com ela, você consegue compartilhar suas vivências, realizar trocas válidas para ambos os lados e até pedir favores.
 
Uma comunicação eficiente evita ruídos e mal entendidos. Principalmente na internet, em que, muitas vezes, não sabemos o tom que as pessoas estão usando, é preciso ter cuidado redobrado para transmitir suas mensagens. Assim, você não corre o risco de soar desrespeitoso ou rude.
 

ENCONTRE PESSOAS COM INTERESSES EM COMUM

É mais fácil compartilhar vivências quando duas ou mais pessoas têm interesses em comum, não acha? A conversa flui, novos assuntos surgem e até as divergências são mais bem recebidas.
 
Por isso, procure profissionais com esse requisito. Não precisa necessariamente ser da sua área, pois segmentos correlatos também agregam muito a seu repertório de conhecimento.
 
Lembre-se de que um grande número de contatos não quer dizer que você tem, de fato, um network de sucesso. Mais vale a qualidade das interações e as possibilidades de também contribuir para a carreira de algum profissional.
 

TENHA ÉTICA

Crescer a qualquer custo não é uma prática ética, ainda mais quando você aproveita a boa vontade de outras pessoas no meio do caminho. Profissionais respeitados no mercado de trabalho são aqueles que a priorizam em suas ações, guiando-se por seus princípios. O networking segue essas regras de convivência também.
 
Você não deve se aproximar de pessoas somente porque quer algo em troca –– uma indicação para vagas, um conselho profissional etc. A rede de contatos eficiente é aquela em que ambas as partes têm a ganhar, o que significa que é preciso sempre oferecer valor.
 
A abordagem também conta muito. Se for muito incisivo ou ambicioso, pode acabar não sendo bem recebido pelo novo contato. Então, faça o seguinte exercício: se você fosse uma referência no mercado, como gostaria de ser contatado pelas pessoas? Essa é uma maneira de encontrar a maneira certa de iniciar um diálogo.
 

DEMONSTRE INTERESSE

O networking também não é uma lista de contatos que você tem no telefone e só usa alguns quando precisa. É preciso demonstrar interesse no que a pessoa tem a oferecer e compartilhar suas vivências, ainda que tenha um currículo sem experiência.
 

USE AS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR

Você passa bastante tempo nas redes sociais rolando o feed? Pois saiba que esse tempo pode ser mais bem aproveitado para garantir o seu sucesso profissional. Nesse mesmo ambiente, é possível conhecer pessoas de diferentes áreas e, principalmente, com interesses em comum –– como vimos, é fundamental.
 
LinkedIn, por exemplo, é uma rede social própria para relacionamentos profissionais. Você pode fazer publicações sobre sua rotina e carreira, compartilhar notícias relevantes para a área, aprender com vivências dos seus contatos e o mais importante: interagir com eles.
 
Nessa plataforma em que é tão fácil ter sua palavra em foco, aproveite para criar conteúdos relevantes. Peça a opinião dos seus contatos, comente nas publicações deles e busque essa interação de diferentes formas. Só não se esqueça de priorizar a ética e o respeito, mesmo diante de divergências.
 
Agora que você sabe o que é networking e quais são os meios para alcançar uma rede de contatos eficiente, chegou o momento de colocar as dicas em prática. Quanto antes der início ao hábito, mais frutos o seu futuro terá em curto prazo. Alimentar bons relacionamentos constantemente deve ser parte do seu plano de carreira, tanto quanto o investimento em qualificação.
 
Continue potencializando as suas chances do mercado e siga na leitura para conhecer habilidades para ter sucesso no trabalho!