Como atuar na área de Gestão Hospitalar?

  • área
  • atuação
  • gestão hospitalar

Você é um profissional de saúde interessado pela área administrativa?  

 

Sabia que é possível fazer uma graduação especializada justamente para a função de gerenciamento de instituições de saúde?  

 

É isso mesmo! Você pode se formar para gerenciar hospitais e afins.  

 

Essa área ganhou tanta importância nos últimos anos que uma graduação em Gestão Hospitalar foi desenvolvida para suprir as necessidades do mercado.  

 

Se você quer conhecer mais sobre a importância da gestão de um hospital, o que é estudado e quais as funções e demandas do mercado de trabalho, este artigo tem todas as informações para você.  

 

Confira a leitura até o final.  

 

 

O que é Gestão Hospitalar? 

 

Gestão Hospitalar é a área da saúde responsável pela administração de instituições particulares ou públicas de saúde para que suas atividades e serviços funcionem perfeitamente.  

 

A estrutura de um hospital, por exemplo, é semelhante à estrutura de uma empresa. Por isso, é importante que um profissional capacitado fique encarregado de todas as funções que estejam ligadas à organização do local, questões financeiras, documentos, demandas, atendimentos e outros. 

 

Esse é o cargo responsável por assegurar que os funcionários estão satisfeitos, tornar o local de trabalho harmonioso e fornecer todos os equipamentos necessários, além de proporcionar um local estruturado e um atendimento muito bem ordenado para os pacientes e seus familiares.  

 

A graduação de Gestão Hospitalar, então, garante que os profissionais sejam altamente qualificados e tenham capacidade para exercer essa ocupação. 

 

 

O que se estuda no curso de Gestão Hospitalar? 

 

O objetivo do curso de Gestão Hospitalar é preparar os estudantes para atuarem na administração de empresas e serviços da área de saúde.  

 

As disciplinas estudadas nos três anos de duração da graduação abrangem temas como Liderança, Contabilidade, Negócios, Gestão, Marketing, Logística, entre outros.  

 

Para quem já trabalha na área da saúde, essa pode ser uma excelente formação para se especializar e trabalhar, também, com a gestão de uma instituição.  

 

 

Como trabalhar na área de Gestão Hospitalar? 

 

Um profissional formado em Gestão Hospitalar pode trabalhar em qualquer instituição de saúde, como nas maternidades, clínicas, prontos-socorros, laboratórios, planos de saúde ou casas de repouso. 

 

Também pode assumir diferentes funções, como:  

 

1.Planejamento administrativo 

 

Esse profissional elabora todas as estratégias para que o centro de saúde, pelo qual é responsável, funcione muito bem todos os dias.  

 

Ele está envolvido com todas as burocracias, decisões, disposição de recursos e qualquer outro tipo de gerenciamento necessário.  

 

2.Controle de gerenciamento 

 

É quem está encarregado de observar frequentemente o controle dos indicadores da instituição para verificar o desempenho dos profissionais.  

 

Um dos indicativos a ser observado pode ser, por exemplo, se o número de mortes aumentou ou diminuiu em algum setor do hospital ou se houve muitos atrasos nos atendimentos de emergência.  

 

3.Organização de processos 

 

É o funcionário que planeja, organiza e executa todos os processos dentro do hospital, como as rotinas e calendários de médicos e enfermeiros, a organização de todas as equipes e os agendamentos de atendimentos, por exemplo.  

 

4.Solução de problemas técnico-administrativos 

 

Como em qualquer empresa, nas instituições também podem ocorrer problemas técnicos que a gestão precise resolver, como alguma máquina com defeito, o equipamento de exame que não esteja funcionando ou o sistema de atendimento fora do ar. 

 

5.Solução de problemas e diagnósticos 

 

Nessa função, é necessário que o encarregado tenha formação específica na área de saúde e em gestão hospitalar, porque será o responsável por verificar se há alguma falha em laudos médicos, se os serviços estão bem oferecidos e se os atendimentos estão adequados.   

 

 

Mercado de trabalho para os formados em Gestão Hospitalar 

 

Algumas características são fundamentais para você ser contratado como um gestor hospitalar, como a sua organização, liderança e gestão de pessoas, capacidade de solucionar problemas, visão estratégica e conhecimento técnico sobre gestão hospitalar.  

 

A demanda do mercado por profissionais qualificados tem crescido nos últimos anos, porém é necessário comprovar seu conhecimento e ter uma formação de qualidade em uma universidade de referência.   

 

Segundo informações da Catho, em pesquisas feitas pelo Ipea, a área médica é a que representa a menor taxa de desemprego do Brasil. 

 

Segundo o Guia da Carreira, o salário de uma microempresa para um gestor hospitalar júnior é de aproximadamente R$3.976,96 e a remuneração mais alta é de R$5.323,97.   

 

Quer atuar na área de Gestão Hospitalar? 

 

A UVA oferece o curso de Gestão Hospitalar em modelo EAD, ofertado totalmente à distância com o benefício da flexibilidade de horário, sendo possível estudar onde e quando quiser. O que é excelente para quem já trabalha e tem menos tempo disponível. 

 

Ao cursar Gestão Hospitalar numa universidade conceituada, com certificação do Ministério da Educação (MEC) e com professores mestres e doutores especializados, você garante uma excelente formação!  

 

Se gostou desse conteúdo, acesse também o nosso blog 

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller