6 livros para a carreira profissional que você não pode deixar de ler!

Reservar um tempo para ler deve ser prioridade para profissionais de todas as áreas. Afinal, uma boa leitura não só leva a reflexões, como ajuda a ter insights, planejar conquistas e próximos passos no mercado de trabalho.
O hábito de ler é, por si só, excelente, mas para ir além e evoluir na área de atuação é preciso escolher com sabedoria os títulos que adicionará a sua biblioteca. Para ajudar nesta tarefa, separamos seis livros para carreira profissional que são imperdíveis.
Entre os temas abordados estão: a importância de avaliar decisões tomadas, como superar erros passados, a relevância de traçar metas e, também, como se concentrar nos objetivos a serem alcançados. Confira a seguir os títulos que você precisa ler para ajudar na sua carreira profissional!

1. Picos e Vales

Saber superar desafios e, além disso, aprender com os momentos difíceis são capacidades valorizadas em qualquer profissional, independentemente da área em que atua. No entanto, nem sempre é fácil lidar com os erros, não é mesmo? Por isso, um bom ponto de partida para desenvolver essa habilidade é a leitura de Picos e Vales.
O livro de Spencer Johnson, autor do best-seller Quem Mexeu no Meu Queijo?, conta a história de um jovem e de um senhor que mora em uma montanha. Desse encontro nasce uma reflexão sobre caminhos escolhidos, importância da avaliação de decisões tomadas e da concentração em objetivos que deseja alcançar.
Mais do que falar sobre momentos bons e ruins que acontecem em todas as profissões, o livro reforça que boas ações realizadas em períodos difíceis podem gerar excelentes frutos no futuro. Caso você tenha dificuldades em saber como reagir a acontecimentos externos, não deixe de ler esse título.

2. O Poder do Fracasso

Em geral, as pessoas gostam de alardear as conquistas, mas são poucas as que também revelam seus fracassos. Apesar desse cenário, Sarah Lewis, autora de O Poder do Fracasso, defende que o sucesso só é possível quando o profissional desenvolve a capacidade de enfrentar adversidades, superá-las e aprender com o que passou.
Com exemplos como a luta de Martin Luther King e a derrota de Al Gore nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o título mostra que muitos empreendimentos criativos e transformadores só foram possíveis por conta de diversas tentativas que não deram certo.
Ao longo das páginas, Lewis cria uma teoria sobre o que falhar significa e de que forma o fracasso pode ser um fator essencial para o sucesso. Livro imperdível para compreender a criatividade e como trilhar o caminho da excelência.

3. Fora de Série

Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não? Em Fora de Série, Malcolm Gladwell busca responder essa difícil pergunta. Usando com base a história de nomes conhecidos de todos, como Mozart, Bill Gates e, até mesmo, os Beatles, o autor mostra que não é possível construir uma trajetória de sucesso sozinho.
Ao longo da obra, Gladwell reflete que as pessoas consideradas “fora de série” invariavelmente foram beneficiadas ao longo de suas vidas, seja por conta de heranças culturais, oportunidades imperdíveis ou vantagens ocultas.
Os chamados outliers, segundo o autor, nunca se valeram exclusivamente dos seus talentos: seus legados culturais também têm enorme importância em suas trajetórias rumo à fama, seja no mundo da tecnologia, das artes ou dos esportes.

4. A Arte de Fazer Acontecer

Neste livro, David Allen, um dos principais nomes quando o assunto é produtividade, apresenta o Método GTD — Getting Things Done, sucesso no mundo todo entre pessoas que querem aprender a se organizar melhor.
Em linhas gerais, como o nome indica, A Arte de Fazer Acontecer traz estratégias para aumentar a produtividade diária mantendo o estresse sob controle. Com técnicas inovadoras, o livro promete ensinar como reavaliar metas e manter o foco; planejar projetos de longo prazo, com revisão semanal; e como controlar a ansiedade e a sobrecarga de trabalho.
Se você faz parte do time que não aceita que não pode fazer tudo ao mesmo tempo, e que algumas coisas podem ficar para depois, esse livro, recheado de estratégias e exemplos práticos, fará toda a diferença!

5. Equilíbrio e Resultado

Na obra, Christian Barbosa demonstra a importância de conquistar o equilíbrio e o resultado. Enquanto o primeiro é referente ao que você quer ser, o segundo diz respeito ao que quer ter.
A boa notícia é que, segundo o autor, especialista em gestão do tempo e produtividade, é possível ter as duas coisas ao mesmo tempo. Para isso, é importante entender seu perfil e colocar em prática estratégias, como ter clareza do que realmente importa e, também, como dar a si mesmo, pequenas recompensas.
Se você deseja lidar melhor com a fadiga mental que as informações em excesso causam e, ainda, alcançar o tão desejado equilíbrio com resultado, invista nesta leitura agora mesmo!

6. O Poder da Ação

O subtítulo define bem o que o livro de Paulo Vieira pretende: ajudar o leitor a fazer com que sua vida ideal saia do papel. Ao longo das páginas, o autor se propõe a mostrar como quebrar o círculo vicioso de acomodação em que muitos se encontram e encontrar o caminho de realização.
Para isso, Vieira apresenta um método que, segundo ele, já impactou 250 mil pessoas ao longo de sua carreira. O livro é repleto de desafios e provocações que ajudam a virar o jogo e superar situações comuns, como frustração com o momento profissional ou desconexão da família e dos amigos.
O primeiro passo para assumir esse compromisso com a mudança é começar a leitura deste livro e, assim, acordar para os objetivos que deseja conquistar. O Poder da Ação é ideal para quem quer renovar a vida e não sabe por onde começar.
Se você está em busca de excelentes fontes de inspiração e motivação, não deixe de investir em livros para carreira profissional. As obras não só são fontes de novos conhecimentos, como colaboram com a evolução na profissão, tornando-o um profissional mais completo tanto na parte técnica como comportamental.
Gostou deste conteúdo? Então confira também quais são as 5 habilidades profissionais que as empresas buscam.