Por Thais Monteiro Magalhaes | 15/05/2023

Saiba a importância da higiene do sono

Listamos algumas dicas que ajudam você a dormir melhor

Uma das práticas mais importantes para manter a saúde em dia é uma boa noite de sono. Muitas pessoas pensam que dormir muitas horas por dia é o suficiente para revigorar as forças, mas não é verdade. Para ter um sono de qualidade, é importante realizar a tão falada higiene do sono, que é um conjunto de regras e práticas com o objetivo de nos auxiliar a dormir melhor. Para isso, a coordenadora do curso de Nutrição, Giselle França e o professor de Fisioterapia, João Moreno, da Universidade Veiga de Almeida (UVA), nos passam algumas dicas fundamentais.

 

“A preparação para uma noite de sono é muito importante, pois temos que ter a consciência de que dormir é necessário para o nosso descanso, mente e restauração de vários processos biológicos que ocorrem no organismo”, explica Moreno. Fatores como ansiedade, rotina de trabalho e estresse têm atrapalhado a qualidade do sono e mais do que causar uma sensação de cansaço, dormir mal ou pouco pode impactar negativamente na nossa saúde. Segundo a Associação Americana de Medicina do Sono (AAMS), a privação do sono traz aos indivíduos várias complicações e doenças, como insônia, estresse, depressão, além da redução da produtividade no trabalho.

 

Realizar exercício físico regularmente é uma ótima opção e auxilia numa boa noite de sono. “A atividade física é uma forma de nos mantermos saudáveis e de prevenção de doenças, sendo que o horário da prática esportiva deve anteceder de três a quatro horas antes de ir para a cama”, destaca o professor.

 

A alimentação também influência a qualidade do ato de dormir. A melatonina é um hormônio que regula o sono e está relacionada a função intestinal e alguns alimentos estimulam a produção da substância. “Kiwi, castanhas, macadâmia e nuts em geral e auxiliam na liberação da melatonina”, ressalta Giselle. Outras práticas alimentares são importantes evitar para garantirmos uma boa noite de sono. “Após às 18h não é recomendado ter refeições que precisem de uma digestão maior, como alimentos gordurosos e carne vermelha, que dificultam o processo digestivo”, conclui.

 

A UVA promove o programa de extensão sobre qualidade do sono, coordenado pelo professor João Moreno, que ajuda alunos, professores e funcionários administrativos que apresentam distúrbios na hora de dormir. Os atendimentos são realizados no Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA), localizado na Praça da Bandeira, na Tijuca. A avalição é gratuita e os interessados devem preencher este formulário.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

04/04/2024

Alunos da UVA visitam o Instituto Nacional de Educação de Surdos

Ver notícia completa
Featured image

01/04/2024

Dia da Mentira: Os perigos da mitomania

Ver notícia completa
Featured image

28/03/2024

Cuidado com a falsa felicidade e perfeição exposta nas redes sociais

Ver notícia completa
Featured image

25/03/2024

Dicas para não cair em golpes durante compras online

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller