Estudantes catalogam acervo histórico do ICCA
Alunos de História mapeiam arquivo de instituto da música popular brasileira

Alunos de História da Universidade Veiga de Almeida (UVA) estão realizando o mapeamento do acervo do Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA). Os estudantes são responsáveis por catalogar todo o arquivo do ICCA que será transferido para um novo endereço no final do ano. “Esse processo exige o agrupamento por temática, exame do estado de conservação, recuperação do acervo, separação por relevância e embalo para o transporte”, explica o coordenador do curso, Giovanni Codeça. O instituto surgiu em 2001 e tem como objetivo promover a pesquisa, reflexão e divulgação cultural, em especial, da música popular brasileira.
Atualmente, quatro alunos da UVA fazem parte dessa iniciativa e recebem auxílio do ICCA. Para Matheus Brum, estudante do 7º período de História, a experiência contribuiu para o crescimento pessoal e acadêmico dele. “É muito especial ter contato diário com artefatos históricos e ajudar a manter viva a nossa cultura. Conviver com o Ricardo Cravo Albin é indescritível, ele é uma enciclopédia da música popular brasileira”, destaca.
Para Larissa Portella, do 5º período, a importância da preservação desse patrimônio é imensurável porque permitirá que as futuras gerações tenham acesso a elementos constituintes da cultura brasileira. “É crucial apreciar e proteger esse acervo para que os mais novos possam ter contato com ele e aprendam a partir dele. É muito significativo descobrir a história popular a partir da MPB e das artes”, ressalta.
O Instituto Cultural Cravo Albin fica localizado na Urca e conta com visitas guiadas, via agendamento prévio, e gratuitas. Para saber mais sobre ICCA, acesse https://institutocravoalbin.com.br/.
Voltar para notícias