Por admin | 02/04/2019

Dicas da UVA: Ceia de Páscoa fit

Professora da UVA dá dicas de opções para curtir a data sem se preocupar com a balança

A Semana Santa é a data perfeita para a comilança com direito a muito chocolate! Mas, além de se atentar para os excessos, a escolha dos alimentos e o modo de preparo também podem fazer toda a diferença para quem quer ficar com a saúde em dia. Para ajudar, a professora de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Yone da Silva, indica alternativas fit para a ceia.

 

As melhores escolhas são as saladas, legumes e peixes brancos, por possuírem menos gorduras. O ideal é substituir o sal e temperos industrializados por opções naturais, como limão, alho, cebola, manjericão, louro e cebolinha. Também é recomendado o consumo de sucos da fruta ou refrigerantes light.

 

Na sobremesa, a dica é comemorar a Páscoa apenas no domingo, consumindo chocolate com moderação e dividindo com a família. “O ideal é priorizar doces de frutas e chocolates com teor mínimo de 70% cacau, pois apresentam menos açúcar e menor quantidade de gordura saturada e trans”, explica Yone.

 

A professora montou receitas exclusivas para quem quer aliar a data à boa forma:

 

Arroz integral com bacalhau

Ingredientes
– 1 colher (sobremesa) de azeite
– 2 dentes de alho
– ½ cebola
– 400 gramas de bacalhau desfiado
– 1 xícara (chá) de arroz integral
– Orégano a gosto
– 3 xícaras (chá) de água
– 1 cenoura média
– 1 xícara de ervilha fresca

Modo de preparo
Numa frigideira antiaderente alta, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola bem picadinho, acrescentando o bacalhau previamente dessalgado a gosto. Refogue e acrescente o arroz integral cru para fritar um pouco também. Se o arroz mais a mistura do bacalhau estiver muito espesso ou seco, coloque mais azeite. Enquanto vai mexendo com uma colher, acrescente o orégano a gosto. Acrescente a água. Enquanto vai cozinhando, acrescente a cenoura picada em quadradinhos e a ervilha. Mexa e sirva quente.

 

Bacalhau ao Forno

Ingredientes
– 500g de bacalhau
– 3 cebolas em fatias
– 300g de tomates sem pele cortados em fatias
– 500g de batatas cortadas em rodelas
– 1 pimentão vermelho cortado em rodelas
– 1 pimentão verde cortado em rodelas
– Salsinha picada
– 50 g de azeitonas pretas
– 1/2 xícara (chá) de azeite

Modo de preparo
Coloque o bacalhau em um recipiente coberto de água e deixe de molho de 24 a 30 horas, dentro da geladeira. Durante este período, troque a água várias vezes para eliminar o sal. No dia seguinte, retire o bacalhau da geladeira, lave-o e coloque-o em uma panela com água suficiente para cobri-lo. Deixe ferver tomando cuidado para que não amoleça demais. Em seguida desfie. Na mesma água onde foi cozido o bacalhau, cozinhe as batatas. Arrume em um refratário uma camada de bacalhau, uma de cebolas, uma de tomates, uma de batatas e, por fim, uma de pimentões. Salpique a salsinha, coloque algumas azeitonas e regue com azeite. Leve ao forno a 180º por 30 minutos.

 

Postas de Bacalhau com Azeite e Ervas Finas

Ingredientes
– 4 unidades de postas de bacalhau dessalgado
– ½ xícara de chá de azeite extra virgem
– 2 dentes de alho cortados em lascas
– 4 folhas de sálvia
– 2 ramos de alecrim
– 1 ramo de tomilho
– 4 folhas de manjericão
– 12 unidades de tomate cereja

Modo de preparo
Em uma frigideira, aqueça metade do azeite e doure as postas de bacalhau dos dois lados e reserve. Em outra panela, aqueça o restante do azeite e doure levemente o alho. Junte os tomates cereja e salteie por um minuto. Adicione as ervas, aqueça e corrija o sal se necessário. Coloque o molho de ervas sobre as postas de bacalhau e sirva.

 

Couscous Marroquino

Ingredientes
– 1 xícara de chá de couscous marroquino
– 1 xícara de chá de suco de laranja
– 1 pitada de sal
– Cebolinha picada à gosto

Modo de Praparo
Em um recipiente pequeno, coloque o couscous marroquino e tempere com o sal. Leve o caldo de laranja para aquecer no micro-ondas por 30 segundos, sem deixar ferver. Regue o couscous com o caldo, misture e tampe para abafar. Deixe hidratando por cerca de 3 minutos. Destampe e solte o couscous com um garfo. Transfira o conteúdo para uma travessa e salpique cebolinha picada. Sirva.

 

Salada Mediterrânea

Ingredientes
– 3 unidades de tomate salada
– 1 unidade de pepino
– 1 unidade pequena de cebola roxa
– 1/3 xícara de chá de azeitonas pretas
– azeite a gosto
– sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
Corte o tomate em 8 gomos. Descasque e corte a cebola em cubos médios. Corte o pepino ao meio e as metades em meias-luas de 1 cm. Corte as azeitonas em fatias e retire o caroço. Em uma tigela, misture todos os ingredientes cortados. Tempere com o azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Sirva a seguir.

 

Salada Colorida

Ingredientes
– 1 pé de alface
– 2 pepinos
– 2 tomates
– 6 rabanetes
– 1 cenoura ralada
– 100 g de brotos de feijão
– 50 g de queijo ralado grosso
– 1 colher (chá) de mostarda
– 2 colheres (sopa) de aceto balsâmico
– 10 colheres (sopa) de azeite de oliva
– 1 colher (café) de sal
– 2 colheres (sopa) de molho de soja
– ½ colher (café) de pimenta
– 1 colher (café) de tomilho

Modo de preparo
Lave as verduras e rasgue-as com as mãos. Corte em tiras finas os tomates, os pepinos e os rabanetes. Misture todos os vegetais e o queijo ralado em uma saladeira. À parte, misture a mostarda, o sal, a pimenta, o molho de soja, o aceto balsâmico e o tomilho. Agregue o azeite e bata bem com um garfo. Derrame sobre os vegetais. Misture bem e deixe repousar alguns minutos antes de servir.
Tiramisù

Ingredientes
– 200 g de chocolate 70%
– 2 colheres de sopa de óleo de coco
– 2 copos de doses de café
– 6 ovos grandes (claras e gemas separadas)
– 2 potes de mascarpone (400 gramas)
– Chocolate Amargo em Pó
– Cacau em Pó

Modo de preparo
Base de chocolate: Pique o chocolate e derreta em banho maria, assim que o chocolate derreter acrescente as doses de café e as colheres de óleo de coco, misturando tudo. Prove e, se necessário, acrescente mais chocolate ou café. Depois de tudo misturado, coloque na vasilha onde você vai montar o tiramisù e coloque na geladeira.

Creme de mascarpone: Comece separando as gemas das claras, reserve as gemas. Bata as claras até formar o ponto de neve. Após a clara em neve estar pronta, acrescente elas às gemas e adicione o queijo mascarpone. Leve a mistura ao fogo e mexa bem em fogo baixo. Vá tirando do fogo e mexendo, voltando quando necessário – sem deixar ferver.

Montagem: Coloque o creme de mascarpone na base de chocolate, feito isso peneire o cacau em pó e complete peneirando um pouco de chocolate amargo em pó. Se preferir, faça um número maior de camadas, mais finas. Leve à geladeira e depois sirva geladinho.

 

Sorvete Fit de Cacau e Amêndoas

Ingredientes
– 3 unidades de banana prata bem maduras
– 2 colheres de chá de cacau em pó sem açúcar
– 1 colher de sopa de amêndoas picadas
– 2 colheres de chá de xarope de Agave para adoçar

Modo de preparo
Corte as bananas em rodelas e congele. Após congeladas, coloque-as no liquidificador junto com o cacau em pó e o xarope de agave para adoçar. Bata tudo até ganhar a consistência de sorvete. Retire do liquidificador, acrescente as lascas de amêndoas e leve ao freezer até congelar.

 

 

Por Maria Eduarda Bellei, estagiária da Comunicação Institucional

Voltar para artigos

Notícias

Featured image

22/07/2022

Projeto estimula a saúde oral de crianças com câncer

Ver notícia completa
Featured image

19/07/2022

Práticas sustentáveis na gastronomia

Ver notícia completa
Featured image

15/07/2022

UVA e Escola Superior de Advocacia firmam parceria

Ver notícia completa
Featured image

12/07/2022

O que são lesões por esforço repetitivo?

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar