ÁREA DO
ALUNO
INSCREVA-SE SOLICITE INFORMAÇÕES

Por Thais Monteiro Magalhaes | 07/05/2025

Dia Internacional da Luta contra a Endometriose

Conheça os sintomas e tratamentos da doença

Nesta quarta-feira (7) é comemorado o Dia Internacional da Luta contra a Endometriose, data que tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença, que pode causar dor, infertilidade e outros sintomas. Para entender melhor a enfermidade, a preceptora dos alunos de Medicina da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Thainná Azevedo, esclarece dúvidas relacionadas ao assunto.

 

A endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo feminino em que as células do tecido que revestem o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e se proliferam. Cólicas menstruais de forte intensidade, dor pélvica, dores durante a relação sexual e dificuldade para engravidar são alguns dos sintomas dessa doença. “A data visa conscientizar a população sobre o que é a endometriose e incentivar o diagnóstico precoce, tendo em vista que é uma doença séria que e atinge milhares de mulheres por todo o mundo”, destaca Thainná.

 

Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada dez mulheres no Brasil sofre com os sintomas da endometriose. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a condição afeta cerca de 176 milhões de mulheres, sendo mais de 7 milhões no país. A doença é mais comum entre os 25 e 35 anos.

 

A endometriose pode alterar a anatomia dos órgãos reprodutores, dificultando o encontro do espermatozóide com o óvulo, deixando o ambiente tóxico para a fecundação, além da aderência de órgãos pélvicos, afetando diretamente a fertilidade da mulher. A doença não tem cura e os tratamentos podem ocorrer através de medicamentos, cirurgia ou até mesmo a adoção das duas opções.

 

É comum para o tratamento a indicação do uso de anti-inflamatórios para redução da dor, contraceptivos hormonais visando a inibição da atividade ovariana e redução do sangramento, e em casos específicos, intervenção cirúrgica para retirada dos focos de endometriose em locais fora do útero. Além disso, Thainná ressalta que a prática de exercícios físicos pode contribuir para aliviar os sintomas: “Atividade física é muito recomendada, podendo auxiliar na redução da dor, melhora da qualidade de vida, redução do estresse e modulação da resposta inflamatória do organismo, que causa os principais sintomas da doença”.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

05/06/2025

Projeto gratuito avalia desenvolvimento motor de bebês

Ver notícia completa
Featured image

02/06/2025

Saiba os perigos da dependência digital  

Ver notícia completa
Featured image

29/05/2025

Pets: Aliados da saúde mental

Ver notícia completa
Featured image

26/05/2025

Estudantes de Jornalismo são premiados no Intercom Sudeste 2025

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller