IV Jornada em Direito das Mulheres

17

OUT

Tipo: Palestra

Contato:

Tema: Direito

Onde: Campus UVA Tijuca

descrição

OBJETIVO:

A IV Jornada em Direito das Mulheres tem por objetivo despertar o interesse por questões envolvendo mulheres em diversos âmbitos do Direito e sociedade. Além de conscientizar sobre as diversas problemáticas, atuações e direitos fundamentais das mulheres.

PÚBLICO-ALVO:

Alunos de graduação, funcionários e professores.

 

O evento oferece três horas de atividades complementares (AC).

Programação

10:00h as 11:00h

Violência de gênero e feminicídio

Participantes: Patrícia Mothé Glioche Bezé (Procuradora de Justiça e associada da AMPERJ, professora adjunta de Direito Penal da UERJ e professora da EMERJ, doutora em Direito pela UERJ), Major Cláudia Moraes (Subchefe do Escritório de Projetos de Prevenção – EPP, Coordenadoria de Assuntos Estratégicos – CAES, Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro – SEPM, mestre em Ciências Sociais pela UERJ), Mediação: Marcela Siqueira Miguens (Professora adjunta da UFRRJ e UVA, doutora em Direito Penal pela UERJ).

14:00h as 15:00h

“A mulher nas relações de trabalho” Apresentação do Grupo de Pesquisa

Participantes: Natália Carolina Champloni de Mello Rodrigues e Karen de Oliveira Santos, Orientação: Renata Meda Vieira (Professora da UVA, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos, Instituições e Negócios pela UFF).

16:00h as 17:00h

"O gênero na sociedade do 'big data': mercado, processos de subjetivação e preconceito na era da governabilidade algorítmica"

Participantes: Elizabete Ribeiro Albernaz (Doutora em Antropologia PPGA/UFF, Pesquisadora Wits University África do Sul), Karina de Paula (Mestranda em Antropologia PPGA/UFF, bacharel em Segurança Pública) , Mediação: Joyce Abreu de Lira (Professora da UFF, UVA e EMERJ, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos, Instituições e Negócios pela UFF) .

18:30h as 19:30h

“Gênero e os Poderes Executivo e Judiciário”

Participantes: Ana Paula Sciammarella (Professora da UNIRIO e doutora em Sociologia e Direito pela UFF), Roberta Cristina Eugênio dos Santos Silva (Advogada, mestre em Teorias Jurídicas Contemporâneas, pela UFRJ, pesquisadora do Instituto Alziras), Mediação: Larissa Gabriela Cruz Botelho (Professora da UVA e mestre em Direito Penal pela UERJ) .