Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

UVA cria mapa para monitorar coronavírus

Universidade Veiga de Almeida   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Ferramenta, atualizada duas vezes ao dia, pode ajudar autoridades públicas a tomar decisões mais eficientes para conter expansão da doença na capital  fluminense e Região Metropolitana

 

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) lançou nesta sexta-feira (20) um mapa online que vai indicar os casos diagnosticados do novo coronavírus (Covid-19) nos bairros da cidade do Rio de Janeiro e na Região Metropolitana. O objetivo é acompanhar a disseminação da doença pelo território e ajudar órgãos públicos a tomarem decisões mais eficientes para conter a pandemia.

 

O projeto de mapeamento é liderado pelo coordenador dos cursos de Geografia e Tecnologia de Geoprocessamento da UVA, Rodrigo Lobato, que conta com o apoio de estudantes do grupo de pesquisa PANGEA e do pesquisador Francisco Carlos Gomes, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

“Neste momento de crise, informação é matéria prima fundamental. A Geografia é mais que uma disciplina: é uma ciência e potencializa a inteligência geográfica, que vai além de simplesmente colocar uma tachinha no mapa. Aplicada ao planejamento estratégico, pode ajudar a tomar as melhores decisões e mudar o curso dos acontecimentos”, explica Lobato.

 

O mapa será atualizado duas vezes ao dia a partir das informações disponibilizadas pelos órgãos oficiais. A ferramenta vai dar detalhes precisos da incidência do Covid-19 pelos bairros da cidade do Rio de Janeiro e, de forma mais branda, os casos registrados nos municípios da Região Metropolitana.

 

O mapeamento está sendo desenvolvido na plataforma ArcGIS online. A solução será disponibilizada nos próximos dias em um aplicativo para smartphones, que poderá ser baixado gratuitamente na PlayStore, loja de aplicativos do Google.

 

25/mar/2020

Tema:
UVA,