Trabalhar e estudar: encontrando o equilíbrio

  • equilíbrio
  • estudar
  • trabalhar

Quando você entra em uma universidade, um conhecimento valioso é adquirido para enfrentar novas atividades e novos desafios, o que você estuda será sua profissão no futuro. Com isso, falta apenas um complemento, que pode ser o que te permite estudar: o trabalho. Para ser capaz de realizar ambas as atividades em paralelo, você precisa ter excelente organização, uma atitude disposta a superar obstáculos e dificuldades, além de estar disposto a substituir alguns hábitos por outros que favoreçam a construção do seu futuro.
 
Abaixo seguem sugestões de como administrar ambas as atividades de maneira positiva e com grande entusiasmo:
 
 

POR QUE ESTUDAR E TRABALHAR?

Encontrar a motivação que nos leva a trabalhar e estudar pode ser algo que ainda não tenhamos compreendido por completo. Enquanto o dinheiro é a resposta que vem à mente primeiro, há outras razões subjacentes que também nos levam a trabalhar. Entre elas está o fato de que, quando começamos a universidade, começamos a experimentar certa liberdade, muitas vezes sentimos a necessidade de nos tornarmos mais independentes, de contar com nossos próprios recursos e nos familiarizarmos com o que realmente significa “responsabilidade”.
 
Uma terceira e forte razão é a experiência. Sempre ouvimos dizer que as empresas estão procurando funcionários com experiência prévia, um mínimo de anos de trabalho nas posições que chamam nossa atenção. Mas, embora isso possa nos desencorajar, também devemos entender que realizar as funções de certas posições requer conhecimento prático que só se pode aprender no mundo do trabalho. Então, trabalhar enquanto estuda enriquece sua perspectiva sobre o que você aprende e, ao mesmo tempo, fortalece seu currículo e seu conhecimento para que melhores oportunidades surjam.
 
 

QUANTO DE ESFORÇO É O SUFICIENTE?

Às vezes, esse equilíbrio entre estudo e trabalho não é tão simples quanto parece, pois ambas as atividades demandam certos horários e devemos encontrar a melhor opção para nós. Os dois irão cooperar para o nosso futuro e serão fundamentais para equilibrar as necessidades que temos, que estarão ligadas ao trabalho e ao salário. O trabalho e o salário nos permitirão viver e pagar pelos estudos, embora estudar também nos permita ter um melhor futuro profissional e pessoal.
 
Lembre-se de que existem programas de bolsas de estudo e auxílio financeiro que podem aliviar a carga financeira. Além disso, também há ambiente virtual em muitos cursos, o que facilitaria a questão dos horários. Há opções. Mas é preciso sentar-se, pôr no papel o que seria o melhor e tomar uma decisão. O principal a evitar é estar exausto diariamente, o que afeta sua tranquilidade e sua saúde. Quando as atividades que você realiza estiverem difíceis de manter, verifique se há algo que você poderia fazer de maneira mais eficaz, como, por exemplo, ficar estudando uma hora na biblioteca depois da aula enquanto passa a hora do rush.
 
 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE ESTUDAR E TRABALHAR AO MESMO TEMPO?

 

• Experiência que, quando se formar, valerá ouro;

• Liberdade econômica que, embora possa não ser total, trará maior domínio sobre o dinheiro que você administra e em como o investe;

• Quando houver uma vaga, seu perfil será mais valorizado do que o de seus colegas que não têm experiência. Você terá mais capacidade de lidar com várias responsabilidades em paralelo;

• Você poderá pagar sua universidade sem recorrer a financiamentos (ou pelo menos não tão grandes).
 
 

PRONTO PARA COMEÇAR?

Está nas suas mãos o poder de se preparar para o futuro. Comece agora e informe-nos se você tiver outras perguntas sobre como trabalhar e estudar ou se você faz outra coisa que deseja compartilhar. Conte para nós através de nossas redes sociais com a hashtag #BlogdaUVA.

• Baixe aqui o E-book “Estudo em casa: um guia completo para criar uma rotina durante a pandemia”

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller