ÁREA DO
ALUNO
INSCREVA-SE SOLICITE INFORMAÇÕES

Por Redator da UVA | 20/10/2026

UVA abre vagas gratuitas para alunas e professoras em imersão científica sobre clima na Tijuca

Projeto vai ensinar estudantes do ensino médio da rede pública estadual a criar soluções tecnológicas e ambientais para prevenir tragédias climáticas no Rio

Estão abertas até o dia 26 de outubro as inscrições para a Imersão Científica 2027 do programa Futuras Cientistas, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na Tijuca, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) oferece vagas gratuitas para alunas do 2º ano do Ensino Médio da rede estadual e professoras participarem do projeto “Que Chuva é Essa? Meninas Cientistas Ambientais Construindo Cidades Resilientes”. As atividades presenciais acontecerão ao longo de janeiro de 2027.

 

Para Viviane Japiassú, professora e pesquisadora da UVA e coordenadora do projeto, oferecer essa experiência em um ambiente universitário é fundamental para ampliar o horizonte de jovens mulheres em áreas em que ainda há sub-representação feminina.

 

“As mudanças climáticas e as chuvas extremas exigem respostas urgentes e inovadoras, especialmente em metrópoles como o Rio de Janeiro. Ao trazer meninas da escola pública para os nossos laboratórios, nós não apenas ensinamos ciência, tecnologia e engenharia, mas mostramos que elas podem ser líderes e protagonistas na criação de soluções para a resiliência das suas próprias comunidades. Nosso objetivo é despertar a vocação científica e mostrar que o espaço da pesquisa e das carreiras tecnológicas também pertence a elas”, afirma.

 

A iniciativa, desenvolvida no âmbito do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Clima (CEPED-Clima/UVA) e do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da UVA, propõe uma vivência prática no ecossistema de pesquisa. As alunas atuarão como “Jovens Cientistas Ambientais”, utilizando tecnologias digitais, robótica e fabricação digital para criar soluções focadas nos impactos das chuvas fortes e na redução de riscos de desastres urbanos.

 

Durante a imersão, as selecionadas terão acesso a laboratórios de Biologia, Mecânica dos Solos, ao espaço UVA Maker e ao Fab Lab. Entre as atividades previstas estão ensaios com solos para entender deslizamentos, análise microbiológica de água, programação com Arduino e sensores ambientais, modelagem e impressão 3D, além da criação de jogos educativos.

 

 

Foco no protagonismo feminino e carreiras STEM

 

O “Que Chuva é Essa?” integra uma trajetória de pesquisa e extensão realizada desde 2017 em parceria com órgãos como a Defesa Civil e o projeto Meninas e Mulheres na Redução de Riscos de Desastres e Desigualdades, também idealizado pela professora Viviane Japiassú. Em 2023, a iniciativa recebeu o reconhecimento nacional do CEMADEN Educação como “Prática Inspiradora”.

 

 

Como se inscrever

 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 26 de outubro pelo site futurascientistas.com.br.

 

Para participar, as estudantes precisam estar matriculadas no 2º ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Professoras licenciadas que atuam na rede estadual também podem se candidatar às vagas de tutoria. É necessário possuir cadastro prévio no Currículo Lattes, do CNPq.

 

O resultado final do processo seletivo nacional será divulgado no dia 30 de novembro de 2026.

 

 

SERVIÇO – Programa Futuras Cientistas

 

Projeto: Que Chuva é Essa? Meninas Cientistas Ambientais Construindo Cidades Resilientes (UVA)

 

Vagas na UVA: 5 vagas gratuitas (com bolsa auxílio de R$ 300)

 

Público-alvo: Estudantes do 2º ano do Ensino Médio e professoras da rede pública estadual

 

Período de inscrições: Até 26 de outubro de 2026

 

Onde se inscrever: www.futurascientistas.com.br

 

Período da imersão: 4 a 29 de janeiro de 2027 (atividades presenciais no turno da manhã)

 

Local: Universidade Veiga de Almeida (UVA) – Campus Tijuca – Rua Ibituruna, 108

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

23/09/2026

UVA abre inscrições para novos Cursos de Curta Duração

Ver notícia completa
Featured image

22/09/2026

Rio produz 4,5 milhões de litros de chorume por dia

Ver notícia completa
Featured image

15/09/2026

UVA passa a oferecer consultas médicas na Praça da Bandeira

Ver notícia completa
Featured image

08/09/2026

Alunos e professor de Direito da UVA publicam livros em parceria

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X
Abrir chat

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsAppWhatsApp
Nosso chatNosso chat
(21) 2574 8888(21) 2574 8888
hubspot controller