Mitos e verdades sobre a faculdade EAD

  • carreira
  • EAD
  • Graduação

A modalidade de graduação a distância não é uma novidade, mas ganhou ainda mais força após a pandemia e quebrou duas grandes barreiras que impediam que as pessoas conquistassem o ensino superior: a financeira e a temporal. 

 

Aqui na UVA, inclusive, nós contamos com uma série de cursos semipresenciais e a distância, que dão aos nossos alunos a liberdade para investirem em suas carreiras de onde quiserem. 

 

Mas, como tudo que envolve tecnologia e inovação, a graduação a distância é, também, algo que gera muitas dúvidas em quem ainda não conhece esse modelo de estudos. 

 

Se você está considerando a modalidade EAD como uma possibilidade nos próximos meses, precisa compreender todas as questões sobre este formato de ensino. 

 

Assim, antes de tomar sua decisão, confira uma lista de mitos e verdades acerca do ensino superior a distância e saiba tudo sobre essa modalidade de estudos.  

 

Mito 1: A Modalidade EAD não é reconhecida pelo MEC

 

Esta é uma das dúvidas mais comuns em relação ao ensino a distância: será que o MEC reconhece o diploma?  

 

E sim! Cursos superiores concluídos a distância têm a mesma validade que cursos presenciais, não afetando a formação do aluno. 

 

Para o MEC, o que importa na hora de reconhecer um curso superior não tem relação alguma com a modalidade de ensino. 

 

O Ministério da Educação avalia outros fatores, tais como conceito do curso, resultados do Enade e alguns outros critérios para validar a certificação superior através da instituição.  

 

Mito 2: Sua empregabilidade será afetada

 

Sem dúvidas, esse também é um dos mitos que mais assombram o estudante que busca uma solução para se graduar no ensino superior.  

 

Mas a verdade é que se formar em um curso a distância não irá afetar em nada sua empregabilidade! 

 

Primeiro, porque o seu diploma não vai informar se a formação aconteceu na modalidade presencial ou a distância. 

 

E em segundo e mais importante: a faculdade EAD desenvolve habilidades que vêm sendo notadas pelas empresas, como disciplina, foco, comprometimento, autonomia e várias outras. 

 

Assim, além de adquirir todo o conhecimento necessário para atuar em determinada área como um especialista, o aluno conquista competências que formam o perfil profissional mais buscado pelas empresas.  

 

Portanto não é necessário preocupar-se com o futuro da sua carreira profissional ao fazer um curso a distância, pelo contrário: você está prestes a se tornar um especialista requisitado.  

 

Mito 3: As aulas são monótonas e só ficam nos materiais de apoio

 

Engana-se quem pensa que estudar a distância é apenas assistir a uma série de vídeos e aulas ou ler vários materiais. 

 

A metodologia do ensino a distância envolve o aluno em várias atividades para que ele coloque em ação todo o conhecimento adquirido nas aulas.  

 

Você terá acesso a todo o conteúdo de suas disciplinas através de uma moderna e interativa plataforma virtual de estudos. Além de ter acesso a fóruns feitos para debater, tirar dúvidas diretamente com o tutor e interagir com seus colegas de turma.

 

Dessa forma, além de todo conhecimento teórico necessário para dominar um conceito, o estudante também é desafiado a vivenciar o dia a dia de um profissional da área escolhida.  

 

Podemos perceber, então, que a crença de que as aulas EAD são monótonas e pautadas apenas em materiais de apoio é falsa.

 

Confira todos os benefícios dessa modalidade.

 

Verdade 1: Flexibilidade e acessibilidade que transformam sua vida

 

Se você não tem tempo e tem uma rotina muito agitada, mas quer alavancar sua carreira profissional, a graduação a distância é a opção perfeita! As disciplinas são cursadas online, garantindo flexibilidade máxima para os horários de estudo.

 

Dessa forma, você conquista o sonhado diploma do ensino superior com um aprendizado que se adapta ao seu dia a dia.

Veja 4 dicas de como trabalhar e fazer faculdade sem comprometer os estudos. 

 

Essa é uma das maiores vantagens de optar pelo ensino a distância: a liberdade de ser um profissional qualificado, estudando como e onde você quiser.

 

Antes, era necessário se deslocar para a faculdade ou, até mesmo, mudar de cidade para conseguir se formar, o que gerava mais custos para os estudantes, causava ainda mais cansaço e reduzia o tempo livre do dia a dia. Dessa forma, menos pessoas tinham acesso à graduação.  

 

Com a modalidade EAD, essa barreira foi quebrada!  

 

Verdade 2: Sua oportunidade de ter uma carreira de sucesso  

 

Além de não precisar gastar com transporte e alimentação para se deslocar até a universidade, as mensalidades dos cursos EAD são mais acessíveis.

 

Você também não vai precisar imprimir materiais para levá-los à sala de aula, já que tudo é disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem.

 

Portanto, se você deseja aliar custo-benefício na sua busca por uma carreira de sucesso, esta será sua melhor opção.

 

A economia de tempo e dinheiro são grandes atrativos na hora de optar pelas modalidades a distância.  

 

Verdade 3: Você tem todo o suporte acadêmico na Modalidade EAD 

 

Essa é outra das grandes vantagens da graduação a distância! 

 

Saiba que o fato de o curso ser a distância não afeta em nada a interação entre alunos, professores e tutores.  

 

Todos os alunos da Universidade Veiga de Almeida possuem esse contato por meio da plataforma virtual de estudos, onde têm acesso direto aos professores tutores.

 

Dessa forma, quaisquer questionamentos que você tiver sobre as matérias serão solucionados dentro do ambiente virtual da instituição. 

 

A faculdade EAD te transforma no profissional dos sonhos! 

 

No ensino a distância, você poderá investir no seu crescimento profissional para se tornar um especialista no mercado de trabalho. 

 

Em resumo, você investe menos dinheiro, estuda com flexibilidade, desenvolve suas habilidades como em qualquer curso de graduação e se forma com reconhecimento! 

 

Faça sua inscrição no vestibular UVA para iniciar a carreira dos sonhos

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller