Glossário do mundo do trabalho: os principais termos

  • glossário
  • linguagem
  • mundo do trabalho
  • termos

O mundo do trabalho é cheio de termos específicos que caracterizam funções e atividades frequentes na rotina dos profissionais. O chamado “corporativês”, adotado em empresas e organizações de diversos nichos, muitas vezes empresta do inglês termos que, no geral, nem mesmo possuem uma tradução que aplique o mesmo sentido em português. 

 

Essa prática não é nenhuma novidade e pode ser observada principalmente em setores de comunicação, como na área de publicidade, administração, RH e finanças. Apesar de sofrer algumas críticas, essa “linguagem corporativa” já faz parte da vida de muitos profissionais e é bem difícil que você não tenha entrado em contato com muitas dessas expressões ao longo da vida.  

 

Palavras como “networking”, “budget”, “expertise”, “briefing”, “insight”, “canvas” e “brainstorming” são apenas algumas das dezenas de jargões que fazem parte do ambiente profissional. Atualmente, outros termos como “startup”, “design thinking”, “endomarketing” e “coworking” também compõem o chamado “corporativês”, agregando outros elementos ao linguajar do mundo corporativo moderno.  

 

Para se inserir no mercado e conseguir se comunicar com clareza dentro da sua profissão, é inegável: você precisará “falar essa língua”. Apesar de parecer uma tarefa simples, esse talvez seja um verdadeiro desafio para muitos estudantes, já que, quanto mais a tecnologia evolui e modifica o mundo do trabalho, mais termos vão surgindo para compor esse “dicionário” paralelo.  

 

Quer aprender mais sobre alguns desses vocabulários e compreender seus significados no mundo corporativo? Então acompanhe nosso artigo e descubra alguns vocábulos essenciais para se dar bem no mercado de trabalho e se atualizar.  

 

 “Corporativês” – Confira alguns termos famosos no mundo corporativo 

 

AI: do inglês, é a sigla para Artificial Intelligence – ou Inteligência Artificial (IA) na tradução para o português.  

 

• Autogestão: modelo de gestão no qual os próprios integrantes se administram e gerem, sem contar necessariamente com uma figura hierárquica superior, como um gerente ou chefe. 

 

• Avaliação 360 graus: método usado para medir o desempenho de colaboradores em que há participação de superiores, colegas, subordinados e clientes.  

 

• Backoffice: suporte.  

 

• Benchmarking: sistema contínuo de avaliação e comparação das práticas de uma organização com as das melhores empresas. 

 

• Brainstorming: “tempestade de ideias” atividade na qual colaboradores apresentam uma série de ideias e exploram a potencialidade criativa em grupo.  

 

• Briefing: informações necessárias para a realização de uma determinada tarefa ou ação. 

 

• Budget: orçamento para projetos, funções, atividades ou rotinas empresariais. Pode ser aplicado a modelos individuais, aplicações trimestrais, mensais ou similares. 

 

• Business Intelligence – BI: sistema de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações e dados que suportam processos de tomada de decisão empresarial. 

 

• Canvas: metodologia para organizar (em um espaço) ideias, geralmente utilizando quadros, post-its ou outra estrutura física.  

 

• Capital de giro: recursos financeiros utilizados para cobrir os custos do dia a dia.  

 

• CEO: Chief Executive Officer – diretor executivo. 

 

• Coach: profissional focado no desenvolvimento de habilidades, potenciais e autoconhecimento de profissionais no cenário empresarial. 

 

• Commodity: insumo ou produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional. 

 

• Controlling: sistema que permite definir e gerenciar orçamentos e comparar os índices reais e planejados.  

 

• Coworking: modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório.  

 

• CRM Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente): função, cargo ou estratégia que permite identificar grupos de clientes e desenvolver estratégias para gerenciá-los de forma mais efetiva.  

 

• CTA: sigla para “call to action”. Links que levam os usuários a clicar e percorrer ao menos parte do caminho da compra, como o “saiba mais”. 

 

• Design Thinking: abordagem que facilita pensar de maneira criativa, gráfica e visual, visando a atuação “fora da caixa”.  

 

• Disrupção: inovações que criam novas oportunidades, mercados e sistemas. 

 

• Empowerment: ação da gestão que visa o melhor aproveitamento dos colaboradores por meio da delegação de poder. 

 

• Endomarketing: marketing interno.  

 

• Expertise: conhecimento técnico em determinada área. 

 

• Feedback: avaliações feitas ao colaborador sobre seu desempenho profissional. 

 

•Follow-up: sistema que acompanha e mede ações para gerir resultados concretos. 

 

• Insight: ideia repentina, percepção. 

 

• Intraempreendedor: colaborador com espírito empreendedor.  

 

• KPI: abreviação do inglês “key performance indicator”, que em tradução livre significa “indicador chave de desempenho”. Tem a finalidade de medir e demonstrar se alguém, algum departamento ou empresa está “performando” bem e atingindo metas e objetivos.

 

• Mailing: banco de dados com informações e contatos de consumidores e potenciais clientes. 

 

• Mentoring: processo no qual um profissional experiente transmite conselhos para outro com menos experiência, geralmente voltado para a carreira profissional. 

 

Networking: modelo ou capacidade de estabelecer e manter uma rede de contatos.  

 

• Planejamento estratégico: sistema de planejamento que visa expandir o potencial total de um negócio, vinculando objetivos e ações. 

 

• Quarter: trimestre. 

 

• Report: relatório. 

 

• ROI: sigla de “return on investment”. Percentual de retorno em relação ao custo de um investimento. 

 

• Shareholder: termo inglês que pode significar “parte interessada”, utilizado para definir acionistas, pessoas naturais ou jurídicas, que são  proprietárias de ações da empresa. 

 

• Startup: empresa emergente que visa desenvolver ou melhorar um modelo de negócio. 

 

• SWOT Analysis: chamada em português de Análise SWOT ferramenta que analisa a competitividade de uma organização, considerando as seguintes variáveis: forças, oportunidades, fraquezas, ameaças.  

 

• Turnover: termo em inglês que, em tradução livre, representa rotatividade, movimentação, giro, circulação. 

 

• Workaholic: termo inglês que significa “viciado em trabalho”. 

 

• Workflow: termo em inglês que significa “fluxo de trabalho”.

 

• Workshop: termo utilizado para indicar o evento comandado por alguém experiente no setor em questão.  

 

Agora que você já conhece alguns dos termos mais comuns utilizados no mundo do trabalho, que tal se preparar para vivenciar a carreira dos seus sonhos? Na UVA, você investe no seu futuro e conquista as melhores oportunidades do mercado.  

 

Venha para a UVA e invista em um curso de graduação de qualidade. Aqui, você aproveita todos os benefícios de uma educação superior de alto desempenho, além de contar com os melhores programas para construir uma carreira de sucesso.  

Clique aqui e conheça mais sobre a UVA!

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller