12 benefícios em fazer pesquisas acadêmicas
Compartilhe
Uma das etapas mais comuns quando se está numa graduação é a parte de fazer trabalhos específicos. Além de treinar suas habilidades de interpretação, formulação de hipóteses e argumentativa, as pesquisas acadêmicas são uma oportunidade de incentivar o aprimoramento de tudo o que você aprendeu sobre um determinado tema.
Essas atividades geram impacto na vida profissional, principalmente para aqueles que buscam uma carreira na área de pesquisa ou mesmo tentam concursos públicos e empregos que podem se beneficiar de um trabalho científico bem realizado na graduação.
Querendo ou não, com as pesquisas acadêmicas, o aluno passa a desenvolver as primeiras competências para o currículo, além de estimular a inovação e a criatividade.
Lembre-se de que hoje o mercado de trabalho busca os melhores profissionais e aqueles com um nível acadêmico avançado saem na frente.
Por isso, continue a leitura deste artigo para entender os principais detalhes sobre esses trabalhados e algumas dicas de como fazer o seu. Confira.
O que são as pesquisas acadêmicas?
Elas são um modelo de exercitar o estudo com o intuito de fixar melhor o conhecimento e a aprendizagem, bem como a autonomia e o pensamento crítico e reflexivo.
Muitos apenas as caracterizam como um resultado de investigação em si ou como um passo para concluir um curso de ensino superior com o trabalho de conclusão de curso (TCC).
No entanto, essa etapa de trabalho surge para que o estudante aprenda sobre o método da pesquisa em si, que é muito útil ao longo da carreira profissional. Embora ocasionalmente não seja tão claro, a pesquisa faz parte do nosso cotidiano desde muito cedo.
Lá no ensino fundamental quando tínhamos tarefas relacionadas a apresentações, redações e outras atividades complementares, tudo isso já era uma preparação para quando o aluno se desenvolvesse, realizar trabalhos mais complexos e inovadores.
Assim, a pesquisa acadêmica vai além de demonstrar o conhecimento sobre o assunto, ela existe para suprir uma necessidade de conhecimento, ou seja, partimos de um problema para encontrar respostas e, na maioria das vezes, não como cunho pessoal, mas todos que se inteiram sobre determinado tema.
Portanto, a pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade. Por isso, é indiscutível sua importância. Ela é caracterizada como mediação do ensino e aprendizagem perante tantas informações que o mundo disponibiliza.
Quais os benefícios para os estudantes?
Complementando o que já foi dito, as pesquisas acadêmicas são métodos que trazem muitas vantagens aos alunos, de forma pessoal e profissional.
Confira os principais benefícios:
1. Desenvolvimento de habilidades técnicas e específicas;
2. Construção de um portfólio e currículo;
3. Imersão em temas de interesse próprio e de coletivo em sociedade;
4. Melhora a capacidade analítica e de resolução de problemas;
5. Aprimora o pensamento crítico e suas profundidades;
6. Melhora a capacidade de estudo;
7. Estimula o crescimento profissional de forma que prepare melhor o estudante para o mercado de trabalho;
8. Proporciona um amadurecimento acadêmico e de vida;
9. Aprende técnicas de estudo mais eficientes;
10. Desperta a curiosidade e a criatividade;
11. Desafia os alunos a saírem da zona de conforto e ter contato com a execução de tarefas sob pressão;
12. Melhora a escrita.
Como fazer pesquisas acadêmicas?
Agora que você já sabe a importância e as vantagens das pesquisas acadêmicas, chegou o momento de saber como dar o primeiro passo.
Algumas dicas podem auxiliar nesse processo de construção de trabalho acadêmicos, como:
Escolha um tema de seu interesse
Independente das características de trabalho que você precise fazer, se possível, opte por algum assunto que tenha familiaridade, pois isso facilitará tanto na pesquisa quanto na execução.
Crie um planejamento antes de começar
Pensando no tema, crie todos os argumentos, tópicos, tudo o que precisará ser buscado, analisado e discutido no trabalho. Essa etapa é uma das principais para você não se perder na hora de iniciar o processo.
Defina um cronograma
Tudo tem prazo, então, para não perder nada, defina um cronograma com possíveis datas e tempos para fazer a pesquisa e o trabalho em si.
Sempre diversifique as fontes buscadas
Para uma boa pesquisa, é importante alternar os tipos de referências e outras bibliografias, pois tornará seu material mais rico e interessante.
Aproveite os sites de buscas acadêmicas
Uma boa dica é utilizar sites como Google Acadêmico, Scielo, ERIC, periódicos (Portal da CAPES), BDTD, Science.gov, repositórios da sua universidade, entre outros. Eles vão servir para você encontrar as melhores bibliografias que vão embasar o seu trabalho.
Cuidado com o plágio
Sempre que for usar alguma ideia de outro autor, coloque a fonte que encontrou. O plágio pode lhe trazer muitas consequências.
Atente-se às normas ABNT
Qualquer pesquisa acadêmica tem como base as normas ABNT e suas principais regras. Anote todos os detalhes para não gerar mais trabalho depois.
Faça uma boa introdução e conclusão
A introdução é o primeiro contato com a sua pesquisa, então capriche no conteúdo, explique tudo o que vai ser falado e de forma atrativa. E a mesma coisa ao final. A conclusão é o que vai comprovar se a sua pesquisa foi realmente útil ou não. Demonstre os principais pontos que, no seu entendimento, foram úteis para resolver o problema específico e os resultados.
Nunca deixe de revisar
Leia e releia a sua pesquisa acadêmica quantas vezes achar necessário para que haja uma revisão cuidadosa para identificar erros ortográficos e gramaticais, assim como falhas de formatação.
Conheça o PIC UVA
As pesquisas acadêmicas são essenciais em algum momento da sua vida. Se você planeja construir uma carreira profissional estável e de sucesso. Em algum momento do ensino superior, você precisará utilizá-las bastante, nem que seja para a construção de um TCC.
Aqui na UVA, sempre incentivamos as pesquisas acadêmicas durante o período universitário do aluno.
Temos um projeto chamado PIC UVA, em que estimulamos o desenvolvimento de projetos de pesquisa e iniciação científica de cunho tecnológico, pedagógico e científico, além de proporcionar aos alunos a experiência de aprofundar seus conhecimentos na construção de projetos e na sua posterior publicação, tudo para desenvolvê-lo melhor, preparando-o para o mercado de trabalho.
Mais Artigos
04/10/2024
Telefisioterapia: Expandindo o alcance do cuidado fisioterapêutico
...
Ver artigo completo