Por admin | 10/02/2021

Tours turísticos virtuais como alternativa na pandemia

Experiência cultural é uma possibilidade de entretenimento e conhecimento

A virtualização das atividades turísticas já era uma realidade crescente, mas com a pandemia da Covid-19, os recursos digitais passaram a ser uma possibilidade para as pessoas que sentiram falta dos passeios, da cultura e do entretenimento. Por isso, os tours podem ser uma oportunidade de atividade para ser realizada nas férias de verão, mesmo que em casa.

 

As experiências culturais imersivas tentam conectar o virtual com o real a partir do uso das tecnologias. Para isso, é necessário filmar áreas em percursos turísticos de cidades, parques e o interior dos museus; gravar a narrativa do guia de turismo por circuitos temáticos e de um artista sobre a sua amostra. Com tanta produção para criar a vivência online, as atividades virtuais podem ser gratuitas ou não.

 

A professora de turismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Simone Dantas Costas, fala sobre a importância da adaptação dos pontos turísticos: “A virtualização para atrativos, roteiros, e profissionais da produção cultural – como ocorreu com peças de teatro e vários músicos e compositores – proporcionou a democratização, ou, a maior possibilidade de acesso, ao conhecimento. No espaço virtual há lugar para todos, e o turismo – os turistas – vivem de novidades”.

 

“Talvez o turismo seja a atividade econômica mais democrática e capaz de distribuir renda no cenário atual de concentração e ainda contribuir para a preservação do patrimônio natural e cultural dos países. A economia criativa movimenta o turismo e revela a alma dos lugares”, destaca Simone.

 

Alguns museus do Rio de Janeiro aderiram a virtualização de algumas de suas exposições. São eles: Museus Nacional Belas artesMuseu Castro Maya Museu de Arte Moderna (MAM)Museu do Amanhã e Centro Cultural Banco do Brasil . Além disso, alunos de Engenharia Ambiental da UVA criaram um projeto que permite visitar virtualmente ecossistemas lagunares cariocas.

Por Fabyene Melo, estagiária da Comunicação Institucional

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

06/09/2023

Saúde Mental, Movimento e Envelhecimento

Ver notícia completa
Featured image

04/09/2023

UVA promove campanha de doação de sangue na Tijuca

Ver notícia completa
Featured image

31/08/2023

No Dia do Nutricionista, dicas para evitar alimentos ultraprocessados

Ver notícia completa
Featured image

28/08/2023

Egressa revalida diploma nos Estados Unidos

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888