Por admin | 10/02/2021

Tours turísticos virtuais como alternativa na pandemia

Experiência cultural é uma possibilidade de entretenimento e conhecimento

A virtualização das atividades turísticas já era uma realidade crescente, mas com a pandemia da Covid-19, os recursos digitais passaram a ser uma possibilidade para as pessoas que sentiram falta dos passeios, da cultura e do entretenimento. Por isso, os tours podem ser uma oportunidade de atividade para ser realizada nas férias de verão, mesmo que em casa.

 

As experiências culturais imersivas tentam conectar o virtual com o real a partir do uso das tecnologias. Para isso, é necessário filmar áreas em percursos turísticos de cidades, parques e o interior dos museus; gravar a narrativa do guia de turismo por circuitos temáticos e de um artista sobre a sua amostra. Com tanta produção para criar a vivência online, as atividades virtuais podem ser gratuitas ou não.

 

A professora de turismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Simone Dantas Costas, fala sobre a importância da adaptação dos pontos turísticos: “A virtualização para atrativos, roteiros, e profissionais da produção cultural – como ocorreu com peças de teatro e vários músicos e compositores – proporcionou a democratização, ou, a maior possibilidade de acesso, ao conhecimento. No espaço virtual há lugar para todos, e o turismo – os turistas – vivem de novidades”.

 

“Talvez o turismo seja a atividade econômica mais democrática e capaz de distribuir renda no cenário atual de concentração e ainda contribuir para a preservação do patrimônio natural e cultural dos países. A economia criativa movimenta o turismo e revela a alma dos lugares”, destaca Simone.

 

Alguns museus do Rio de Janeiro aderiram a virtualização de algumas de suas exposições. São eles: Museus Nacional Belas artesMuseu Castro Maya Museu de Arte Moderna (MAM)Museu do Amanhã e Centro Cultural Banco do Brasil . Além disso, alunos de Engenharia Ambiental da UVA criaram um projeto que permite visitar virtualmente ecossistemas lagunares cariocas.

Por Fabyene Melo, estagiária da Comunicação Institucional

Voltar para artigos

Notícias

Featured image

26/07/2022

UVA oferece cursos rápidos de extensão online e gratuitos

Ver notícia completa
Featured image

22/07/2022

Projeto estimula a saúde oral de crianças com câncer

Ver notícia completa
Featured image

19/07/2022

Práticas sustentáveis na gastronomia

Ver notícia completa
Featured image

15/07/2022

UVA e Escola Superior de Advocacia firmam parceria

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar