Por admin | 15/02/2019

Doenças de verão: Como se prevenir?

Professor da UVA dá dicas de como evitar algumas enfermidades comuns na estação

O mês de fevereiro é marcado por ser umas das épocas mais quentes do ano. Com temperaturas que as vezes ultrapassam 40 graus, alguns fatores indesejáveis chegam para causar preocupação aos cariocas. A maior exposição ao sol faz com que a incidência de certas doenças aumente na temporada, colocando em risco o lazer e o bem-estar, como micoses e intoxicação alimentar.

 

Os dias mais quentes estimulam a propagação de alguns microrganismos que já estão presentes na pele, como é o caso das micoses. O professor Paulo Machado, do curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA), explica que a alternativa para combater esse incômodo é usar roupas de algodão, que permitem a respiração da pele. “É importante tambem evitar o uso de roupas molhadas, já que a micose está ligada ao calor e a umidade”, destaca.

 

Para a intoxicação alimentar, a dica é evitar comprar certos alimentos que são vendidos na praia e que possuem origem e preparo desconhecidos, como camarão e sanduíches. A exposição direta desses alimentos ao calor é o principal fator da intoxicação no verão. “Lavar sempre as mãos e guardar os alimentos em local refrigerado e limpo são hábitos imprescindíveis para evitar esse mal-estar”, ressalta o professor.

 

Nas mulheres, a atenção precisa ser redobrada em relação à candidíase. Com as altas temperaturas, a tendência é passar horas na praia ou na piscina. Porém, ficar tempo demais com biquíni ou roupas molhadas pode provocar a doença, já que o fungo necessita de lugares quentes e úmidos para se reproduzir. De acordo com Machado, a candidíase também está ligada aos hábitos alimentares: “A alimentação rica em doces, açúcares e carboidratos pode influenciar no surgimento da doença”, finaliza.

 

 

Por Thayná Titoneli, estagiária da Comunicação Institucional

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

20/12/2021

Principais tendências de looks para as festas de fim de ano

Ver notícia completa
Featured image

15/12/2021

Ceia alternativa para Natal mais econômico e consciente

Ver notícia completa
Featured image

06/12/2021

Aluna expõe trabalho na Galeria Caruá

Ver notícia completa
Featured image

29/11/2021

Egressa da Veiga conquista prêmio do CREA-RJ

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias