Por Pedro Paulo Carvalho | 16/04/2024

Dia da Voz: Saiba como cuidar das cordas vocais

Aparelho vocal é um instrumento social, profissional e emocional

voz é um elemento fundamental da comunicação oral e funciona como impressão digital, sendo única e revelando intenções e emoções. Nesta terça-feira é celebrado o Dia Mundial da Voz, data que surgiu no Brasil a partir de uma campanha de conscientização e promoção da saúde vocal. “Reforçar a importância de cuidar da voz é necessário porque ela é um instrumento social, profissional e emocional que nos conecta. Uma voz alterada ou a perda dela compromete parte da nossa relação interpessoal”, destaca Isabela Poli, professora de Distúrbios da Voz e Práticas em Voz do curso de Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

 

Isabela explica que, caso não cuide adequadamente das cordas vocais, o indivíduo pode desenvolver sintomas que requerem ajuda médica, como rouquidão, tensão na região da garganta, ardência, sensação de algo arranhando ou espetando e dores na região cervical. “Beber água ao longo do dia em pequenas porções, proteger a região do pescoço em dias mais frios, falar em tom e volume moderados, sempre que possível, e evitar gritar ou falar alto são alternativas que podem evitar aparecimento de tais sinais”, complementa.

 

Para a docente, profissionais que usam a voz em excesso precisam de ajustes específicos e, em muitas das vezes, de acompanhamento profissional. Nesses casos, uma equipe multidisciplinar é necessária: o otorrinolaringologista avalia as condições estruturais e funcionais da laringe e o fonoaudiólogo propõe práticas que incluem cuidados vocais e exercícios de aquecimento vocal. A professora também ressalta a necessidade de poupar a voz, diminuindo o volume e a quantidade de fala, alongamentos na região cervical e respirações mais profundas, já que ajudam a relaxar e “desaquecer” a musculatura laríngea.

 

Segundo Isabela, alguns alimentos possuem qualidades que contribuem para o melhor funcionamento da laringe. Maçã e pera ajudam na hidratação da laringe e limpeza da boca e faringe; sucos cítricos como laranja e abacaxi contribuem para a imunidade e absorção da secreção na região laríngea e faríngea. “A água é a melhor amiga da voz e bebê-la ao longo do dia garante mais viscosidade para os tecidos das pregas vocais que precisam vibrar para produzir o som”, destaca.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

11/04/2024

UVA se torna membro da UniSustentável

Ver notícia completa
Featured image

04/04/2024

Alunos da UVA visitam o Instituto Nacional de Educação de Surdos

Ver notícia completa
Featured image

01/04/2024

Dia da Mentira: Os perigos da mitomania

Ver notícia completa
Featured image

28/03/2024

Cuidado com a falsa felicidade e perfeição exposta nas redes sociais

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller