Arquitetura ou Engenharia: entenda a diferença

  • arquitetura
  • engenharia

Algumas áreas apresentam atuações semelhantes, ainda que sigam caminhos distintos. Com isso, geram dúvidas na hora de escolher a melhor alternativa. Esse é o caso de quem não se decidiu entre Arquitetura ou Engenharia, especialmente a Civil. 

 

Pensar a respeito dos cursos superiores e das possibilidades que eles representam pode ser bastante difícil, principalmente quando se aproximam os processos seletivos. Isso porque, com eles, também surge a necessidade de tomar uma decisão. 

 

Para que a reflexão encaminhe você para a melhor profissão de acordo com o seu perfil, é preciso conhecer as características dos cursos e da respectiva atuação profissional. Ciente dessas informações, você pode decidir de maneira acertada e começar a construir o seu futuro. 

 

Para saber mais sobre as áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, bem como dicas para se decidir entre elas, continue a leitura. 

 

 

QUAIS SÃO AS DIFICULDADES PARA ESCOLHER UM CURSO SUPERIOR? 

 

As dificuldades e a angústia na hora de escolher o curso a seguir são comuns, já que se trata de uma decisão importante, que interfere bastante na vida pessoal e no planejamento da carreira. Nesse momento, começa-se a avaliar as afinidades, as aptidões e o que se deseja para a própria vida. 

 

A dica para tornar essa escolha mais tranquila é se informar o máximo que puder sobre as áreas de interesse, conversar com as pessoas que já atuem no ramo e, se possível, ter alguma experiência prática. Isso pode acontecer por cursos de curta duração, participação em eventos ou visitas às instituições. 

 

Da mesma forma, a recomendação é encarar esse momento com leveza. Considere a graduação como uma experiência engrandecedora em vários sentidos, que abrirá portas para o mercado de trabalho, e não como algo que encerrará suas possibilidades. Nesse sentido, o curso superior traz novas ferramentas, mas você é quem define os caminhos que seguirá e as formas como as usará. 

 

 

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE ARQUITETURA E ENGENHARIA? 

 

As confusões entre as áreas são frequentes, especialmente no ramo da construção civil, por conta das funções serem próximas. Contudo, existem algumas diferenças entre as profissões e os respectivos cursos que precisam ser destacadas e que podem, inclusive, ajudar no momento da escolha. Conheça algumas. 

 

 

CARACTERÍSTICAS DA ÁREA DE ARQUITETURA E URBANISMO 

 

Os profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo fazem, entre outras funções, o planejamento de espaços urbanos. Assim, ao longo do curso aprendem técnicas de projeção de edifícios, paisagismo, interiores e ambientes urbanos. Eles garantem que cada espaço em uma construção seja bem aproveitado e se alinhe com o desejo do contratante. 

 

O curso transita entre as Ciências Humanas e as Exatas, uma vez que o currículo contempla cálculos relacionados à construção e aspectos relacionadas à sociedade. Por isso, a formação crítica é importante.

 

É também uma atuação com referências artísticas, que carregam a história das construções e refletem uma cultura, sem desconsiderar os desejos individuais. O curso dura em média 5 anos. 

 

 

CARACTERÍSTICAS DA ÁREA DE ENGENHARIA CIVIL

 

A atuação na Engenharia Civil também está relacionada com a projeção e a construção de edifícios, porém, com uma abordagem mais prática, sem tanta preocupação estética e artística. Isso não significa que as projeções dos engenheiros não tenham beleza ou não respeitem o estilo desejado; porém, a prioridade, nesse caso, é a funcionalidade. 

 

Dessa forma, a Engenharia Civil está mais alinhada com as Ciências Exatas. Demanda muita dedicação técnica e cálculos precisos, pois lida com a segurança de muitas pessoas. A graduação também tem duração média de 5 anos. 

 

 

COMO ESTÁ O MERCADO DE TRABALHO PARA ESSAS PROFISSÕES? 

 

Entender as oportunidades no mercado de trabalho também é importante para fazer uma boa escolha. Isso faz diferença na hora de definir qual a melhor profissão a seguir. 

 

Nesse sentido, ambos os segmentos encontram um mercado de trabalho aquecido e amplas possibilidades de atuação. O piso salarial também é o mesmo: 6 salários mínimos em vigência para jornadas de 6 horas de trabalho, conforme a Lei nº 4.950 de abril de 1966. As horas excedentes recebem o acréscimo de 25%. 

 

Ambos os profissionais podem também trabalhar juntos em obras, o que é ótimo para um projeto de excelência. Assim, enquanto o arquiteto garante o bom aproveitamento do espaço, com o cuidado para a estética, ventilação, conforto e bem-estar das pessoas que usarão o local, o engenheiro se certifica de que tudo seja feito com segurança. 

 

 

COMO ESCOLHER ENTRE OS CURSOS?

 

Após conhecer melhor as diferenças entre as áreas, fica mais fácil pensar se o ideal para você é Arquitetura ou Engenharia. Nesse sentido, algumas dicas podem ajudar a avaliar qual opção se encaixa mais no seu perfil. Veja nas próximas linhas. 

 

IDENTIFIQUE SEU PERFIL 

 

Como vimos, a principal diferença entre as duas formações é que a Arquitetura tem algumas características de Ciências Humanas e Exatas, enquanto a Engenharia Civil se encaixa mais nas Ciências Exatas. Por isso, é indicado ver com qual área do conhecimento você se identifica mais. Esse é um passo importante para uma escolha precisa. 

 

CONHEÇA AS ESPECIALIZAÇÕES 

 

É válido ressaltar que os cursos de graduação tendem a ser mais generalistas. A formação mais específica vem depois da conclusão, com as pós-graduações. Assim, o trabalho se afunila. Dessa forma, um bom caminho é conhecer as opções para cada um dos cursos, o que ajuda a ter mais dados que contribuam com a sua decisão.

 

 

FAÇA UM TESTE VOCACIONAL 

 

Os testes vocacionais, quando bem estruturados, são excelentes para entender melhor sua relação com as áreas de trabalho. Como já destacamos, você também pode conhecer universidades que ofereçam os cursos, se informar a partir dessas graduações e já adquirir esse contato com as profissões. 

 

Escolher entre Arquitetura ou Engenharia é um desafio. Porém, com informações objetivas sobre esses cursos e uma análise cuidadosa, é possível tomar a decisão com segurança. Para que o seu sonho seja completo, é preciso também encontrar a melhor universidade. 

 

Conte com a UVA! Oferecemos os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil, com qualidade e compromisso.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller