Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

Trabalho da UVA é selecionado pela ABEA

Rafaela Barbosa, do Laboratório de Comunicação Corporativa do campus Barra (LabCom Barra)   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Projeto propõe mudanças no Parque Madureira

 

A Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA) realizou uma chamada pública para trabalhos de estudantes e professores alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Os alunos Eduarda Barbosa Sengés e Diego Wilson da Luz Bernardo, sob orientação do professor Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, propuseram intervenções no Parque Madureira, na Zona Norte da cidade do Rio, a fim de possibilitar maior desenvolvimento social da área. O projeto foi avaliado por um júri que levou em conta os critérios de conceito, inovação e tectônica (representação gráfica).

 

O projeto envolvendo o Parque Madureira propõe uma área residencial multiclasses. A justificativa para a ideia foi a desapropriação de famílias durante a construção do espaço. Eduarda Barbosa Sengés, estudante do 9º período de Arquitetura e Urbanismo do campus Barra, conta que esse trabalho traz a função social da arquitetura e do urbanismo como pilar. “Dentro da faculdade a gente estuda como que a própria cidade pode ser uma forma de segregar ou incluir pessoas. Logo, pensar no social é pensar arquitetura”, destaca.  

 

Para o doutor em Urbanismo e orientador do projeto, Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, a concepção de um projeto que tem a cidade como protagonista durante o período de isolamento social foi uma experiência única. “Isto reforça a certeza da qualidade do ensino que é oferecido rotineiramente nos ateliês de projeto da UVA”, ressalta.

 

Diego Wilson da Luz Bernardo, do 9º período de Arquitetura e Urbanismo do campus Barra, conta que o projeto tem um significado a mais. Diego é morador da periferia carioca e bolsista na UVA: “Acredito que é meu dever devolver para a sociedade o meu conhecimento adquirido na faculdade”. 

 

Os selecionados vão participar do 27º Congresso Mundial de Arquitetura, o UIA2021RIO, que acontecerá em julho de 2021.

 

13/nov/2020

Tema:
Graduação,