Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Polo Campus UVA Tijuca
Polo Campus UVA Barra
Polo Campus UVA Cabo Frio
Polo Campus UVA Botafogo

Tours turísticos virtuais como alternativa na pandemia

Fabyene Melo, estagiária da Comunicação Institucional   |    Polo Campus UVA Tijuca Polo Campus UVA Barra Polo Campus UVA Cabo Frio Polo Campus UVA Botafogo

Experiência cultural é uma possibilidade de entretenimento e conhecimento

 

A virtualização das atividades turísticas já era uma realidade crescente, mas com a pandemia da Covid-19, os recursos digitais passaram a ser uma possibilidade para as pessoas que sentiram falta dos passeios, da cultura e do entretenimento. Por isso, os tours podem ser uma oportunidade de atividade para ser realizada nas férias de verão, mesmo que em casa. 

 

As experiências culturais imersivas tentam conectar o virtual com o real a partir do uso das tecnologias. Para isso, é necessário filmar áreas em percursos turísticos de cidades, parques e o interior dos museus; gravar a narrativa do guia de turismo por circuitos temáticos e de um artista sobre a sua amostra. Com tanta produção para criar a vivência online, as atividades virtuais podem ser gratuitas ou não. 

 

A professora de turismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Simone Dantas Costas, fala sobre a importância da adaptação dos pontos turísticos: “A virtualização para atrativos, roteiros, e profissionais da produção cultural – como ocorreu com peças de teatro e vários músicos e compositores – proporcionou a democratização, ou, a maior possibilidade de acesso, ao conhecimento. No espaço virtual há lugar para todos, e o turismo – os turistas – vivem de novidades”.

 

“Talvez o turismo seja a atividade econômica mais democrática e capaz de distribuir renda no cenário atual de concentração e ainda contribuir para a preservação do patrimônio natural e cultural dos países. A economia criativa movimenta o turismo e revela a alma dos lugares”, destaca Simone.

 

Alguns museus do Rio de Janeiro aderiram a virtualização de algumas de suas exposições. São eles: Museus Nacional Belas artes, Museu Castro Maya , Museu de Arte Moderna (MAM), Museu do Amanhã e Centro Cultural Banco do Brasil . Além disso, alunos de Engenharia Ambiental da UVA criaram um projeto que permite visitar virtualmente ecossistemas lagunares cariocas.

10/fev/2021

Tema:
UVA,

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com os nossos TERMOS DE USO E POLITICAS DE DADOS. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.