Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

Professores da UVA são selecionados para o Circuito Urbano 2020

Rafaela Barbosa, estagiária do Laboratório de Comunicação Corporativa do campus Barra (LabCom Barra)   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Proposta do evento é debater o acesso à moradia em tempos de crise  

 

Quatro professores da Universidade Veiga de Almeida (UVA) foram selecionados para expor trabalhos no Circuito Urbano 2020 - Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África Lusófona, evento promovido pela ONU-Habitat 2020. As pesquisas de Viviane Japiassú, Edson Maciel, Leticia Viana e Andrea Borges, docentes dos cursos de Engenharia e Arquitetura, abordam questões como saneamento básico, prevenção de desastres causados pelas chuvas, acesso à moradia e à alimentação saudável e efeitos da crise do capital em países ex-colônias.  

 

Viviane Japiassú é a professora responsável pelo projeto de iniciação científica e extensão Que chuva é essa?, desenvolvido em parceria com a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro (Subpdec), e também orienta os alunos na questão de prevenção de desastres pluviais. Já a arquiteta e urbanista, Andrea Borges, participa do evento com a projeto Saneamento é vida, que tem como objetivo promover o saneamento básico em áreas vulneráveis.  

 

Em Periferias Globais e Ações Locais: Habitação e Produção Agroecológica no Brasil e Moçambique, a professora Leticia Viana debate propostas para um desenvolvimento sustentável social, ecológica e economicamente. O trabalho do especialista em Planejamento Urbano e Regional, Edson Maciel, fala sobre a crise do capital provocada pela pandemia da covid-19. A questão da moradia entra em pauta com o foco em países que sofrem os efeitos colaterais do processo de colonização europeia.   Para Viviane Japiassú, a discussão sobre a sustentabilidade deve ser permanente em todos os planos de políticas públicas e nas ações individuais diárias. “O planeta é a nossa casa, nossa morada, abriga todos nós e tem limites de fornecimentos de recursos naturais que precisam ser respeitados”, destaca a professora, que acredita na ciência como o principal fomentador de ideias que apontem futuros possíveis.   

 

O ONU-Habitat é o programa das Nações Unidas para assentamentos urbanos e tem como responsabilidade promover o desenvolvimento sustentável. As palestras do Circuito Urbano 2020 acontecem durante todo o mês de outubro em transmissões ao vivo pelo canal oficial do evento no Youtube.  

09/out/2020

Tema:
UVA,