Por admin | 02/08/2021

UVA realiza exames audiológicos em recuperados da covid-19

Diagnósticos integrarão o projeto de pesquisa científica que investiga os efeitos da doença a médio e longo prazos

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) iniciou um projeto de pesquisa que permitirá a realização gratuita de exames auditivos em pacientes que tiveram Covid-19 e apresentaram redução da capacidade auditiva, vertigem e náuseas. Os exames serão realizados presencialmente no Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA), localizado na Praça da Bandeira, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

 

A iniciativa faz parte do programa de iniciação científica do curso de Fonoaudiologia e tem como objetivo investigar as possíveis alterações auditivas e vestibulares em decorrência da infecção pelo SARS-CoV-2. “Anormalidades na audição podem surgir em consequência de infecções virais, mas também aparecem, em alguns casos, como efeito colateral de medicamentos usados como paliativos durante o processo infeccioso. O diagnóstico correto é importante para que seja feita a indicação do tratamento mais adequado”, explica Fabricia Lois, coordenadora do curso de Fonoaudiologia da UVA.

 

Estão aptos para participar da pesquisa homens e mulheres na faixa etária entre 18 e 60 anos que receberam alta da Covid-19 dentro de um prazo de até seis meses. Os pacientes serão submetidos a anamnese completa e aos exames de audiometria tonal, imitanciometria, emissões otoacústicas evocadas, transientes, emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção, potenciais evocados auditivos de tronco encefálico e potencial evocado miogênio vestibular cervical.

 

É necessário agendamento prévio por WhatsApp (21) 99583-5274 ou pelo telefone (21) 3725-6200. As inscrições para triagem estão abertas e os exames acontecerão a partir de 1º de agosto. Também é preciso comprovar testagem positiva para Covid-19 e estar de alta há pelo menos 15 dias.

 

SERVIÇO

Avaliação Audiológica Gratuita no Centro de Saúde Veiga de Almeida

Inscrições: Via WhatsApp (21) 99583-5274 ou pelo telefone (21) 3725 6200

Endereço: Praça da Bandeira, 149

Data: De segunda à sexta-feira

Horário: Das 10h às 17h

Necessário: Comprovação de testagem positiva para Covid-19 e alta de, pelo menos, 15 dias

 

 

Por Universidade Veiga de Almeida

Voltar para artigos

Notícias

Featured image

26/07/2022

UVA oferece cursos rápidos de extensão online e gratuitos

Ver notícia completa
Featured image

22/07/2022

Projeto estimula a saúde oral de crianças com câncer

Ver notícia completa
Featured image

19/07/2022

Práticas sustentáveis na gastronomia

Ver notícia completa
Featured image

15/07/2022

UVA e Escola Superior de Advocacia firmam parceria

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar