Por admin | 25/04/2022

UVA oferece serviços de saúde para a população na Zona Norte

Atendimentos são gratuitos ou a preços populares em diversas especialidades nas áreas de Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia

Há mais de 20 anos, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) cumpre um papel social importante por meio dos serviços de saúde disponibilizados no Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA), na Praça da Bandeira, na Tijuca. A clínica-escola oferece para a população, principalmente para os moradores da Zona Norte, atendimentos gratuitos ou a preços populares, reinvestidos na manutenção da infraestrutura de atendimento, em diversas especialidades das áreas de Odontologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia. A 850 metros do Centro de Saúde, a apenas 10 minutos a pé, a população também pode ter acesso a tratamentos de baixo custo pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) no campus Tijuca. 

 

 

O prédio do Centro de Saúde, de oito andares, abriga cinco clínicas de odontologia, totalizando 120 cadeiras; um centro de esterilização; três ginásios de fisioterapia; uma piscina para hidroterapia; cinco ambulatórios de fonoaudiologia; duas salas de avaliação audiológica; um studio de pilates; um ambulatório de reabilitação cardiorrespiratória; um espaço de terapias orientais e acupuntura; e laboratórios dos cursos de saúde usados especificamente para o desenvolvimento de pesquisas. De 2000 até hoje, os profissionais da Veiga já atenderam cerca de 119 mil pessoas. 

 

 

Na Odontologia são prestados serviços de extração, limpeza e restauração a preços populares, além de procedimentos mais complexos de Implantodontia, Prótese, Endodontia e Periodontia. A população também pode ter acesso a atendimentos de Fisioterapia, também a custos acessíveis, nas áreas de traumatologia, neurologia, pilates, hidroterapia, fisioterapia respiratória (pós-Covid-19 e outras enfermidades), acupuntura, saúde da mulher e estética. 

 

 

Na frente de Fonoaudiologia são oferecidos atendimentos ambulatoriais a preços populares nas especialidades de voz, linguagem motricidade orofacial e fala, além de exames como audiometria adulto e infantil, Processamento Auditivo, PEATE e teste de emissões otoacústicas (teste da orelhinha). Pacientes que tiveram Covid-19 também podem realizar exame de audiometria gratuitamente. 

 

 

Outro trabalho de extrema importância social oferecido de forma gratuita no CSVA é a readequação vocal de público transgênero. A Veiga ajuda indivíduos que não se identificam com o seu sexo biológico a adequar a voz à aparência e conectar em definitivo a imagem do gênero com que se reconhecem. O atendimento engloba exercícios para melhorar a força muscular da laringe, a variação tonal, que pode ser do grave para agudo, os sons hiperagudos, no caso das mulheres trans, e o abaixamento de laringe para os homens trans. 

 

 

Já o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), oferecido no campus Tijuca, promove atendimentos com valores bem abaixo do mercado nas áreas de clínica psicanalítica, terapia cognitivo-comportamental, clínica das urgências subjetivas (casos de ansiedade grave, depressão e tentativas de suicídio), acompanhamento estudantil, plantão psicológico, entre outros. 

 

 

Os atendimentos na clínica-escola e no campus Tijuca são feitos por alunos da graduação e pós-graduação, sob a supervisão de professores mestres e doutores, com vasta experiência no mercado. Informações e agendamentos de serviços do CSVA: (21) 3725-6200, (21) 99583-5274 (WhatsApp) e presencialmente na própria unidade, localizada na Praça da Bandeira, 149 – Tijuca. Informações e agendamentos de serviços do SPA: [email protected]. 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

03/05/2022

Curso de Fono promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Voz

Ver notícia completa
Featured image

28/04/2022

Projeto de Extensão oferece tratamento para sono

Ver notícia completa
Featured image

25/04/2022

UVA oferece serviços de saúde para a população na Zona Norte

Ver notícia completa
Featured image

20/04/2022

NPJ oferece proteção jurídica para designers

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias