INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O QUE É?
A Iniciação Científica, concebida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como uma modalidade de incentivo à pesquisa, tem como principal objetivo despertar jovens talentos para a ciência. Na Universidade Veiga de Almeida (UVA), essa iniciativa desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da pesquisa acadêmica, proporcionando uma formação diferenciada aos estudantes. Por meio da experiência científica, os participantes aprimoram sua capacidade analítica, aprofundam o conhecimento sobre o método científico e desenvolvem habilidades essenciais para a resolução de problemas complexos, fortalecendo, assim, sua trajetória acadêmica e profissional.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Além do (a) professor (a) /orientador (a), cada projeto de pesquisa poderá ter até 03 (três) alunos (as) autores, que, obrigatoriamente, devem estar vinculados a um curso de graduação da UVA e até 02 (dois) pesquisadores (as) colaboradores (as) que poderão ser alunos (as) ou professores (as) dos cursos de Graduação ou Pós-Graduação (lato-sensu ou stricto-sensu) da UVA, egressos da UVA ou pesquisadores externos vinculados a outras instituições de ensino ou empresas.
PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PIC UVA
• Contribuir para a sistematização e ampliação da pesquisa na UVA
• Colaborar no fortalecimento das áreas e grupos de pesquisa
• Estimular professores a engajarem estudantes de graduação na atividade de pesquisa.
COMO FUNCIONA?
O PIC UVA – 2025 será organizado a partir das seguintes etapas macro:
· Etapa 1: Submissão de propostas de projetos pelos professores (as) orientadores (as);
· Etapa 2: Análise e validação dos projetos pela Comissão Científica do PIC-UVA;
· Etapa 3: Inscrição de participantes nos projetos validados;
· Etapa 4: Análise de currículo, seleção de participantes e envio da listagem final da equipe de projeto à Comissão Científica do PIC-UVA;
· Etapa 5: Divulgação dos resultados da análise de currículo e da seleção de participantes;
· Etapa 6: Execução dos projetos de pesquisa conforme cronograma;
· Etapa 7: Análise parcial de progresso pelos professores (as) orientadores (as);
· Etapa 8: Envio dos Resumos Expandidos pelos professores (as) orientadores (as);
· Etapa 9: Divulgação dos dias, horários e links das apresentações virtuais dos PIC-UVA;
· Etapa 10: Apresentação e Avaliação dos projetos durante a realização da XXII Semana de Iniciação Científica
· Etapa 11: Entrega das Menções Honrosas aos melhores trabalhos apresentados durante a XXII Semana de Iniciação Científica
· Etapa 12: Produção dos anais da XXII Semana de Iniciação Científica (E-book);
· Etapa 13: Data limite para o envio de todos os Certificados de Participação no PIC-UVA
· Etapa 14: Divulgação dos anais da XXII Semana de Iniciação Científica (E-book).
Baixe o e-book aqui.
CONTATO
E-mail: [email protected]
COMO PARTICIPAR?
Todo o processo de submissão, inscrição e participação nos Projetos de Pesquisa estão descritos no Edital do PIC UVA 2025.
CONHEÇA OS PROJETOS DO PIC UVA 2025
PROJETOS PIC 2025 - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - MULTIDISCIPLINAR
PROJETOS PIC 2025 - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - CIENCIAS HUMANAS, SOCIAIS E LINGUAGENS
PROJETOS PIC 2025 - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS
PROJETOS PIC 2025 - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - CIÊNCIAS DA SAÚDE
PROJETOS PIC 2025 - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AGRÁRIAS
CONHEÇA O RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO DO PIC UVA 2025:
Após a análise de currículos, os professores (as) orientadores (as) procederam a seleção de participantes em seus projetos de pesquisa.
Acesse a planilha abaixo para verificar se você foi selecionado:
PIC - UVA - 2025 - RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO
IMPORTANTE: Caso possua alguma dúvida sobre o processo de seleção, solicitamos entrar em contato com o (a) Professor (a) Orientador (a) do projeto de pesquisa de seu interesse.
ENVIO DO RESUMO EXPANDIDO
Cada equipe deve enviar o Resumo Expandido com os resultados de sua pesquisa para a posterior composição do Caderno de Resumos Expandidos da XXII Semana de Iniciação Científica (2025).
O envio do Resumo Expandido deve ser realizado conforme previsto em edital por meio do link correspondente.
Confira o template para a elaboração e posterior envio do Resumo Expandido aqui.
AVALIAÇÃO DOS PROJETOS E ENTREGA DAS MENÇÕES HONROSAS
Cada equipe de projeto deverá escolher um representante, preferencialmente um aluno autor, para apresentar o projeto à comissão julgadora, formada por membros da Comissão Científica do PIC-UVA, docentes externos e profissionais convidados. As apresentações terão de 10 a 15 minutos, seguidas de 15 minutos de arguição da banca.
Abaixo, apresentamos algumas dicas para uma boa apresentação:
· Tempo de Apresentação: Cada projeto terá entre 10 e 15 minutos para ser apresentado. Foque no que é essencial para a sua pesquisa e mantenha-se dentro desse limite de tempo.
· Número de Slides: Não ultrapasse 20 slides para manter a apresentação concisa e dentro do tempo previsto.
· Uso de Template: Utilize o template recomendado para garantir a padronização visual das apresentações.
· Escolha de Fonte e Cor: Prefira a fonte "Calibri" para os textos, utilizando a cor azul recomendada, para facilitar a leitura e manter a uniformidade.
· Gráficos e Figuras Legíveis: Insira figuras, gráficos e tabelas de forma legível. Lembre-se de que a projeção pode reduzir a resolução e o contraste.
· Treinamento Prévio: Ensaiar a apresentação é fundamental. Certifique-se de que o tempo está adequado, pois ultrapassar o tempo é um problema.
Essas dicas ajudarão a garantir uma apresentação clara, organizada e dentro dos parâmetros estabelecidos pela UVA para o Programa de Iniciação Científica de 2025.
Vale destacar que as apresentações serão avaliadas pela Comissão Julgadora com base nos seguintes critérios:
· Pertinência
· Segurança do Apresentação
· Organização
· Clareza na Exposição
· Cumprimento do Cronograma
· Capacidade Argumentativa
· Contribuição para o Aprendizado;
Os três melhores projetos de cada Área de Concentração receberão Certificados de Menção Honrosa e Troféus do PIC UVA!
A premiação ocorrerá em cerimônia realizada presencialmente no Auditório do Campus Tijuca, no dia 05 de dezembro 2025, às 18h.
Salve a data na sua agenda e venha celebrar a pesquisa científica conosco no dia 05 de dezembro de 2025.
Qualquer dúvida, acessar ao Edital do PIC UVA ou converse com o seu orientador.
MAPA DAS APRESENTAÇÕES DO PIC UVA 2025
As apresentações do PIC UVA 2025 estão chegando! Nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2025 todos os projetos do PIC UVA 2025 serão apresentados, de forma virtualizada, à Comissão Julgadora do Programa!
Esta é a hora de mostrar os resultados mais significativos da pesquisa desenvolvida ao longo de 2025!
Acesse os links abaixo para verificar o dia, o horário e a sala virtual de sua apresentação:
PIC-UVA 2025 - MAPA DAS APRESENTAÇÕES - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: MULTIDISCIPLINAR
PIC-UVA 2025 - MAPA DAS APRESENTAÇÕES - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E LINGUAGENS
PIC-UVA 2025 -MAPA DAS APRESENTAÇÕES - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS
PIC-UVA 2025 - MAPA DAS APRESENTAÇÕES - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS DA SAÚDE
PIC-UVA 2025 - MAPA DAS APRESENTAÇÕES - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AGRÁRIAS
ATENÇÃO: Pedimos utilizar o template na produção de sua apresentação
EDITAL E FORMULÁRIOS PIC UVA 2025
ERRATA EDITAL PIC UVA 2025 EDITAL PIC UVA 2025 PIC - UVA - 2025 - PROFESSORES - FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC - UVA - 2025 - PARTICIPANTES - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO EM PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC - UVA - 2025 - PROFESSORES - FORMULÁRIO DE INDICAÇÃO DA EQUIPE DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC - UVA - 2025 - PROFESSORES - FORMULÁRIO DE ANÁLISE PARCIAL DO PROGRESSO DE PROJETO DE PESQUISA PIC - UVA - 2025 - PROFESSORES - FORMULÁRIO DE ENVIO DE RESUMO EXPANDIDOCRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Confira mais informações sobre o edital de 2024 aqui.
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Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
