Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

UVA promove o I Encontro Carioca de ATS

Thayná Titoneli, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Evento reuniu pesquisadores e estudantes da área da Saúde no campus Tijuca e possibilitou a criação de uma rede carioca de estudos sobre o assunto

 

O campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA) recebeu integrantes do corpo docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) para o I Encontro Carioca de Avaliação de Tecnologias em Saúde, que aconteceu no último dia 13. O evento foi promovido pela coordenação de Pesquisa e o curso de Enfermagem da Veiga.

 

O intuito do encontro foi de possibilitar a criação de uma rede carioca de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), que pretende englobar diversas instituições de ensino e fomentar estudos interinstitucionais baseados em evidências para tomada de decisões no setor da saúde, além de reunir estudantes, pesquisadores e outros profissionais. Recentemente a UVA e a UniRio firmaram uma parceria com o objetivo de estimular pesquisas na área, que ainda é nova no Brasil.

 

Estiveram presentes o professor Cristiano Bertolossi, líder do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP), da UVA, Roberto Carlos Lyra, do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (LAETS), pertencente à UniRio, e Antônio Augusto de Freitas Peregrino, professor líder do Laboratório de Ciências Radiológicas da Uerj (LCR).

 

Para Bertolossi, a integração entre as instituições de ensino é fundamental para auxiliar a elaboração de pesquisas conjuntas. Ele destaca que a parceria engloba desde a graduação até a pós-graduação lato e stricto senso: “Essas alianças são essenciais para o crescimento da área interdisciplinar, além de possibilitar ao aluno o contato com conhecimentos distintos”.

 

As pesquisas sobre ATS começaram em 2011 quando o Ministério da Saúde passou a utilizar melhores evidências disponíveis para a incorporação de tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir daí, o tema passou a ter um papel primordial para garantir a qualidade e eficiência dos serviços na área.

 

 

 

16/dez/2019

Tema:
Graduação,