Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

UVA lança cinco novos cursos de extensão

Maria Eduarda Bellei, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Dentre eles, um da área de Humanas, dois de Engenharia e dois de Tecnologia

 

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) agora conta com mais cinco cursos de extensão: Panorama da Arte Brasileira no Século XX; Introdução Python com Raspberry Pi 3: Automação e Robótica; Introdução à Internet das Coisas com Arduino; Introdução ao Excel; e Arduino: Automação e Robótica.

 

Os cursos de extensão são considerados recursos importantes para quem quer se aperfeiçoar em pesquisas nos dias de hoje. Com o objetivo de complementar os conhecimentos em uma determinada área e ampliar noções sobre temas relativos ao campo de estudo, a UVA procura cada vez mais aumentar seu leque de opções.

 

Panorama da Arte Brasileira no Século XX vem para estimular a compreensão de que arte é o reflexo da sociedade atual, sendo necessário estar atento às manifestações artísticas para entender criticamente o cotidiano. A intenção é propor uma reflexão sobre o cenário, tendo como marco simbólico a Semana de Arte Moderna de 1922.

 

Já Introdução Phyton com Raspberry Pi 3 é importante para os que querem se aprofundar na área de data science, que está cada vez mais em alta. A proposta é capacitar o estudante a utilizar a linguagem Python através do hardware Raspberry Pi 3, auxiliando na criação de projetos envolvendo a plataforma.

 

O Excel é um software da Microsoft amplamente utilizado nas organizações, apresentando diferentes funcionalidades como controle e monitoramento, priorização de tarefas, análise de dados, cálculos, ferramenta de gestão, entre outras. No curso Introdução ao Excel, o aluno estará apto a manusear o programa que pode ser ponto crucial no ingresso ao mercado de trabalho.

 

A Internet das coisas é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, sendo uma rede física que coleta e transmite dados, promovendo a interação entre equipamentos. Os participantes do curso poderão desenvolver sistemas com micro controladores, através de uma comunicação sem fio, como WiFi e Bluetooth.

 

Por fim, o curso Arduino: Automação e Robótica (que usa a plataforma de prototipagem) ensina a controlar dispositivos eletrônicos por meio do computador.

 

O coordenador de Extensão da UVA, Pablo Ibeas, explica a importância da UVA se atualizar diante das tendências do mercado e lançar novos cursos de extensão: “É fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências que serão relevantes para a vida profissional dos estudantes. Isso permite uma maior qualificação para o mercado de trabalho e possibilita o aperfeiçoamento das organizações”.

 

25/abr/2019

Tema:
Curso de extensão,