Edital 2021.1
Normas de elaboração de dissertação/tese
Profª. Glória Sadala
E-mail: [email protected] | [email protected]
Ana Maria Rudge
Currículo Lattes.
Experiência profissional: Possui doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994). Professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida RJ, Coordenadora do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida RJ; Professora Associada Aposentada da PUC-Rio; Membro Psicanalista da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle. Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: psicanálise, metapsicologia, epistemologia da psicanálise, história da psicanálise, psicanálise, linguagem e cultura, antropologia e psicanálise, e nos temas - trauma, supereu, pulsão de morte. É pesquisadora 1D do CNPq. Pesquisadora da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.
Antonio Quinet
Currículo Lattes.
Experiência profissional: Médico, psiquiatra, psicanalista, doutor em Filosofia e dramaturgo. É Analista Membro da Escola (AME) de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, Professor Adjunto do Mestrado e Doutorado de Psicanálise, Saúde e Sociedade da UVA. Fundou a Cia. Inconsciente em Cena da qual é diretor. É pesquisador da FAPERJ (pesquisa Hilda & Freud - collected words). Docente de Formações Clínicas do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro. É membro da Associação Brasileira de Psiquiatria. Co-editor da publicação francesa “En-je” Revue de Psychanalyse. Autor dos livros "Teoria e clínica da psicose" (3ª ed., Forense Universitária), "As 4+1 condições da análise" (14ª ed.), "A descoberta do inconsciente" (4ª ed.), "Um olhar a mais ? ver e ser visto na psicanálise" (2ª ed.), "A lição de Charcot", "Psicose e laço social" (2ª ed.), "A estranheza da psicanálise - a Escola de Lacan e seus analistas", “Os outros em Lacan”, "Édipo, ao pé da letra" (pela Jorge Zahar Editor), "Artorquato" (Editora Giostri) e Inconsciente Teatral (Editora Atos e Divãs), entre outros. Autor de artigos publicados em revistas e livros na Argentina, Austrália, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Inglaterra, Turquia. Tradutor de Lacan no Brasil, foi responsável pelas versões dos Seminários 2 e 7, de Televisão, além de outros artigos.
Auterives Maciel
Currículo Lattes.
Experiência profissional: Possui doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e graduação e Bacharelado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professor do Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida e leciona também na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Betty Fuks
Currículo Lattes.
Experiência profissional: Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professora no Mestrado e no Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida (RJ) e Supervisora Clínica no Curso de Especialização em Psicologia Clínica da PUC-RJ. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: prática e teoria psicanalítica, psicanálise, cultura e sociedade, e nos temas - trauma, pulsão de morte, narcisismo pequenas diferenças e história da psicanálise. Autora e co-autora de vários livros no Brasil e no exterior. Menção honrosa da Câmara Brasileira do Livro (2004). Pesquisadora do Laboratório Latino Americano de Psicopatologia Fundamental. Membro do grupo de trabalho da ANPEPP - "Psicanálise, Política e Cultura". Editora Responsável da revista on-line Trivium: estudos interdisciplinares. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2.
Glória Sadala
Experiência profissional: Psicanalista, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1972), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Coordenadora e Professora do Curso de Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida e Professora do Curso de Mestrado Profissional em Psicanálise, Saúde e Sociedade da mesma Universidade. Coordenadora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional e é Professora e Supervisora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. É Professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da PUC-RIO. Atua há longo tempo em Ensino Superior, sendo autora dos Projetos e responsável pela implantação dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, aprovados pela Capes em 2006 e 2012, respectivamente. Possui vasta experiência em coordenação de Cursos de Graduação e Pós-graduação, além de ampla atuação em magistério superior. Desenvolve pesquisas ligadas à clínica psicanalítica, análise da contemporaneidade e articulações entre a psicanálise e outras áreas como: arte, educação e saúde. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área da psicanálise. Co-organizadora do livro “A Mulher na Arte e na Psicanálise” e colaboradora na elaboração do “Dicionário Técnico em Psicologia”. Coordena e participa na organização de Seminários Internacionais desde 2006. Participou do estabelecimento de convênios entre a UVA e outras instituições como UFRGS e NESA/UERJ. Participante do Grupo de Pesquisa "Psicanálise e Saúde" - Universidade Veiga de Almeida. Membro da Comissão Editorial da Revista Trivium dos Programas de Pós-graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida.
Joana de Vilhena Novaes
Currículo Lattes.
Experiência profissional: Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Especialista em Transtornos Alimentares pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (2001). Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Pós-Doutorado em Psicologia Social pela UERJ (2008). Pós-doutorado em Psicologia Médica pela UERJ (2012). Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social -LIPIS da PUC-Rio. Pesquisadora e Membro do GT de Metodologia do Conselho Consultivo da Fundação Dove para a Auto-estima – DSEP DOVE/UNILEVER Londres. Membro do Conselho Científico e Editorial da Coleção Psi da Editora Appris. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Metodologia de Pesquisa, Intervenção Terapêutica e Psicologia Comunitária, com ênfase no diagnóstico e atendimento de crianças e adolescentes moradores de abrigos ou institucionalizadas, em situação de risco ou vítimas de violência doméstica. Pesquisas nas áreas de: corpo, envelhecimento, sociabilidade e regulação social; imagem corporal e sofrimento psíquico; tecnobodies e práticas corporais; cirurgias plástica e bariátrica; transtornos alimentares e da oralidade; atendimento psicológico à população de baixa renda. Pesquisadora correspondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine - Université Denis-Diderot Paris 7 CRPM-Pandora. Autora dos livros: O intolerável peso da feiúra. Sobre as mulheres e seus corpos. Ed. PUC/Garamond (2006). Com que corpo eu vou? Sociabilidades e usos do corpo nas mulheres das camadas altas e populares. Ed.PUC/Pallas (2010). Tramas Poéticas & Versos Costurados. Ed. Artêra (2019). VILHENA, J. & NOVAES. J.V. (orgs.) Corpo pra que te quero? Usos, abusos e desusos.Ed. Appris/PUC (2012). NOVAES. J.V & VILHENA, J. (orgs.) Que corpo é este que anda sempre comigo? Corpo, imagem e sofrimento psíquico. Ed. Appris (2016). NOVAES. J.V & VILHENA, J. (orgs.) O corpo que nos possui. Corporeidade e suas conexões. Ed. Appris (2018). NOVAES. J.V & VILHENA, J. (orgs.) O que pode um corpo? Diálogos Interdisciplinares. Ed. Appris (2019). Bolsista da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior – FUNADESP. Membro em formação na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro – SBPRJ.
José Maurício Loures
Currículo Lattes.
Experiência profissional: Psicanalista, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Fórum Rio de Janeiro. Doutor (2020) e Mestre (2018) em Psicanálise, Saúde e Sociedade, pela Universidade Veiga de Almeida. Graduado em Psicologia, pela Universidade Veiga de Almeida (2016). Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. Co-coordenador e professor do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional da Universidade Veiga de Almeida. Editor Adjunto da Revista Trivium: Estudos Interdisciplinares e membro do corpo editorial de Stylete Lacaniano. Coordena seminários na Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - Fóruns Região dos Lagos e Rio de Janeiro.
Marcio Tadeu Ribeiro Francisco
Experiência profissional: Graduado em enfermagem pela Universidade do Estado da Guanabara (1973). Habilitação em Enfermagem em Saúde Pública pela Faculdade de Enfermagem da UERJ (1974) - Livre docente pela Faculdade de Enfermagem da UERJ em 1986. Doutor em Saúde Coletiva -Administração, Planejamento em Saúde - Instituto de medicina Social UERJ- 2000. Área de atuação - Chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto/HUPE - UERJ de 1984/87. Diretor Eleito do Centro Biomédico da UERJ-1994/99. Diretor de Prevenção e Assistência a Saúde do SEMIC - RJ de 1977- 86. Chefe do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da UERJ. Avaliador de Curso de Graduação de Enfermagem (Inep-Mec). Consultor técnico ad hoc do departamento de DST/AIDS e hepatite virais do Ministério da Saúde. Avaliador ad hoc da Faperj. Avaliador da Capes -CNPq. Coordenador Executivo do projeto de prevenção DST/AIDS no carnaval desde 1992. Coordenador Geral do Curso de Graduação de Enfermagem e do Curso de Saúde Coletiva da Universidade Veiga de Almeida desde 2003. Professor do programa de Doutorado de Psicanálise, Saúde e Sociedade desde 2012 da Universidade Veiga de Almeida. Assessor do Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ.
Maria Anita Carneiro Ribeiro
Currículo Lattes.
Experiência profissional: Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é coordenadora Acadêmica do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor titular da Universidade Veiga de Almeida, Pesquisadora da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, Membro de Formações Clínicas do Campo Lacaniano. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia, psicanálise, feminino, arte e corpo, editora da Revista Marraio de Psicanálise com Crianças. Faz parte do Conselho Consultivo do livro "100 anos de novidade" - Rio de Janeiro: Contra Capa.
Perla Klautau
Currículo Lattes.
Experiência profissional: Professora da Graduação em Psicologia e dos Programas Pós-Graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. Possui graduação em Psicologia (2000), Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) (2008-2011, Bolsista FAPESP) e em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2011-2014, Bolsista PADRJ/FAPERJ). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Práticas Sociais Integradas (LAPSI), Editora Adjunta da Revista Trivium: estudos interdisciplinares e integra o GT da ANPEPP Psicanálise e Clínica Ampliada. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Prática Psicanalítica; Psicanálise e Arte; Psicanálise, Sociedade e Práticas Sociais e Subjetividade nas Práticas da Ciência da Saúde. É membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ).
Rosa Guedes Lopes
Currículo Lattes.
Experiência profissional: Graduação em Psicologia (1987), mestrado e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002 e 2007, respectivamente) e pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida (2014-2019). Atua como professora do Programa de Pós-graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida/Universidade Veiga de Almeida (2020-); e como professora colaboradora do curso de Especialização em Psicanálise, Clínica e Cultura do Centro Universitário Celso Lisboa (2018-). É membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF) e Vice-presidente do Instituto Sephora de ensino e pesquisa de orientação lacaniana (ISEPOL). É editora associada da revista aSEPHallus. Faz parte do Conselho Editorial da revista aSEPHallus e da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. É parecerista ad hoc de diversas revistas de psicologia e psicanálise. É tesoureira da AUPPF (2018-2020). Foi professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Estácio de Sá (2002-2014), onde coordenou pesquisas de Iniciação Científica. Tem experiência na área de Psicologia clínica, com ênfase em Psicanálise desde 1987, atuando principalmente nos seguintes temas: sujeito, desejo do analista, educação, saúde.
Sonia Borges
Currículo Lattes.
Experiência profissional: Graduação em Pedagogia(Universidade Católica de Goiás,1967), especialização em Psicologia da Educação (Univesidade Federal de Goiás, 1973),mestrado em Psicologia da Educação( Fundação Getúlio Vargas - RJ, 1982) e doutorado em Psicologia da Educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1995). Professora na Universidade Veiga de Almeida/Rio de Janeiro nos Cursos de Graduação em Psicologia, pós-graduação em "Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional" e no mestrado profissional e doutorado em "Psicanálise, Saúde e Sociedade". É psicanalista, membro do Colegiado da "Escola de Psicanálise dos Foruns do Campo Lacaniano", onde coordena seminários. Como pesquisadora desenvolveu projetos com recursos do INEP de 1982 a 1986 na área da educação/aquisição da escrita e foi bolsista do CNPq de 1986 a 2001, com projetos cujo tema foi a linguagem escrita abordada na interface psicanálise/ lingüística. No momento, atua na área da teoria e clínica psicanalíticas, em diálogo multidisciplinar com os campos da filosofia, da estética e da educação. Temas abordados: aquisição da escrita, psicanálise e funções da escrita; oficina terapêutica de escrita e arte; psicose; psicanálise, ética e estética; sublimação e criação. A homologia entre o processo de destituição subjetiva quando referido à formalização do objeto estético e a destituição subjetiva própria ao final da análise; a questão da interpretação no campo da psicanálise e da arte contemporânea.Pesquisa atual: o corpo na arte e na psicanálise. Livros publicados: "Gramsci: teoria e vida" (Editora Universidade federal de Goiás); "A alfabetização depois de Lacan" ( Editoras Associadas das Universidades católicas); "Psicanálise, linguística, linguisteria" ( Editora Escuta); "O amor e suas letras" (Org.: Editora 7Letras), "Psicanálise e alfabetização", "Psicanálisentreartes" (Editora Azougue")
Vera Pollo
Currículo Lattes.
Experiência profissional: Psicanalista e professora universitária. Membro (AME) da Internacional dos Fóruns e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1969), onde obteve igualmente os títulos de Mestre em Psicologia (1973) e de Doutora em Psicologia (1997). De 1989 a 1992, estudou na Universidade de Paris VIII como bolsista da Capes, obtendo o D.E.A. em Psychanalyse et Champ Freudien. É professora titular do Programa de pós-graduação stricto sensu, níveis Mestrado e Doutorado, em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida- Rio de Janeiro, e do Curso de Pós-graduação Lato sensu em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Autora de "O medo que temos do corpo" (Editora 7Letras, 2012) e "Mulheres histéricas" (Contra Capa, 2003/2017/2019, 2a ed revisada.) e co-organizadora de "Adolescência: o despertar" (Contra Capa, 1996) e de "Comunidade analítica de Escola: a opção de Lacan" (Marca d' Água, 1999). Seus temas atuais de pesquisa são " O real do sexo na clínica psicanalítica", "O nome próprio e as nominações".. Suas pesquisas anteriores versaram privilegiadamente sobre "lalíngua", o feminino, o corpo e a escrita. Faz parte do conselho editorial da revista Stylus, publicação semestral da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano-Brasil e da Revista Trivium do programa supra-citado da Universidade Veiga de Almeida. É editora geral da revista Folhetim, publicação semestral do Fórum do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro, que integra a Federação de Fóruns do Brasil e a Internacional dos Fóruns.
Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.
Clique em SOLICITE INFOJá escolheu o seu curso de Doutorado? Veja todos os detalhes para participar do processo de seleção.
Leia o editalJá viu as instruções para preparar e apresentar o seu projeto de pesquisa?
Veja aqui todos os detalhesUm futuro sólido começa com um ensino de qualidade. Venha para a UVA!
A UVA oferece infraestrutura acadêmica e tecnológica inovadora Biblioteca Centro de Saúde Laboratórios