Você está aqui

Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade

Inicio das aulas: 8 de Maio

  • Próxima turma: A definir
  • Duração: Prazo máximo de 48 meses
  • Habilitação: Doutorado
  • Campus e turno: Tijuca
  • Investimento: 48 parcelas de R$ 2.439,60

Em 11 de outubro de 2013, ficou reconhecido o Curso de Pós-Graduação, stricto sensu, na área Interdisciplinar, em Psicanálise, Saúde e Sociedade, nível Doutorado, da Universidade Veiga de Almeida – Rio de Janeiro. O reconhecimento do Doutorado foi publicado no Diário Oficial da União – Seção 1, n. 198. Este documento pode ser verificado no endereço eletrônico http://www.in.gov.br/autencicidade html pelo código 00012013101100013. O Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, nível de Doutorado, foi recomendado, com nota 4, na 141ª reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior – CTC-ES, realizada de 19 a 23 de novembro de 2012, segundo o ofício número 270-19/2012 CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES de 27 de novembro de 2012. Em janeiro de 2013, foi lançado o edital referente ao processo seletivo para este Programa e o Curso foi implantado neste mesmo ano com grande procura de candidatos, alguns provenientes dos mestrados da própria UVA, assim como de outras procedências. Já foram iniciadas duas turmas: a primeira em 2013 e a segunda em 2014, tendo sido obtidas quatro bolsas da FAPERJ para Cursos de Doutorado emergentes.

Modalidades dos cursos:

  • Presencial
    Presencial

Situação legal
 
Em 11 de outubro de 2013, ficou reconhecido o Curso de Pós-Graduação, stricto sensu, na área Interdisciplinar, em Psicanálise, Saúde e Sociedade, nível Doutorado, da Universidade Veiga de Almeida – Rio de Janeiro. O reconhecimento do Doutorado foi publicado no Diário Oficial da União – Seção 1, n. 198. Este documento pode ser verificado no endereço eletrônico http://www.in.gov.br/autencicidade.html pelo código 00012013101100013.
 

 

O Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, nível de Doutorado, foi recomendado, com nota 4, na 141ª reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior – CTC-ES, realizada de 19 a 23 de novembro de 2012, segundo o ofício número 270-19/2012 CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES de 27 de novembro de 2012. Em janeiro de 2013, foi lançado o edital referente ao processo seletivo para este Programa, e o Curso foi implantado neste mesmo ano com grande procura de candidatos, alguns provenientes dos mestrados da própria UVA, assim como de outras procedências. Já foram iniciadas duas turmas: a primeira em 2013 e a segunda em 2014, tendo sido obtidas quatro bolsas da FAPERJ para Cursos de Doutorado emergentes.
 

Objetivos específicos:

  • Promover melhor qualificação dos pesquisadores das áreas da Saúde, Humanas e Sociais, por meio de pesquisas avançadas e da prática interdisciplinar;
  • Formar doutores qualificados para contribuir de forma inovadora na prática acadêmica;
  • Capacitar os pesquisadores para a prática da pesquisa avançada;
  • Capacitar os pesquisadores como multiplicadores das pesquisas desenvolvidas;
  • Incentivar atualização relativa às questões contemporâneas, visando melhor aplicabilidade dos resultados das pesquisas; 
  • Promover a divulgação dos estudos e das pesquisas interdisciplinares, por intermédio de produções bibliográficas;
  • Incentivar as produções técnicas inovadoras; 
  • Propiciar produções artísticas de forte impacto social;
  • Promover a prática interdisciplinar tendo a Psicanálise como eixo de articulação; 
  • Estimular os alunos do Ensino Básico e Superior a dar continuidade à sua formação acadêmica, inserindo nas suas metas o ingresso na Pós-Graduação.
Inscrições abertas para o processo seletivo para o Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade. Clique aqui para acessa o edital. 
 

Exigências do mercado:

Articulação teórica e prática da Psicanálise com diferentes áreas do saber que focalizam a Saúde e a Sociedade, dentre elas: Antropologia, Filosofia, Arte, Ciências Sociais, Ciências da Saúde, Comunicação e Direito. O programa oferece ao aluno uma formação interdisciplinar, estruturada em um projeto pioneiro por sua vocação profissional.

Por fim, o programa enriquece a formação do futuro Doutor, oferecendo uma metodologia diferenciada em função do conteúdo das disciplinas, incluindo aulas expositivas, seminários, discussões em pequenos grupos e orientações inpiduais.

 

Nosso desafio:

O grande desafio proposto neste programa de Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da UVA é o de promover a produção científica e a pulgação da prática dos profissionais para troca de experiências entre diferentes áreas, a partir do enriquecimento da qualificação dos futuros Doutores nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais, pelo aprofundamento desta prática aliado à formação em pesquisa.

 

Público-alvo:

Portadores de Diploma de Curso de MESTRADO reconhecido pelo MEC.

 

Perfil do Egresso 

O perfil do profissional a ser formado neste Doutorado engloba:

  1. Capacidade de identificar fenômenos da contemporaneidade, nas áreas da Saúde e Sociedade, passíveis de análise minuciosa;
  2. Flexibilidade para pensar e trabalhar com diferentes enfoques teóricos em uma prática interdisciplinar;
  3. Interesse e competência para pesquisa científica;
  4. Capacidade de aperfeiçoar procedimentos de pesquisa;
  5. Capacidade de criar e transformar formas de atuação, a partir da reflexão e da pesquisa;
  6. Capacidade para avaliar necessidades e demandas de prevenção e intervenção nos persos setores da saúde e na sociedade em geral;
  7. Capacidade para avaliar as interações entre subjetividade, saúde e sociedade;
  8. Conhecimento dos principais operadores da Psicanálise;
  9. Habilidade para a prática docente, a nível da Pós-Graduação stricto sensu;
  10. Habilidade para a produção bibliográfica com a finalidade de pulgar estudos e pesquisas;
  11. Competência para aliar teoria, prática e ética.

 

Áreas de concentração:

Psicanálise e Saúde:

Engloba as linhas de pesquisa diretamente relacionadas com a área da Saúde, com disciplinas, projetos de pesquisa e atividades de extensão que contribuem para o avanço e a atualização dos docentes e profissionais da área da saúde, a partir das contribuições da Teoria Psicanalítica.

 

Psicanálise e Sociedade:

Esta área de concentração abrange as conexões do saber psicanalítico, especialmente com as Ciências Sociais e a Arte. Compreende os estudos, as disciplinas, os projetos de pesquisa e as atividades de extensão que promovem estudos avançados dos fenômenos sociais, especialmente da contemporaneidade, utilizando formulações teóricas e operadores da Psicanálise.

 

 

Coordenação geral

Profª. Maria da Glória Schwab Sadala
E-mail:

[email protected] 

[email protected]

[email protected] 

Duração estimada: 36 a 48 meses

Prática psicanalítica (Área de concentração Psicanálise e Saúde)

Esta linha de pesquisa pretende desenvolver estudos avançados da prática clínica em articulação com a teoria psicanalítica. As entrevistas em Psicanálise e o diagnóstico diferencial são abordados a partir da nosógrafas psicanalíticas: neurose, psicose e perversão. Compreende a análise de questões apresentadas na contemporaneidade relativas à psicossomática, saúde da criança e do adolescente, intervenções referentes à saúde em comunidades. Os aspectos relativos às conexões Psicanálise, Direito e Ética são balizadores das pesquisas desenvolvidas.
 

Subjetividade nas práticas das ciências da saúde (Área de concentração Psicanálise e Saúde)

Esta linha de pesquisa abrange, especialmente, os estudos avançados e contemporâneos referentes à constituição do sujeito com a finalidade de fornecer subsídios teórico-práticos para os docentes e profissionais das Ciências da Saúde, no que diz respeito às manifestações da subjetividade e suas interrelações com o social e a cultura. Os mitos, a família, as minorias e as instituições são focalizados por constituírem campos propícios para as expressões do sujeito. Questões éticas são consideradas. Podem pertencer a esta linha de pesquisa aqueles que possuírem o desejo de aprofundar as questões relativas à subjetividade sob o ponto de vista da psicanálise na interface com a Saúde Mental e a Saúde Pública.
 

Psicanálise e Arte (Área de concentração Psicanálise e Sociedade)

Nesta linha de pesquisa situam-se as pesquisas e estudos avançados referentes à relação entre as manifestações subjetivas e a criação artística. Estudo teórico de estética e suas relações com a psicanálise. Estudo de caso de artistas; análise de obras literárias, teatrais, de artes plásticas, de música e de dança. Estudos das relações entre psicanálise, cultura, arte e outros saberes (ciência, filosofia, linguística, antropologia, etc) .
 

Psicanálise, Sociedade e Práticas Sociais (Área de concentração Psicanálise e Sociedade)

Esta linha de pesquisa promove estudos e pesquisas avançados e contemporâneos referentes às diferentes práticas sociais a partir dos conceitos e operadores da Psicanálise. As teorias relativas à constituição da cultura e o legado freudiano acerca dos grupos e das Instituições são focalizados nas pesquisas desta linha. As tecnologias de Comunicação e Informação, assim como a exposição coletiva do sujeito têm seus efeitos analisados à luz das tendências e perspectivas do mundo contemporâneo. São focalizadas as influências recíprocas entre as ações dos sujeitos e os fenômenos sociais da contemporaneidade. Profissionais interessados na articulação entre o sujeito e o social procedentes de distintas áreas do saber, com o desejo de analisar as práticas sociais no seu âmbito profissional à luz da Psicanálise, podem se inserir nesta linha de pesquisa.

O processo, passo a passo:

1

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Clique em solicite info
2

Já escolheu o seu curso de Doutorado? Veja todos os detalhes para participar do processo de seleção.

Leia o edital
3

Tem todas as informações e vai se inscrever?

Preencha a ficha de inscrição
4

Já viu as instruções para preparar e apresentar o seu projeto de pesquisa?

Veja aqui todos os detalhes

Um futuro sólido começa com um ensino de qualidade. Venha para a UVA!

A UVA oferece infraestrutura acadêmica e tecnológica inovadora Biblioteca                        Centro de Saúde                        Laboratórios

 

A UVA pertence à Ilumno, uma Rede de internacional de ensino superior.

Que hacen los estudiantes 2

Aproveite esta oportunidade e dê um passo à frente na sua carreira.

Que hacen los estudiantes 3

Conteúdo audiovisual desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social da UVA

1

Tijuca

Endereço:

Rua Ibituruna, 108

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

Sua carreira está te esperando