Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

Aluna da UVA de 75 anos realiza sonho de cursar Direito

Juliana Machado, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Ana Lúcia está no sexto período e pretende ajudar em causas sociais

 

O ingresso na universidade é um dos momentos mais esperados por muitos jovens. É, também, o sonho que Ana Lúcia Jatobá, de 75 anos, está realizando, pela segunda vez. A universitária está cursando o sexto período do curso de Direito no campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e contou com o apoio da família e amigos para reingressar ao ensino superior.

 

A idosa, que é professora graduada em Pedagogia, já trabalhou para o Ministério da Educação e é aposentada. Ela explica que mesmo depois da primeira graduação, já com seus dois filhos, sonhava em se tornar advogada, mas acreditava ser tarde demais para voltar aos estudos. Foi após revelar à família que ainda gostaria de realizar seu desejo e de ser incentivada por eles, que Ana Lucia decidiu se matricular no curso de Direito da UVA, aos 73 anos.

 

Ao lembrar seu primeiro dia de aula, há três anos, Ana Lucia ressalta que a reação dos alunos e professores foi surpreendente. “Na primeira aula, a professora pediu que compartilhássemos nossa idade e motivo pelo qual resolvemos cursar Direito. Expliquei que sempre foi um sonho, mas ao contar minha idade, fui surpreendida pela turma. Eu disse que tinha ‘somente’ 73 anos, e todos se viraram para mim e, em conjunto, aplaudiram. Fiquei muito emocionada e me senti muito bem recebida”, conta.

 

Mesmo com a pandemia, e a virtualização das aulas, ela diz estar cada vez mais comprometida com o curso e que o apoio dos colegas de classe e dos docentes fez a diferença para se adaptar à nova realidade. “Assistir aulas online e ter responsabilidades com o estudo e entrega de trabalhos têm me ajudado a enfrentar esse momento de isolamento social e não me deixar abater”, destaca.

 

O coordenador do curso, Álvaro Maciel, revela que Ana Lucia é uma aluna cativante, simpática e dedicada. “Ela é um exemplo de perseverança dentro e fora da sala de aula. Ana é uma inspiração para toda a comunidade acadêmica, pois aprendemos muito com ela durante os debates, seja de maneira presencial ou virtual”, afirma.

 

A aluna conta que seu objetivo ao fim da graduação é colaborar em causas sociais e reconhece que serve de inspiração para outros idosos voltarem a estudar. “Antes eu questionava o meu papel na universidade, mas agora entendo que eu represento a inclusão. E com minha experiência, quero ajudar outras causas que precisam de atenção”, conclui.

 

14/ago/2020

Tema:
Graduação,