Como entrar no metaverso: cursos e profissões

  • futuro
  • metaverso
  • profissões

Desde que o Facebook mudou seu nome para Meta e anunciou planos para criar 10 mil novos empregos – focados em ajudar a moldar o metaverso –, o mercado identificou o potencial da Web 4.0 para o desenvolvimento de novas carreiras e profissões.  

 

A partir daí, diversos setores passaram a apostar fortemente no crescimento do metaverso, identificando essa ascensão como um sinal para o surgimento de várias oportunidades de trabalho capazes de gerenciar eficientemente a esfera e fornecer serviços neste novo panorama digital.  

 

De modo geral, as atuações focadas no desenvolvimento e consolidação do além do universo já não são um projeto para o futuro. Com a revolução prometida pelo conceito de mundos virtuais compartilhados, os entusiastas da tecnologia já começam a dar os primeiros passos para dominar a espera do metaverso. 

 

Neste sentido, a busca por cursos e profissões que integram o setor de Tecnologia da Informação explodiu, mostrando como os futuros profissionais já estão na busca pelo aprimoramento de suas habilidades para liderar a mudança.  

 

Em teoria, o metaverso fará com que as pessoas possam criar um avatar e viajar para um mundo virtual imersivo. Com isso, a proposta de socializar, jogar, trabalhar, criar, fazer compras ou até mesmo assistir remotamente a um show ou evento utilizando realidade virtual e realidade aumentada cria novas oportunidades de trabalho que exigem uma combinação de habilidades técnicas e não técnicas. 

 

Se a sua intenção é construir uma carreira próspera nesse espaço, veja oito frentes de trabalho que já têm demanda e que estão prestes a explodir no futuro. 

 

 

Oito profissões em ascensão com o metaverso  

 

1. Especialistas em software 

 

Basicamente, os profissionais que atuam no desenvolvimento de software projetam e testam aplicativos digitais. Esses profissionais que focam seus esforços no desenvolvimento do metaverso já pesquisam e escrevem novos programas de software e sistemas operacionais de computador para dar vida aos ambientes e mundos virtuais. 

 

Os especialistas nessa área precisam avaliar o software e os sistemas que fazem os computadores e o hardware funcionarem. Formados em Engenharia de Software ou Ciência da Computação, esses profissionais com habilidades para desenvolver a próxima plataforma de computação, software e aplicativos para o metaverso também modificam programas existentes, analisando e identificando as áreas onde a realidade virtual e a realidade aumentada podem ser utilizadas para ampliar o potencial de seus setores.  

 

2. Construtores de hardware 

 

O metaverso não será apenas construído em código. Ele também será construído em sensores, câmeras, fones de ouvido e muitos outros produtos capazes de ampliar nossa experiência no futuro da internet.  

 

Sensores que fazem você sentir o toque de alguém, câmeras que utilizam inteligência artificial para saber seu humor, óculos de realidade virtual que sentem o sol ao seu redor e projetam um dia de verão no mundo digital são apenas alguns dos produtos capazes de moldar nossa experiência nos ambientes virtuais.  

 

Todo esse hardware, necessário para criar um mundo totalmente digital que se entrelaça com o mundo físico, é complexo e precisa ser desenvolvido com precisão. Além disso, à medida que o metaverso se torna mais amplo e mais complexo, outros elementos precisarão ser criados, testados e comercializados, abrindo as portas para que profissionais formados em Engenharia da Computação se tornem grandes construtores de hardware.  

 

3. Construtores de mundos  

 

Uma vez que o metaverso já tenha sua arquitetura, seu hardware e suas histórias, ainda será preciso criar mundos inteiros. Neste sentido, não estamos falando sobre codificar ambientes digitais, mas sim imaginá-los completamente, visualizando cada elemento presente neles.   

 

Esse papel exigirá as habilidades de profissionais formados em Design Gráfico e/ou Design de Animação, embora com um conjunto de competências e experiências potencialmente amplas e diferentes.  

 

Os chamados construtores de mundos precisarão ter visão de futuro, pois muito do que eles sonharão ainda não existirá na forma de uma tecnologia ou solução de produto. 

 

4. Designers de jogos 3D 

 

Embora sempre haja espaço para os desenvolvedores de games, a criação de jogos já está tendendo muito mais para os artistas do que especificamente para os especialistas técnicos.  

 

À medida que esse universo cresce, a força criativa por trás do desenvolvimento de um videogame torna os designers de jogos no metaverso responsáveis por projetar, prototipar e construir uma experiência de jogo 3D totalmente imersiva e que envolva os jogadores como nunca antes. Neste sentido, cursos como Design de Animação e até mesmo Artes Visuais prometem liderar o setor, abrindo portas promissoras para o futuro dos games.

  

5. Especialista em marketing

 

Com a expectativa de que o mercado do metaverso atinja US$ 814,2 bilhões até 2028, as empresas já estão fazendo fila para contratar o que está se tornando uma das funções mais procuradas no setor: especialistas em marketing que estejam integrados com o conceito de desenvolvimento do metaverso. 

 

Esses pioneiros revolucionários devem ser capazes de conceber, criar e executar uma campanha publicitária imersiva e interativa ou uma experiência que supere as linhas entre o físico e o digital, atraindo Millennials e membros da Geração Z. 

 

Ao contrário da web plana e bidimensional, as empresas precisarão desses profissionais formados em Marketing e especializados em Marketing 4.0 e Marketing Estratégico Digital para criar experiências em grande escala (incluindo jogos) que contam uma história, permitem que os usuários interajam com o seu produto e, eventualmente, façam uma compra, sem sair do metaverso. 

 

6. Cientista de dados 

  

 

A demanda por cientistas de dados está crescendo no metaverso, resultando em inúmeras oportunidades de emprego com pacotes salariais disparados.  

 

Os dados são parte integrante desse mundo e a ideia é que esse fenômeno aumente gradualmente no futuro. Com isso, os especialistas em dados – geralmente formados em Ciência da Computação – também serão parte integrante da construção de uma infraestrutura visível e acionável para criar soluções dentro do metaverso. 

 

7. Especialista em segurança cibernética 

 

O metaverso é o alvo perfeito para ataques cibernéticos e fraudes: avatares hackeados, roubo de NFT, vazamentos de dados biométricos/fisiológicos, fones de ouvido hackeados… as possibilidades são quase incontáveis. 

 

Com isso, a área precisará de especialistas em segurança cibernética capazes de bloquear ataques em tempo real, garantindo que leis e protocolos sejam reconsiderados e alterados, e talvez até inventados, para incluir todos os riscos que obviamente surgirão conforme o metaverso se desenvolve e cresce.  

 

8. Advogados 

 

Impulsionadas por uma combinação de tecnologia, dispositivos e redes de comunicação, as mudanças evolutivas são tudo, só não são óbvias no metaverso. 

 

Dessa forma, o universo paralelo oferece oportunidades para realizar, transacionar e criar o que nunca foi visto antes, e isso exige que o cenário jurídico seja construído e adaptado ao metaverso.  

 

Os profissionais formados em Direito precisarão se adaptar e proteger seus clientes em diversas transações que ocorrem no universo virtual. Além disso, outras rotinas e atividades – como pagamentos de impostos, testamentos e herança, benefícios trabalhistas, registro de marcas, direitos autorais associados à arte digital e muito mais – também precisarão da adaptação do cenário jurídico. 

 

Graças ao potencial de crescimento de usuários do metaverso, a demanda por produtos, serviços e conteúdos nichados está ampliando também diversas frentes de trabalho em setores como Turismo, Psicologia, Cinema e Audiovisual, Comércio, Moda e muito mais.  

 

Na verdade, a realidade virtual promete um número infinito de possibilidades quando se trata de mundos imersivos e isso exige inúmeras novas tecnologias, protocolos, empresas, inovações e descobertas para fazer tudo funcionar.  

 

Com toda essa evolução, será preciso que inúmeras pessoas trabalhem em diversos empregos para chegar perto da consolidação promissora do metaverso, e isso torna as possibilidades de ascensão das profissões do futuro praticamente infinitas.  

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller