Quais as tecnologias envolvidas no metaverso?

  • blockchain
  • metaverso
  • nft
  • realidade aumenta
  • realidade virtual
  • Tecnologia

O metaverso é o próximo passo na evolução da internet. O termo, que entrou no uso comum nos últimos anos, pode ser descrito primariamente como o conceito de um mundo digital 3D on-line, com ambientes e objetos virtuais, onde você poderá trabalhar remotamente, visitar museus digitais, juntar-se a outras pessoas para curtir um show virtual e fortalecer seus relacionamentos, tudo no conforto da sua casa. 

 

Em suma, o metaverso seria a convergência da realidade física, aumentada e virtual em um espaço on-line compartilhado. Segundo alguns especialistas, essa seria uma versão 4D da nossa internet atual, que pode ser pensada como um ambiente conectado à internet no qual você está dentro ao invés de um no qual você esteja apenas olhando. 

 

Atualmente, o conceito está mais conectado a videogames e mídias sociais – à medida que se desenvolve. Porém, a ideia é crescer além dos limites dessas plataformas, incluindo outras opções como trabalho remoto, governo descentralizado, visitas virtuais guiadas, espaços culturais digitais e identificação digital como alguns dos recursos possíveis dentro dele.  

 

Apesar do senso comum, fica claro que as tecnologias VR (Virtual Reality ou Realidade Virtual) e AR (Augmented Reality ou Realidade Aumentada) não são os únicos pilares sobre os quais o metaverso se desenvolverá. Ainda que o conceito seja relativamente novo, à medida que a ideia continua a se desenvolver, espera-se que ela se expanda e abra infinitas portas para o desenvolvimento de tecnologias capazes de interconectar o mundo virtual com o mundo real.  

 

O potencial de crescimento no futuro é uma das razões proeminentes para aumentar a atenção nas principais tecnologias para o desenvolvimento do metaverso.  

 

Quer conhecer algumas das que já estão em uso e prometem crescer ainda mais? Então continue a leitura. 

 

Principais tecnologias que impulsionam o futuro do metaverso

 

Realidade aumentada e realidade virtual

A realidade aumentada e a realidade virtual são os dois mecanismos massivos que desempenham um papel crucial na facilitação de experiências virtuais. Eles são as tecnologias essenciais de desenvolvimento do metaverso para criar os ambientes tridimensionais imersivos e envolventes associados a ele.  

 

Basicamente, RA e RV servem como pontos de entrada para os usuários no metaverso. Por exemplo, uma reunião compartilhada em RV mostra como a realidade virtual pode facilitar experiências no metaverso. O que favorece a evolução de tecnologias de RV e, assim, aprimorar as experiências no metaverso. 

 

 

Um exemplo disso são os provadores virtuais em lojas de moda on-line, que já se provam como intervenções produtivas para melhorar as experiências de comércio eletrônico. Neste sentido, o metaverso pode melhorar a ideia de oferecer uma representação virtual de uma loja de moda dentro dele, graças à possibilidade de os usuários verem como as roupas ficariam ao vestir seus avatares digitais por meio de realidade virtual.  

 

A realidade aumentada, pode melhorar essa experiência, desempenhando um papel crucial na expansão da experiência de simulações físicas com equipamentos de realidade aumentada.  

 

Como resultado, os usuários poderiam sentir, ouvir e interagir com os espaços virtuais no metaverso como se estivessem realmente presentes ali. A combinação da tecnologia RV ao lado da RA possivelmente geraria investimentos maciços de empresas no desenvolvimento de tecnologias capazes de dar vida a essa conexão.

 

  

Inteligência artificial (IA)

Seguindo as principais tecnologias para o desenvolvimento do metaverso, a Inteligência Artificial é outro recurso de tecnologia em expansão. A IA encontrou muitas aplicações promissoras, especialmente no planejamento de estratégias de negócios, reconhecimento facial, tomada de decisões, análises, e muito mais.  

 

Atualmente, muitos especialistas estão refletindo sobre as perspectivas de implementar a IA no desenvolvimento de plataformas do metaverso altamente envolventes e imersivas. Segundo eles, a melhor coisa sobre o uso de IA para automação no metaverso é o poder de processar dados em velocidades inacreditáveis, permitindo que as aplicações dela no metaverso se concentrem amplamente na evolução de personagens, avatares e NPCs (em inglês: non-player character, que é um personagem de jogo eletrônico que não pode ser controlado por um jogador) em diferentes contextos.  

 

 

As habilidades de processamento da IA a tornam uma das tecnologias promissoras de desenvolvimento do metaverso para o futuro, afinal, ela pode ajudar a alcançar um comportamento realista dos NPCs em resposta às ações dos usuários.  

 

Outra aplicação notável da IA para automação no metaverso refere-se às possibilidades de criação de avatares. Com base em imagens 2D ou varreduras 3D de usuários reais, a IA pode ajudar a projetar personagens digitais mais dinâmicos e realistas. 

 

Blockchain 

Um dos requisitos significativos no metaverso é o design aberto e a transparência. Com isso, as aplicações da tecnologia blockchain no metaverso poderão oferecer o ambiente descentralizado e transparente necessário para o seu desenvolvimento.  

 

Um blockchain é um banco de dados distribuído, que é compartilhado entre os usuários de uma rede de computadores e funciona como banco de dados. Assim, a função de um blockchain é armazenar informações eletronicamente em formato digital, tornando-os mais conhecidos por seu papel crucial em sistemas de criptomoedas, como Bitcoin 

 

 

O blockchain é utilizado para manter um registro seguro e descentralizado de transações. Dessa forma, ele garante a fidelidade e segurança de um registro de dados, enquanto reafirma a confiança das transações sem a necessidade de um terceiro participante para tornar tudo mais confiável, como bancos e instituições financeiras.  

 

Com a ajuda do blockchain, os desenvolvedores já podem introduzir muitas funcionalidades aos ambientes do metaverso. Alguns deles incluem verificação digital de propriedade, governança, transferência de valor, coleta digital, interoperabilidade, acessibilidade e muito mais.  

 

Resumidamente, o papel do blockchain como uma das principais tecnologias para o desenvolvimento do metaverso é claramente o uso de criptografia. Segundo alguns especialistas, as criptomoedas já se tornaram um requisito vital no metaverso para a transferência de valor, permitindo, por exemplo, que usuários comprem imóveis virtuais e paguem com criptomoedas. 

 

Atualmente, você já pode comprar imóveis virtuais na forma de NFTs (um ativo digital que representa objetos do mundo real como arte, música, e muito mais, que são comprados e vendidos on-line), pagando através de recursos criptográficos nativos e não mutuamente intercambiáveis. Com isso, podemos antecipar claramente a importância da tecnologia blockchain no desenvolvimento do metaverso e suas funcionalidades. 

 

Como vimos, as tendências existentes no espaço do metaverso mostram claramente que esse é um ecossistema próspero com muitos ambientes promissores para o desenvolvimento de novas tecnologias. Assim, essas e outras tecnologias podem servir como promotoras das funcionalidades previstas para ele, permitindo que o metaverso já molde nosso presente enquanto molda o futuro da internet.

 

Se você curte esse universo tecnológico e quer atuar em alguma dessas áreas, cursos de graduação como Ciência da ComputaçãoSistemas de Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas são ótimos caminhos. Agora, se você prefere trabalhar com design e criação no metaverso, a UVA oferece graduação em Design Gráfico Design de Animação.

 

Acesse o site e conheça nossos cursos!

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller