Por admin | 20/05/2022

SECOM 2022 debate Comunicação e Direitos Humanos na pós-modernidade

Evento reúne palestrantes, pesquisadores, cineastas, jornalistas, publicitários e estudantes

A 18ª edição da Semana de Comunicação da Universidade Veiga de Almeida vai receber personalidades de destaque na sociedade, como Helena Bertho e Katielle Haffner para falar sobre as transformações que a tecnologia tem gerado no mundo e na comunicação. 

 

 

Com o tema “Comunicação e direitos humanos na pós-modernidade” o evento, gratuito, promoverá palestras, oficinas e workshops que acontecerão entre os dias 23 e 27 de maio, em formato on-line, pelo canal da CasaCom Conecta. Além de atividades presenciais nos diferentes campi da faculdade, localizados na Tijuca, Cabo Frio e Barra da Tijuca. 

 

 

O evento começa no dia 23 de maio (segunda-feira), em formato virtual, às 10 horas da manhã, com a palestra inaugural “Direitos Humanos e Comunicação na Pós-Modernidade”. Para falar sobre essa temática, o painel recebe a publicitária Helena Bertho, que é pós-graduada em Marketing pela UFF e atualmente atua como Head Global de inclusão e diversidade. 

 

 

No mesmo dia, às 19 horas, irá ocorrer um encontro sobre “O mundo em ebulição, as fakes news e a sociedade burocrática” com Julia Tavares, especialista em comunicação no terceiro setor e coordenadora de comunicação da ONG Criola. Gustavo Barreto, jornalista e doutor em comunicação e cultura pela UFRJ, que atua na área de relações internacionais desde 2010 e já trabalhou na Síria, na Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e na Grécia como comunicador de uma organização humanitária. 

 

 

O painel também terá a presença de Cris Dissat, jornalista formada pela UFF, diretora de comunicação e marketing da ACERJ (Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro) e membro da Arfoc (Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro). Ela já realizou cobertura de cerca de 300 congressos médicos em países como México, França, África do Sul, Estados Unidos e Portugal. 

 

 

Além deles, Brígida Brito e Márjorie Novás completam a bancada de palestrantes. Brigida é formada em jornalismo pela UVA, especialista em administração e comunicação empresarial, já trabalhou como editora e produtora de conteúdo na Globo. Márjorie é profissional de marketing com mais de 10 anos de experiência em gerenciamento de contas, planejamento, execução e otimização de campanhas de marketing digital com foco em branding e performance, em canais como Google, Facebook, TikTok, Linkedin, Youtube, Twitter, entre outros. 

 

 

No dia 24 de maio (terça-feira), a Secom promove a palestra “O impacto da comunicação democrática no desenvolvimento social”, às 10 horas da manhã, em formato on-line. Para debater sobre o tema o evento recebe Katielle Haffner, executiva de Marketing, com mais de 18 anos de experiência, que trabalhou com reputação de marcas, sustentabilidade e projetos de empreendedorismo durante a pandemia e atualmente é líder nas áreas de transparência e diversidade da Coca-Cola Brasil. 

 

 

Ao lado dela estará Lorena Silva, jornalista dos portais R7, IG e fundadora do TPM Bank (primeiro e único banco exclusivo para o público feminino no mundo). Isabella Carneiro, formada em psicologia pela UFRJ, tem mais de 10 anos de experiência como RH na L’Oréal e trabalhou na sede global da empresa, na França. Em 2021, assumiu a liderança da área de pessoas e cultura da AC Laje, com o objetivo de desenvolver uma visão de evolução cultural interna para os clientes a partir de um pensamento de inovação. 

 

 

No mesmo dia, o evento promove a palestra “O Feminismo Negro: Por quê precisamos dele ?”. O encontro ocorrerá às 13 horas e terá a presença da MC Zuleide, cantora da Zona Norte do Rio, que aborda nas músicas dela temas como o protagonismo feminino e a liberdade corporal. Thais Ferreira, especialista em políticas públicas para Primeira Infância e Saúde das Mulheres. Desenvolveu projetos sociais premiados, como o “Mãe&Mais”, voltado para educação em saúde para mães e crianças da periferia. 

 

 

O painel também contará com a professora e pesquisadora da Universidade Veiga de Almeida, Daniela Oliveira, que é mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio e estuda questões de gênero e feminismos. 

 

 

Ainda na terça-feira, às 19 horas, o professor e Coordenador do curso de Cinema Veiga de Almeida Evangelo Gasos recebe o crítico de cinema e jornalista Filippo Pitanga, a cineasta e roteirista da série “DOM” Marina Martins e o cofundador do Rio Webfest Daniel Archangelo para um debate sobre a “A ditadura do algoritmo nas plataformas de streaming”. Nesta roda de conversas os palestrantes irão analisar o que vende e o que não vende no streaming, tendências e vão propor aos participantes uma reflexão sobre a produção audiovisual brasileira e internacional. 

 

 

No dia 25 de maio (quarta-feira), a Secom abre espaço para diversas oficinas de forma virtual. Para começar, às 9 horas da manhã, Melissa Ferreira, formada pela UFV e que possui especializações em marketing e gestão de projetos. Atualmente atua como Head de Marketing do Canal Contadora da Bolsa, empresa pioneira de contabilidade que resolve a parte tributária dos investidores. Ela vai ensinar como alavancar a exposição de uma marca através do marketing digital e da Assessoria de Imprensa. 

 

 

Às 13:30 acontece a oficina de “Live Marketing” com a palestrante Rachel Rímoli, que é Head de Inteligência de Negócios e Novas Tecnologias do Tech Women Summit e Head de Social Intelligence do Rock in Rio. Ela irá explicar como uma grande marca faz um planejamento estratégico através do live marketing. 

 

 

Por volta de 16:15 vai ter uma outra oficina chamada “No Backstage do Lollapalooza: quem são, o que fazem, comem e onde vivem os profissionais que fazem a transmissão ao vivo do festival”, com Cecília Vale, que é formada em jornalismo e cinema pela Universidade Veiga de Almeida. Pós-graduada em produção de eventos pela Universidade Cândido Mendes, atua em produção de televisão há mais de 10 anos, tendo passado pela TV Globo, em programas de auditório/entretenimento, novelas, humorísticos e grandes eventos. Atualmente é contratada dos canais Multishow e BIS, onde produz as transmissões de festivais como Rock in Rio e Lollapalooza, shows internacionais (Paul McCartney, Foo Fighters, Elton John e Red Hot Chili Peppers) e nacionais como “Trinca de Ases – Gil, Nando e Gal” e “Caetano e Gil – Dois amigos, um século de música” e os programas “Música Boa ao vivo”, “Anitta entrou no grupo” e “Versões”. 

 

 

À noite, às 19 horas, Denis Barros, formado em Produção Audiovisual e com cursos de Direção de Palco, História da Arte, Produção Executiva de shows e eventos, trabalhou em emissoras como Rede Globo, Record TV e a produtora Conspiração Filmes. Ele participa da oficina “Como dar vida a uma programação completa de TV?”, onde vai falar sobre todo o processo de desenvolvimento das programações criadas para a televisão e como gerenciar o processo de construção de um produto de qualidade no ambiente televisivo. 

 

 

Para participar das palestras on-line basta se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/eventos?s=Secom+uva+2022&tab=eventos  

 

A programação completa pode ser vista no endereço: https://docs.google.com/document/d/1a_P9-hNjAwHL727DSSbIlQu6E4I-PuPbUqOVnR  

 

 

 

Mais informações sobre a programação presencial: 

 

 

Tijuca 

  

No campus Tijuca as atividades começam logo pela manhã com uma barraca de açaí disponibilizada por Carina Santos. Em seguida, às 11 horas da manhã vai ocorrer a gravação de um podcast sobre o acolhimento da cidade do Rio de Janeiro como porta de entrada para refugiados, com o professor da Universidade Veiga de Almeida Eduardo Bianchi, a jornalista e escritora Fernanda Paraguassu, Karla Ellewin e 2 refugiados. 

 

 

Em seguida, às 12 horas a Rádio Mix fará uma ação com o sorteio de brindes para os presentes.  

 

 

Na parte da tarde, ocorrerá a oficina “Como alcançar o sucesso do estudante” com Gilberto Duarte do “Sucesso do Estudante”. 

 

 

Barra da Tijuca  

 

No auditório localizado no terceiro andar do campus serão realizadas as atividades que começam às 9 horas da manhã com um café da manhã para os alunos e o público presente. 

 

 

Depois desse momento de confraternização ocorre a abertura às 9:30 da manhã com os coordenadores dos cursos de comunicação (Prof° Renata Feital), direito (Prof° Soniárlei) e psicologia (Prof° Bárbara Carissimi). Em seguida acontece a exibição de filmes publicitários voltados para os direitos humanos, que será complementada por um debate às 10 horas com os professores de publicidade Leonardo Amato e Julio Martins. 

 

 

Às 10:40 da manhã acontece uma palestra-debate sobre comunicação e direitos humanos com o professor de direito da UVA, graduado em Ciências Sociais pela UFF e advogado com atuação destacada para a defesa de direitos humanos, Josemar Araújo e Marcia da Conceição Soares Vivas, que é assistente social formada pela UFRJ e atualmente técnica de proteção social especial na 7° coordenadoria de assistência social da SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). 

 

 

Além deles, estará presente a repórter de política Maia Menezes, formada em Jornalismo pela UFRJ, que trabalhou no jornal O Globo e pós-graduada em políticas públicas, ela já recebeu prêmios como o Esso, o Ypis, o Rey de Spaña, o Embratel e o CNT. Foi, por três mandatos, uma das diretoras da Abraji. E participou das principais coberturas presidenciais da década. Também terá a presença de Paulo Ritter, psicanalista, formado em Psicologia pela UFRJ, com Especialização em Saúde Mental e Mestrado em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Trabalhou por 15 anos em ambulatórios de saúde mental na rede pública de saúde (SUS), em bairros distantes da Zona Sul carioca, frequentemente esquecidos pelas políticas públicas. Atualmente é professor de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. 

 

 

Na parte da tarde os alunos do campi irão participar de uma oficina de arte de rua, que acontecerá das 14h até às 16h, onde poderão grafitar uma das paredes da unidade, com a orientação da artista Nathália Valério, que é fotógrafa e produtora audiovisual. 

 

 

Cabo Frio 

 

Na Região dos Lagos, o campus de Cabo Frio, vai receber o workshop “Os desafios para entrar no mercado de trabalho na região” às 8:30 da manhã. Com a palestrante Thayla Walburgo, que é publicitária, formada pela UVA e trabalhou no canal local Litoral News, no ano de 2015. Em 2021 terminou um MBA em Liderança Sustentável e Coaching Executivo e iniciou uma pós em Marketing Digital. Atualmente gerencia as redes sociais de mais de 10 empresas distribuídas em Cabo Frio, Rio de Janeiro, Macaé e Niterói. 

 

 

Depois, às 10:30 ocorre outro workshop, desta vez de fotografia, com Bruna Siqueira, especialista em retratos femininos e posicionamento de imagem (com ênfase em redes sociais) e que atende na Região dos Lagos desde 2017. Ela vai ensinar como fazer boas fotos pelo celular e com câmeras profissionais. 

 

 

No turno da noite, às 19 horas, o campi recebe a palestra “Liberdade de expressão e Representatividade no âmbito da comunicação” com Claudia Almeida, que é formada em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, já trabalhou em afiliadas da Rede Globo, na TV Justiça e atualmente atua no SBT News. No currículo dela estão coberturas marcantes como a visita ao Brasil, no ano de 2011, do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Claudia também é empreendedora, criou uma empresa voltada para a área de comunicação, que oferece mentorias, treinamentos e palestras na área. No encontro, a repórter vai falando das experiências que viveu na carreira e da necessidade da diversidade e liberdade na comunicação. 

 

 

Confira abaixo a programação completa do evento:  

 

Dia 23 e 24 – Palestras online – manhã e noite  

Dia 25 – Workshops online – manhã e tarde  

Dia 26 – Atividade Presencial em cada unidade  

Dia 27 – Encerramento com piquenique no parque da Catacumba 

 

 

SECOM 2022 Universidade Veiga de Almeida  

Rio de Janeiro/RJ 

Local: Virtual e presencial (Tijuca, Cabo Frio e Barra da Tijuca)  

Data: Entre os dias 23 e 27 de maio  

Para se inscrever acesse: Sympla Secom UVA 2022 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

04/04/2024

Alunos da UVA visitam o Instituto Nacional de Educação de Surdos

Ver notícia completa
Featured image

01/04/2024

Dia da Mentira: Os perigos da mitomania

Ver notícia completa
Featured image

28/03/2024

Cuidado com a falsa felicidade e perfeição exposta nas redes sociais

Ver notícia completa
Featured image

25/03/2024

Dicas para não cair em golpes durante compras online

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller